quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Os ABCdistas que não foram ao campo ontem deixaram de se divertir

Tava ontem no jogo me encontrei com vários camaradas ABCdistas e o discurso do jogo - e até mesmo após ele - era praticamente um só:

"O ABC já caiu, o ABC está de fato na Série C. Estamos aqui porque gostamos do ABC."

Vindo de carona com meus amigos Fábio e Marcell, eu dizia para eles:

"O que vale é a diversão. Eu gosto de torcer pelo ABC, gosto de futebol. Se o ABC ganhar e jogar com raça, terei me divertido. Se o ABC perder atuando de forma ridícula, ficarei puto, mas me divertirei com as ironias (às vezes maliciosa) e a revolta da crônica esportiva."

Diego Ivan dizia para mim antes do jogo: "os que estão aqui são uns heróis".

E esse heroísmo foi ainda mais exaltado por conta da chuva torrencial que desabou em Natal.

De qualquer forma, acho que a maioria da torcida que se fez presente foi com um espírito de apenas torcer pelo ABC, para que o mesmo conseguisse uma vitória ou pelo menos proporcionasse um jogo honesto contra a Ponte.

Os 991 presentes se divertiram. Em um determinado momento ficaram nervosos. Mas no final foi muito bom ver os torcedores saindo sorrindo, ainda que a situação do ABC seja desesperadora.

O clima do estádio estava muito bom, apesar da chuva. Os presentes chegaram conformados demais, ficaram putos ao ouvir a escalação do meio com Gedeon, Augusto Recife e Rogério, mas em momento algum atrapalharam o time durante o jogo.

A disposição dos atletas do Mais Querido ajudou a conquistar os heróis presentes.

E ontem senti o quanto vale a pena torcer pelo ABC, o quanto é divertido e emocionante ser ABCdista, independente da situação desesperadora da tabela, independente da falta de capacidade técnica de alguns jogadores em vestir a camisa, independente da gestão desastrosa da diretoria.

E no final a galera gritou "Ô ABC, EU TE AMO!!!"

Enfim, os que deixaram de ir ontem, seja por descrédito no time, seja por boicote à diretoria, seja por conta da chuva, deixaram de se divertir.

Torcer pelo ABC é uma diversão!! Ir ao estádio para apoiar o Mais Querido é divertido, sinto prazer fazendo isso.

E espero que a galera que ontem se fez ausente reflita bem. Temos que ser torcedores do ABC e não dos resultados do time.

Existem muitas formas de demonstrar indignação com a fraca campanha nessa Série B: invadir de maneira ordeira e pacífica a sede do clube e cobrar explicações da direção; organizar uma chapa de oposição com novas idéias e conquistar o comando do clube através do voto; usar os meios de comunicação e a internet para demonstrar seu descontentamento, etc.

No entanto, entendo eu que deixar de ir ao Frasqueirão/Machadão para incentivar e apoiar o ABC não é uma forma de protesto que surtirá efeitos positivos. Apesar disso, respeito as opiniões contrárias.

Vamos continuar protestando, mas não vamos abandonar o Mais Querido, não vamos podar de nossas vidas algo que nos traz tanto prazer e diversão, que é torcer pelo ABC.

Gustavo Lucena

Photobucket
Share:

4 comentários:

José Alex Medeiros disse...

Ótimo posto Gustavo Lucena. Vc resumiu bem o sentimento dos ABCdistas no jogo de ontem e na atual situação do Mais Querido

Abraços,

Diego Ivan disse...

É isso Gustavo, vc resumiu bem.

Aqui no blog foram expostas duas idéias, que se unificadas, servem para mostrar como um torcedor deve encarar essa relação torcida/clube de futebol.

Anteriormente Black Ace sintetizou bem ao dizer que o futebol é apenas um esporte, e Gustavo Lucena acaba de exemplificar como esse esporte tem papel positivo na vida dos torcedores.

O que é que eu quero dizer com isso: É importante que a torcida tenha em mente que independente de resultados, o ABC precisa se pagar, precisa do torcedor dentro de campo, não por que é uma obrigação, mas por que você gosta do seu clube.

A chuva durante todo o dia de ontem afastou o torcedor, confesso que só fui ao jogo por que já havia decidido ir antes. Sem chuva o publico seria uns 4 mil, no máximo.

Abraço!!!

Anônimo disse...

Sou também um herói abecedista e me orgulho disso!

Sinceramente, acho que o ABC FC não tem forças para ficar na B (torço para que esteja errado), mas como disse GL, é um prazer danado ir ao Frasqueirão.

Irei a todos os jogos e não deixarei de ser Sócio Torcedor.

É aquela história, o ABC FC depende de nós, da Frasqueira, que é o ABC FC.

E viva o Mais Querido!

Abecedista.

Unknown disse...

AMIGO GUSTAVO, ESTOU ANSIOSO PARA VER A SUA COLUNA MELOROU E PIOROU NESTA 1ª RODADA DO RETURNO...

SAUDAÇÕES