sexta-feira, 5 de março de 2010

Sexta da Copa

Amigos, a partir desta sexta eu começarei a escrever uma coluna sobre a Copa do Mundo, repassando alguns temas que envolvem o principal torneio de futebol mundial. Pois então fiquem ligados nas sextas-feiras até o início da Mundial.

Nesta semana ocorreram vários jogos com equipes mundialistas em campo, eu assisti três ou quatro desses jogos, por isso resumirei algumas impressões sobre o que vi, além de análises sobre resultados.

Brasil 2
x
0 Irlanda (Bra: Robinho(2))

Esse não tem segredo, acho que a turma viu o jogo da Seleção Brasileira. Mesmo assim quero dar o meu pitaco.

É incrível como Dunga montou essa Seleção, defensivamente perfeita e ofensivamente burocrática. É incrível também o quão burocrático é o banco de reservas da Seleção da CBF, tanto é assim que o time só começou a jogar bola quando um que certamente não estará na Africa entrou no jogo. Isso mesmo Grafith entrou no lugar de Adriano e foi o sopro de futebol Brasileiro na fria Londres. A Seleção Brasileira mais alemã da historia não terá o Ronaldinho Gaúcho, e olhe que nem pro banco. Eu só quero ver o Dunga se virar quando o precisar de talento com o Ramires, Elano, Josué e Julio Batista.

Suiça 1 x 3 Uruguai (Sui: Gokhan(1) Uru: Forlan(1), Soares(1) e Cavani(1))

A Suiça decepcionou, se é que pode-se dizer isso. A defesa que sempre foi o ponto forte desta equipe falhou muito diante dos Uruguaios. O técnico alemão da Suiça, Ottmar Hitzfeld, deverá tirar leite de pedra para fazer essa equipe marcar gols na Copa, já que o gol do amistoso foi de pênalti.

Surpreendentemente o Uruguai mostrou um futebol de boa qualidade, realmente competitivo. O grande problema do técnico Oscar Tabarez é fazer com que a dupla de ataque funcione, nesse amistoso funcionou. O grande Diego Forlan e Luis Soares(artilheiro do campeonato Holandês pelo Ajax), não conseguem produzir jogando pela celeste. O grande problema desta equipe é o setor de meio de campo, que não consegue ditar o ritmo do jogo.

Inglaterra 3
x
1 Egito ( Egi: Zidan(1) Ing: Crouch(2) e Wright-Phillips(1))

Taticamente a melhor equipe Africana, o Egito ficou de fora do mundial mas fez o English Team suar frio. Os Ingleses tiveram que correr muito para virar o placar do jogo, que pode enganar, mas o principal inimigo deste time é a ansiedade por não conquistar o mundial desde 1966. O fato é que o time Inglês tem bons titulares e fracos reservas e isso se fez ver durante o jogo, isso se reflete no gol e na lateral esquerda, pontos fracos deste time.

Fraa 0 x 2 Espanha (Esp: Villa (1) e Sérgio Ramos (1))

A França nem de longe lembra a campeã de 1998, sem criatividade, sem vigor, assistiu a Espanha conduzir o jogo. A Fúria, que se jogar como fúria, deverá ser mais um fiasco, mas se jogar sério e formar um elenco baseado no desempenho técnico dos atletas e não no nome, terá tudo para fazer o melhor mundial de sua história. Neste amistoso especifico, jogou como quis contra a França.

Não assisti esses jogos, mas vale o comentário.

Alemanha 0 x 1 Argentina (Arg: Higuain(1))

Alemanha jogando sério como sempre, mas sem muita qualidade. Se jogar mais ou menos fará semifinal do mundial. Pelo menos a história mostra isso.

Com a vitória Argentina pode ganhar força até o início do mundial. Olho no Higuain, se o ataque encaixar com Tevez, Messi e Higuain, vai dar trabalho. Se o ego Maradona não atrapalhar, isso será uma certeza.

Turquia 2 x 0 Honduras (Tur: Güngör(1) e Altintop(1))

Itália 0 x 0 Camarões

Itália se arrasta em campo, como sempre, mas pode repetir o mesmo mês de 2006 em 2010. Jogadores limitados como Lucca Toni e Fabio Grosso estão aí para não me deixar mentir. O Totti deverá estar na Africa.

Camarões se resume a Eto’o, sem ele o time não se classificaria nem para a Copa. Veteranos como Geremi e Rogobert Song se arrastam em campo, mas mesmo assim são tirulares da equipe. Imaginem a qualidade dos reservas.

Venezuela 1 x 1 Coreia do Norte (Ven: Peña(1) C.Nor: Chol Man(1))
Eslováquia 0 x 1 Noruega (Nor: Moldskred(1))
Eslovênia 4 x 1 Qtar (Eslo: Novakovic(1), Cesar(1), Kirm(1) e Jokic(1) Qtar: Montezine(1))

Costa do Marfin 0 x 2 Coreia do Sul (C.Sul: Lee(1) e Kwak(1))

A Costa do Marfin é o time africano com melhor qualidade técnica, mas taticamente deixa a desejar. A Coreia deve ter encaixado taticamente e não deixou Drogba, Muntari e os irmãos Tourré jogar.

Grécia 0 x 2 Senegal (Sen: Niang(1) e Ndaw(1))
Holanda 2 x 1 EUA (Hol: Kuyt(1) e Huntellar(1) EUA: Bocanegra(1))

Portugal 2 x 0 China (Por: Hugo Almenida(1) e Liedson(1))

O time depois de Felipão não tem resultados bons, nem futebol, além disso desfalques podem deixar Portugal ainda mais frágil. Deco e Pepe não participaram do amistoso contra a China, o Pepe tem poucas chances de chegar ao mundial em forma. O lateral direito Bosingwa está fora do mundial, com um problema no joelho.

Eliminatórias da Copa da Asia

Austrália 1 x 0 Indonésia (Aus: Milligan (1))
Japão 2 x 0 Bahrain (Jap: Okazaki(1) e Honda(1))

papoalvinegro@gmail.com
Share:

2 comentários:

VIcente Prudêncio disse...

Cara, valeu. Vc está muito bem e muito por dentro do futebol mundial. Parabéns. Diferentemente de vc, gosto de Dunga, pois ele conseguiu montar um grupo e acabar com os estrelismos na seleção, coisa que faz a diferença. Minha seleção nacional predileta é essa aqui.

Julio César; Dani Alves, Juan, Lúcio e Michel Bastos; Felipe Melo, Gilberto Silva e Neymar; Kaká; Robinho e Luiz Fabiano.

Na lista dos 23, levaria Ronaldinho Gaúcho como reserva absoluto, além de Nilmar e Grafite. Não levaria Adriano Cachaça nem Ronaldo Gorducho. Josué, jamais. Mas, no geral, Dunga tem o mérito de ter feito um grupo, de ter dado chance a vários jogadores, de ter peneirado bem, como se diz no futebol. Daniel Alves, por exemplo, foi chamado por Dunga ainda antes de estar em um clube de ponta, na época o Sevilla (se não estou enganado). Gostei muito deste rapaz, o Michel Bastos, e acho que ele vai dar uma resposta muito positiva...

Terminando, à exceção dos citados, é muito bom o grupo de Dunga, sem estrelas e que se Gaúcho for, que vá apenas como mais um, porque aí sim ele estará pronto para brilhar, sem responsabilidade, sem fardo, se é o que vc me entende...

Valeu!!!

Diego Ivan disse...

Velho o problema do Dunga é que ele é um porre, mas se fosse só isso e o time jogasse muito bem eu ficaria calado.

A Seleção do Dunga não deverá ser diferente dessa:

Goleiros
Julio Cesar
Doni
Victor

Lateral Direito
Maicon
Daniel Alves

Zagueiros
Lucio
Juan
Luisão
Tiago Silva ou Miranda

Lateral Esquerda(Todas as duas abertas)
Michel Bastos ou Gilberto ou Kleber

Volantes
Gilberto Silva
Felipe Melo
Josué
Elano
Ramires

Meias
Kaka
Julio Batista

Atacante
Robinho
Luis Fabiano
Adriano
Nilmar

Tem uma vaga em aberto, já que eu só consegui lembrar de 22 jogadores.

O problema de Dunga são os meias, tirando o Kaká(que não é criativo), quem pode mudar um jogo. A Seleção do Dunga é previsivel, bem marcada não funciona(Bolivia que o diga), e onde fica o talento? O Brasil semre venceu pelo talento, mas essa é a Seleção mais sem talento da historia.

Abraço!!!