Pular para o conteúdo principal

40 anos para chegar a canarinho

O Sexta da Copa de hoje trás a intrigante história de como a Seleção Brasileira de futebol chegou ao padrão de cores que utiliza hoje.
Muitos pensam que a Seleção já surgiu verde e amarela, muito pelo contrario, historicamente sabe-se que existia até uma certa resistência dos mais conservadores em emprestar as cores da Bandeira Nacional ao time de futebol que representava o País. Tanto é assim que o primeiro uniforme da Seleção foi todo branco, com detalhes azuis. 

Em 1914 o que hoje conhecemos como CBF se reuniu e fez o primeiro amistoso com um combinado de jogadores brasileiros. O adversário foi a equipe do Exeter Football Club, que naquela época fazia um tour pelas Américas. O placar foi 2 a 0 para o Brasil e o futebol arte passou longe, num jogo que segundo relatos beirou ao boxe.

Como nos primórdios do futebol no Brasil a coisa era amadora, eu diria mais, a coisa era “peladisitca”. Talvez por isso, combinado com a desorganização tradicional do Brasil é que o nosso time tenha tantos padrões de uniformes desde 1914.

Em 1916 os Brasileiros adotaram a camisa literalmente verde e amarela, mas como já disse, a grita era grande por utilizar as cores da bandeira e por isso o escrete só esse uniforme no 1º Sul-americano realizado na Argentina. Utilizaria pela última vez este uniforme em 1919 em um torneio amistoso, Taça Roberto Cherry.
Entre 1917 e 1918 o Brasil voltaria a vestir branco, mas no 2º Sul-ammericano realizado no Uruguai, varias seleções também vestiam branco e por isso obrigou o Brasil a vestir uma camisa vermelha, única encontrada no comércio uruguaio.

A partir de 1919 camisa branca, calção azul e meião branco, pareciam estar consagrada, já que a Seleção Brasileira jogou suas 3 primeiras Copas(1930 Uruguai, 1934 Italia, 1938 França) desta maneira. Em 1938 durante o Mundial, para o jogo contra a Polônia que também jogava de branco, o Brasil joga pela primeira vez com camisas azuis. Durante a guerra entra 1939 e 1944, provavelmente influenciado pela tendência fascista de Getulio Vargas, o time Brasileiro passou a adotar a camisa azul. 

A partir de 1945 com a vitoria aliada o Brasil volta ao Branco, até a fatídica derrota para o Uruguai na 4ª Copa do Mundo. Desde então o Brasil só vestiu branco mais uma vez, em amistoso em homenagem ao centenário da FIFA.

Como o Branco estava zicado, o Azul volta a tona, mas na verdade um uniforme todo azul, que foi utilizado apenas durante o Sul-americano de 1953.
Em 1953 o jornal Correio da Manhã promoveu uma seletiva para a escolha do novo uniforme da Seleção de futebol, a disputa foi vencida por Aldyr Schlee, Gaúcho que na época tinha 19 anos. Desde então a Seleção veste a amarelinha que conhecemo. 

Em 1958 durante a Copa da Suécia, mais precisamente na final contra os Suecos que também vestiam amarelo. O Brasil adotou a camisa azul e calções e meiões brancos como segundo uniforme oficial da Brasileiro. 

É interessante analisar o quanto o Brasil mudou de cores e padrões durante 40 anos, entre 1914 e 1954. Principalmente se notarmos que Seleções como o Uruguai, Inglaterra e Argentina praticamente não mudaram de padrão desde o primeiro jogo oficial.

Photobucket

Comentários

Beleza de aula ! Show de bola.

Parabéns.

Até a próxima.

José Leonardo
Diego Ivan disse…
A idéia é percorrer as Copas trazendo curiosidades, vou ver se arranjo alguma de uma Seleção internacional. Principalmente para encher lingüiça enquanto o ABC não volta as atividades.

Abraço!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Os 40 maiores artilheiros da Seleção Brasileira

Uma Seleção como a Brasileira, com cinco conquistas Mundiais, vários títulos em todas as esferas do futebol, só poderia ter uma lista interminável de artilheiros. O Sexta da Copa de hoje trás a lista dos 40 maiores artilheiros da Seleção Brasileira. 
Pois bem, a lista é eclética, atravessando o período do amadorismo e profissionalismo, superando guerras e se rendendo ao marketing esportivo.


O grande destaque desta lista é o “Negão”, maior artilheiro da nossa Seleção, 95 gol em 114 jogos, em aproximadamente 15 anos vestindo a amarelinha. O topo da tabela é povoada por casos como o de Pelé, Ronaldo, Zico e Bebeto estiveram a serviço da CBF quase que toda a carreira profissional. 
Romário é um caso a parte, venceu o mundial de 94 mas ficou de fora da seleção entre 91 e 93, além de mesmo sendo artilheiro do Brasil entre 1998 e 2002 ter ficado fora das listas de convocação. Mesmo assim o baixinho ainda marcou 55 gols pelo Brasil.
Chama a atenção também os casos excêntricos, como os artilh…

Distintivos têm que ser bem feitos(6)

Dando continuidade aquele projeto que comecei em janeiro de 2010 eu publico mais 10 distintivos de clubes e times do nosso Estado. Lembrando que a intensão desse trabalho é disponibilizar distintivos de boa qualidade na internet, coisa rara. 
Na sequencia temos; Potiguar EC (Parnamirim), SC Parnamirim, Asas EC (Parnamirim), CE Força e Luz (Natal)(V), CE Força e Luz (Natal)(N), C Ferroviário N (Natal), Guamaré EC, Areia Branca FC, SE Pitimbu e União SC (Natal).
O link das postagens anteriores são essas aqui. Postagem 1 (Clique Aqui) Postagem 2 (Clique Aqui) Postagem 3 (Clique Aqui) Postagem 4 (Clique Aqui) Postagem 5 (Clique Aqui)

Quem tiver alguma sugestão, deixe seu recado com uma imagem do distintivo e alguma informação sobre ele.

E-mail: papoalvinegro@gmail.com
Twitter: @oPapoAlvinegro











Distintivos têm que ser bem feitos (23)

Mesmo com o blog mal parado eu publico agora a 23ª edição do Distintivos têm que ser bem feitos. Mais uma vez reproduzindo os distintivos de times do interior do RN com qualidade melhor que as encontradas na internet. Criando um arquivo de imagens importante para quem faz futebol e futsal no nosso quinhão de terra.
Na sequencia temos; A. C. E. Vieirense de Marcelino Vieira/RN, a versão atual na camisas do Alecrim F.C. de Natal, Cruzeiro do Sul de Nísia Floresta/RN, a versão atual do Santa Cruz de Natal, São José E.C. de Rodolfo Fernandes/RN e para finalizar União Sport Club.
Quem quiser pode deixar a sua indicação de escudo nos comentários ou no e-mail papoalvinegro@gmail.com
Os links das postagens anteriores são essas aqui.

Postagem 1 (Clique Aqui) Postagem 2 (Clique Aqui) Postagem 3 (Clique Aqui) Postagem 4 (Clique Aqui) Postagem 5 (Clique Aqui)  Postagem 6 (Clique Aqui)  Postagem 7 (Clique Aqui) Postagem 8 (Clique Aqui) Postagem 9 (Clique Aqui) Postagem 10 (Clique Aqui) Postagem 1…