sábado, 20 de outubro de 2012

Abc Grande: Ideias e Sugestões P/ Reestruturação da Sede Social


Trata-se de um documento que levarei a reunião do ABC Grande hoje (20/10). São algumas ideias que levantei para revitalizar a parte social do clube.


1.Exposição de Motivos:



O ABC Futebol Clube não pode mais viver unicamente da receita gerada pelo futebol profissional.

É preciso revitalizar a vida social no clube, construir uma estrutura capaz de fornecer ao público opções de atividades esportivas e de lazer e, em consequência disto, gerar mais receitas.

A reestruturação do papel social do clube passa por 2 pontos importantes: criação de uma academia esportiva e investimento na área de lazer.


2.Criação de uma Academia Esportiva:



A academia do ABC FC contaria com uma gama de modalidades desportivas que ficariam a disposição da comunidade e dos sócios.

A academia forneceria os seguintes esportes, considerados de grande procura para o natalense:

  • Futebol de campo;
  • Futebol society;
  • Musculação;
  • Natação;
  • Equipamentos aeróbicos (esteira, bicicleta ergométrica, etc.);
  • Ginástica;
  • Artes marciais.

As modalidades de futebol aproveitariam a atual estrutura do clube, enquanto que, para a realização das demais modalidades, seria preciso construir uma nova estrutura, que é um tema a ser debatido no ponto 4.


3.Área de Lazer:



A área de lazer seria implementada no próprio Frasqueirão.
Importante  também que os bares e restaurantes  do clube  funcionem também em dias que não têm jogos, fazendo com que o ABC Futebol Clube viva não somente do futebol.

Para revitalizar a área de lazer do clube, sugere-se a construção dos seguintes equipamentos:

  • Salas de cinema com capacidade para 100 pessoas;
  • Playground e salão de jogos (lúdicos e eletrônicos);
  • Um gramado de futebol exclusivo para que os associados e usuários façam uso;
  • Salão de eventos sociais;
  • Biblioteca.


4.O Problema da Localização:



A localização do ABC Futebol Clube, em que pese o crescimento de Natal para o sul, ainda é um tanto isolada.

No que tange ao fornecimento de opções de lazer, não chega a ser um problema.

O problema seria na questão da instalação da academia desportiva.

O sócio, o torcedor e o usuário em geral costumam realizar suas atividades esportivas e físicas em locais próximos a sua residência, ou no máximo em pontos mais centrais. A única exceção é o futebol, onde o usuário se dispõe a se deslocar a sede do clube para praticar a atividade.

Hoje o ideal seria o ABC Futebol Clube construir sua academia em algum ponto mais central da cidade, onde uma gama maior de consumidores possa se dirigir.

Seria interessante haver um estudo e um amplo debate para saber onde instalar os novos equipamentos.


5.Uso do Frasqueirão para Shows:



Desde a sua inauguração sempre se cogita a necessidade do ABC Futebol Clube disponibilizar e alugar o Frasqueirão para grandes shows.

No entanto, mentalidades derrotistas e retrógradas tentam a todo o custo impedir que tal proposta se concretize. Um dos argumentos mais usado seria o fato de que, a capacidade de 18.000 pessoas seria insuficiente e traria prejuízo.

Tal argumento não prospera, pois recentemente o Estádio da Ressacada, que tem um porte ligeiramente maior que o Frasqueirão, recebeu o show do mais bem sucedido artista de todos os tempos, o beatle Sir Paul McCartney.

Está mais do que na hora de haver uma pressão junto a direção do clube para superutilizar o Frasqueirão.

Os meses de dezembro e janeiro costumam deixar o clube no ócio, sem receitas. São meses propícios para a realização de eventos que atraiam não só o natalense em geral, mais os turistas.

Por que não festivais de Verão, ao estilo do finado Hollywood Rock?

Importante frisar que, com a Arena das Dunas, o ABC terá um campo alternativo para  mandar os seus jogos, o que poderia deixar o Frasqueirão livre para a realização de shows e grande eventos.


6.Conclusão:



A proposta de revitalizar a vida social do ABC Futebol Clube é uma forma de gerar novas receitas, bem como integrar a própria torcida, criando laços de amizade e fortalecendo a união do clube como um todo.

A revitalização da área social e esportiva representa a independência do ABC Futebol Clube aos infortúnios e incertezas provocados pelo futebol profissional. O torcedor não seria mais sócio dos resultados do ABC, mas da estrutura do ABC.

Além disso, manteria a estrutura do ABC sempre viva e ativa, de modo a que o clube funcionasse a maior parte do tempo, ao contrário do ócio que vive hoje.

Para isso é preciso a colaboração de todos que fazem o ABC, da importância de expandir o nosso mundo muito  além do futebol, de modo que, quando este passar por crises de ordem técnica e estrutural, a vida social do clube seja capaz de manter o Mais Querido vivo.

Gustavo Lucena

Share:

3 comentários:

FERNANDO disse...

Tudo isso é muito bacana, eu tambem apoio suas ideias. Porem de onde vem o dinheiro para fazer tudo isso? falar é facil gustavo.

Alex disse...

Gustavo, teve reunião no dia 20/10? Pensava que tinha sido adiada :(

ricardo disse...

Tenho vários trabalhos de orientação de conclusão de curso de excelentes alunos que fizeram o projeto de academias.... Em terrenos MARAVILHOSOS quanto a localização. Seria excelente para o ABC e para esses novos arquitetos terem o seu trabalho executado! Assim como foi o nosso frasqueirão.