quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Torcida do Norte e Nordeste não vale para os clubes

A afirmação que dá título ao post foi feita pelo presidente do Atlético Mineiro.

Alexandre Kalil disse que o que vale são os torcedores da cidade e os que vão para o estádio: “para os clubes do sudeste este negócio de ter torcedores no norte e nordeste não vale nada. O torcedor do nordeste tem que torcer pelos times do nordeste. Para os clubes o que vale é o torcedor que vai para o estádio, que paga ingresso. O resto é balela. Pesquisa deste ou daquele instituto dizendo que time tal e qual do Rio, São Paulo ou Minas tem um grande número de torcedores no nordeste não vale nada. Este torcedor não vale nada para os clubes”.

Kalil disse ainda que é bobagem falar em marketing: “é conversa. Nenhum clube se sustenta ou paga seus jogadores, comissão técnica e funcionários vendendo camisas, botons ou pulseiras. É bobagem querer comparar o que acontece na Europa com os clubes daqui. Lá eles estão quebrando e nós não podemos copiar”.

Copiado do blog de Marcos Lopes.

Alguns pontos do que Kalil falou são verdadeiros, pelo menos para mim. Torcedor de futuro para o clube, é aquele que pelo menos vai ao estádio com o mínimo de frequencia. O que fica em casa ou num bar, só serve para encher estatística de torcida.

Sempre pensei que apenas o Marketing não é a salvação para os clubes. Bons patrocinadores, grande número de sócios adimplentes, e boas rendas em campo, é que dão sustentabilidade financeira a um clube.

Um estádio pode se tornar ótima fonte de renda, mas precisa ser bem explorado.

O marketing é que aglutina e chama o torcedor para o seu time.

Os clubes da Europa estão quebrando, é verdade.

3 comentários:

Luciano disse...

Ele fala isso pois o Atletico não tem torcida fora de MG. Agora pergunta para a presidente do Flamengo para ver o que ela acha disso.

MUSICA FUTEBOL CLUBE ! A VOZ DAS ARQUIBANCADAS. disse...

Alexandre Kalil pisou na bola.

fernando disse...

isso ai se chama inveja. a lojinha do FLAMENGO logo apos conquistar o hexa campeonato em apenas quatro dias ja vendeu R$ 1.100,00 (hum milhao e cem mil reais). e foi constatado que não é so o morador do rio de janeiro que frequenta a loja. a lojinha do clube ja virou mais um ponto turistico da cidade. ( fonte globoesporte.com)