domingo, 14 de fevereiro de 2016

Apatia geral

O ABC ontem estreou na Copa do Nordeste e manteve a rotina de apatia que tomou conta do time ao não sair do empate de 1x1 contra o Campinense, resultado que, dadas as circunstâncias, ficou barato para o Mais Querido. O jogo foi horroroso, mas se tivesse um vencedor, esse não seria o ABC.

O desalento começou logo na escalação inicial, com um meio-campo esvaziado de criação - Lúcio Flávio foi uma ilha facilmente anulada, já que estava isolado - e um ataque pesado e sem qualquer habilidade - Jones Carioca é brincadeira, e Nando e Alemão eram 2 cones. A esperança de jogadas ofensivas então, dependeria basicamente laterais, mas os garotos da base Jeferson Balinha e Luís Felipe não apoiavam o time nem sob decreto. O gol do ABC saiu no bambo, fruto de um escanteio.

A vitória momentânea não escondia a desarrumação tática e a fragilidade técnica da equipe. O time todo ficava todo atrás, Lúcio Flávio, p. ex., parecia um volante. E as ligações diretas irritaram a torcida, até o empate do Campinense. A partir daí, o juiz poderia abreviar o jogo que não faria a mínima diferença.

As alterações feitas por Narciso - Erivelton no lugar de Alemão e Alvinho no lugar de Jones Carioca - no papel poderiam mudar a cara do time, mas a apatia tomou conta do time todo.

Ao ABC falta poder de reação, falta raça e falta estratégia de jogo.

Narciso vem errando jogo após jogo e é notória sua incapacidade em reverter o quadro.

Além disso, a maioria das contratações feitas foram de atletas muito fracos. Jean Teodoro, Hugo, Amoroso, Jones Carioca, Nando e Gabriel, em seus melhores dias possuem um futebol similar ao de Alvinho e Erivelton. Ou seja, mais uma vez se desperdiça dinheiro para contratar jogadores cuja qualidade técnica é similar aos dos jogadores que já pertencem ao clube.

Mesmo assim, confesso que estou confuso. Diante do histórico recente, uma simples troca de treinador não resolverá a vida do ABC. 

Começo a achar que se trata de um problema bem crônico, que talvez só possa ser resolvido a médio-longo prazo. 

Gustavo Lucena
Share:

1 comentários:

Bruno disse...

Amigos, Tô sentindo falta da resenha dos últimos jogos. Não foram grandes apresentações pra merecer ao menos um post? Saudações alvirrubras