segunda-feira, 11 de novembro de 2019

O Diagnóstico do ABC (Parte 2) - Organograma e Parte Jurídica



Continuando nossa série sobre o diagnóstico do ABC.....

Outra mudança positiva seria a mudança no organograma do clubes. Atualmente são 11 vice presidentes, as quais seriam extintas na nova proposta. Não faz sentido um time com o tamanho do ABC ter tamanha estrutura com tão baixo orçamento.

Em 2015, havia 10 níveis de decisão na estrutura organizacional do clube. Isso é uma estrutura bastante difícil de organizar. A proposta é enxugar esse organograma e deixar apenas 4 níveis de gestão do ABC, todas ligadas ao presidente e ao vice-presidente do clube. Seriam somente 3 diretorias.

Bem interessante é a centralização na assessoria jurídica. Atualmente as ações do ABC estão espalhadas em vários escritórios distintos. O Marcelo Santana propôs que o jurídico do clube tenha acesso direto ao presidente do clube. Isso é bem interessante tendo em vista a parte jurídica do ABC vem impactando diretamente no orçamento e no patrimômio já que o time perdeu dezenas de ações trabalhistas nos últimos anos. A desorganização era tamanha que houve causas que o ABC ficou sabendo apenas quando as perdeu.

O documento também expõe coisas que não estão funcionando no ABC. Exemplo disso é em relação ao mecanismo de solidariedade da FIFA, que dá direito ao ABC a um percentual de negociações de jogadores que foram realizadas pelo clube. Isso deveria estar sendo acompanhado pelo setor jurídico do clube. Também não há um controle sobre as propriedades intelectuais do clube, nem gestão de risco das questões jurídicas e tributárias do ABC.

Acessem:

Curtam Facebook Papo Alvinegro
Sigam Twitter @opapoalvinegro
Sigam Instagram Papo Alvinegro
Enviem E-mail: papoalvinegro@gmail.com
Share:

0 comentários: