terça-feira, 22 de abril de 2014

Copa do NE 2015 - minhas sugestões: 24 clubes e Copas Interestaduais no 2º Semestre

Falando sobre as mudanças na Copa do NE, que vai aumentar o número de participantes, com as entradas de MA e PI, que terão 2 vagas cada uma.

A diretoria do ABC poderia ser mais ativa politicamente, não em querer entrar nas competições pela porta dos fundos, mas propor ideias para o calendário, mostrar um pouco de criatividade e inteligência.

Por que não propor uma Copa do NE com 24 clubes?

Só que as novas vagas criadas, ao invés de serem distribuídas pelo ranking, seriam disputadas em competições no 2º semestre já desse ano, que seriam os torneios interestaduais, a serem hipoteticamente disputado pelos clubes inseridos nas divisões principais de seus respectivos estaduais.

A distribuição das vagas da Copa do NE seria a seguinte:

3 vagas: BA e PE;

2 vagas: demais Estados da região;

1 vaga: campeão da edição anterior;

1 vaga: campeão do torneio MA-PI-CE (disputado no 2º semestre de cada ano);

1 vaga: campeão do torneio RN-PB-PE (disputado no 2º semestre de cada ano);

1 vaga: campeão do torneio AL-SE-BA (disputado no 2º semestre de cada ano);

Como podem ver, é possível aumentar o número de vagas na competição sem que a intenção de que a vaga caia no colo de clube X ou Y. O ABC teria que suar a camisa para disputar a competição.

A direção do ABC, levando essa ideia para a fnf/cbf, não estaria mendigando uma vaga gratuitamente, mas propondo um calendário pro 2º semestre para vários clubes da região que, ao término dos estaduais, fecham pra balanço. Não estaria atuando em causa própria, mas estaria atendendo interesses de vários clubes da região.

Os interesestaduais seriam valorizados por essas vagas na Copa do NE e poderia até ser utilizado pelos clubes mais estruturados como meio de revelar e preparar seus atletas das categorias de base.

Gustavo Lucena
Share:

0 comentários: