sexta-feira, 23 de abril de 2010

Os 40 maiores artilheiros da Seleção Brasileira

Uma Seleção como a Brasileira, com cinco conquistas Mundiais, vários títulos em todas as esferas do futebol, só poderia ter uma lista interminável de artilheiros. O Sexta da Copa de hoje trás a lista dos 40 maiores artilheiros da Seleção Brasileira. 

Pois bem, a lista é eclética, atravessando o período do amadorismo e profissionalismo, superando guerras e se rendendo ao marketing esportivo.


O grande destaque desta lista é o “Negão”, maior artilheiro da nossa Seleção, 95 gol em 114 jogos, em aproximadamente 15 anos vestindo a amarelinha. O topo da tabela é povoada por casos como o de Pelé, Ronaldo, Zico e Bebeto estiveram a serviço da CBF quase que toda a carreira profissional. 

Romário é um caso a parte, venceu o mundial de 94 mas ficou de fora da seleção entre 91 e 93, além de mesmo sendo artilheiro do Brasil entre 1998 e 2002 ter ficado fora das listas de convocação. Mesmo assim o baixinho ainda marcou 55 gols pelo Brasil.

Chama a atenção também os casos excêntricos, como os artilheiros com media superior a 1 gol por jogo. Jogadores como os ex- Botafoguenses Cláudio Adão, e Quarentinha, e também o Waldemar de Brito artilheiro do extinto São Paulo da Floresta e atacante da Seleção Brasileira na Copa de 1934. Túlio Maravilha por um gol não figura nesta lista, foram 14 gols em 15 jogos. 

Para aqueles que questionam a Seleção de 70, tai a lista de atletas daquela seleção entre os 40 maiores artilheiros da Seleção. São eles, 1º Pelé, 6º Jairzinho, 7º Rivelino, 9º Tostão e 17º Gerson. 

Durante a 2ª guerra mundial, os mundiais de 42 e 46 não foram realizados, prejudicando até mesmo as disputas amistosas entre países que não estavam diretamente envolvidos no conflito. Por isso vemos alguns artilheiros dessa geração com tão poucos gols pela Seleção, é o caso de Zizinho, Ademir de Menezes, Jair da Rosa Pinto, Leônidas da Silva, Heleno de Freitas (o homem chamado Gilda) e tantos outros, que no futebol antigo eram reis mas que não puderam desfilar o seu futebol no principal torneio de seleções do mundo.


Certo é que o torcedor Brasileiro não pode reclamar da sorte, muita gente boa jogou pela Seleção. Foram artilheiros que encantaram, alguns nem tanto, mas todos fizeram a festa da galera.

papoalvinegro@gmail.com
Share:

2 comentários:

Venancio468 disse...

Neymar já pode entrar nesta lista... são 12 gols em 22 jogos, não é isto?

Diego Ivan disse...

Eu irei atualizar esta lista mais próximo a copa de 2014. O Neymar já entrou nesta lista, assim como alguns jogadores que aumentaram o numero de gols.