quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Campeonato do NE 2011: Preocupações e dúvidas

Já passamos da 2ª metade de agosto e a cbf ainda não anunciou o calendário de competições para 2011.

Trata-se de algo preocupante, principalmente para saber a situação do Campeonato do Nordeste, pois mesmo estando garantida judicialmente, a madrasta pode muito bem ignorar a competição e não colocá-la no calendário.

E a falta de caráter do tal do Ricardo Teixeira nos leva a conclusão de que ele pode dar mais um golpe nos clubes da região, o que não é nenhuma novidade quando se fala de alguém que demonstra total descaso com as competições nacionais.

E exemplos não faltam: Série A vendida a preço de banana para a globo, Copa do Brasil desvalorizada com a ausência dos clubes que disputam a Libertadores, Série B com cotas de patrocínio miseráveis, Séries C e D formatadas com regulamentos ridículos e anacrônicos, Estaduais cada vez mais decadentes, futebol de diversas federações em estado moribundo, etc.

De qualquer forma, algumas dúvidas surgem quanto ao certame que está programado para acontecer em 2011:

1-Como a competição será encaixada no calendário da CBF? No lugar das datas que atualmente são reservadas aos Estaduais? Nas datas reservadas à Libertadores no meio da semana?

2-O Campeonato do NE terá alguma premiação em caráter técnica, ou seja, premiará o vencedor com 1 vaga em alguma competição internacional (Libertadores ou Copa-Sul-Americana) ou mesmo nacional (Copa do Brasil e/ou Série D)?

3-Qual será a fórmula de disputa?

4-E a questão da 16ª vaga que o Sport deixou aberta, ela será preenchida? Quem será o detentor desta vaga?

5-As competições similares do Campeonato do Nordeste - Torneio RJ-SP, Copa Norte, Copa Sul-MG, Copa Centro-Oeste - também serão reativadas?

6-Quanto a possibilidade dos clubes do MA e PI participarem da competição, afinal eles são nordestinos e o torcedor de lá gosta de futebol - quando disputavam as Séries B e C, clubes como Sampaio Correia, Moto Clube e River costumavam ter bons públicos, essa hipótese é possível?

Quem soubé-las responder para este humilde escriba, agradeço.

Gustavo Lucena

PS: Se algum dos colegas blogueiros souberem dirimir as respostas, seria até interessante que elas sejam feitas em forma de coluna, valeu.

Photobucket
Share:

0 comentários: