domingo, 30 de maio de 2010

Quem gosta de futebol ficou satisfeito

Amigo, quem gosta de futebol ficou satisfeito com os dois amistosos que o ABC realizou na semana passada. É claro que o primeiro jogo veio recheado de decepções, com vários problemas varzeanos, mas mesmo assim valeu a pena. Deixa que eu explico.

Duas escolas de futebol passaram pelo Frasqueirão, fugindo completamente da ditadura do 3-5-2 com 3 volantes, que vigora hoje no Brasil.

No time Holandês, vibrei ao ver ao ver o 4-3-3 em ação. Eu sempre vi funcionando pela TV, mas no campo é diferente. Eu achei uma aula de esquema tático, pelo menos enquanto os Holandeses tiveram fôlego para manter a rigidez tática. 

No segundo jogo assistimos uma aula de futebol Argentino, isso mesmo, pelo menos parte do que eles fazem por lá. Na Argentina são duas escolas de futebol, uma baseada no Boca e outra no River Plate. O River dita a norma do futebol que a Seleção Argentina apresenta em campo, um futebol mais técnico. O Boca é outro estilo de jogo, estilo mais parecido com o futebol Gaúcho por exemplo, futebol de força. 

O Boca em Natal explica a escola, já que é um esquema baseado no 3-3-3-1, o que é que significa isso? Eles usam um esquema de certa maneira bastante móvel, que em certos momentos se assemelha ao futebol total, mas que quando defende, todos defendem. Visualmente até engana, parece até que eles com 3 ou 4 zagueiros, e só jogam com 1 atacante. Na verdade eles compactam o setor defensivo magistralmente, usam um lateral de um lado e um ala do outro, volantes habilidosos que reforças a meia cancha ofensiva e meias que jogam como segundos atacantes.

Quem gosta de táticas, quem acha que futebol não é só firula gostou da aulinha dos gringos.
Photobucket
Share:

3 comentários:

João Maria disse...

Você está se referindo ao meiaBoca, que perdeu para ABC e Fortaleza, times de terceira divisão. Acho que vocês estão mesmo iludidos com esse time do BC, que só não está em recesso, graças a Eduardo Rocha que ressuscitou a Copa do Nordeste.

Diego Ivan disse...

Eu gosto é assim, maluco mesmo. A rapariga na zona e o cara vem no blog falar o que não sabe.

Não leu o texto ou não entende de futebol, só sabe mesmo é ver por cima da cerca do vizinho pra botar defeito.

Agora me mostre uma vez que me referi ao time da lixeira neste texto ou em algum outro. Talvez devesse começar a malhar para dar motivos, assim o "amigo" não passaria por idiota todas as vezes que escrevesse por aqui.

Que bom que o ER tá organizando o CN, tá deixando tudo pronto para o ABC levar a taça no final.

João Maria seu fucking loser, limpe a boca para falar do ABC...

Abraço!!!

fernando disse...

liga não diego. esse joão maria ai é mais um analfabeto funcional como dizia o eneas!