quarta-feira, 29 de julho de 2009

Agora mais calmo



Agora que todos nós revivemos os gols do jogo de ontem, depois de uma noite de sono tranqüila, posso falar sem estar sob influencia da adrenalina de ontem. Certo mesmo é que o futebol é o carrossel do capeta, por que tirando os sempre otimistas, poucos poderiam cravar um 3 a 1 como foi ontem.

Antes de tudo, acertei de novo a escalação dos dois times na Prévia da Rodada. O jogo para o ABC não poderia ter começado melhor, logo de cara o mais querido fez 1 a 0 com Ricadinho. O esquema 3-6-1 parece ter encaixado na equipe, foram duas partidas fora de casa em que o ABC apresentou um padrão de jogo de melhor qualidade. Flávio Lopes deverá manter esse esquema para os jogos fora de Natal.

Excepcionalmente nessa partida pude notar falhas da defensiva alvinegra, bolas cruzadas na área dificilmente encontraram as cabeças dos zagueiros ou o goleiro Paulo Musse pelo caminho. Isso ficou comprovado antes mesmo do 1 a 0, quando o Paraná chegou com estremo perigo em duas jogadas. Não sei o que se pode ser feito, o Paulo Musse sair mais do gol, ou a turma da zaga ser mais decisiva nas bolas aéreas.

O ABC sofreu empate em uma falha do Paulo Musse, uma cobrança de falta de muito longe e com muita força, o PM rebateu pra dentro da área nos pés do atacante Alex Afonso.

Após o gol o alvinegro sofreu com uma instabilidade natural, foi atacado e se segurou como pôde com chutões e bicudas pra todo lado. Mesmo assim o mais querido voltou para o jogo quando colocou a bola no chão, em certos momentos o Paraná somente observava o ABC trocar passes no meio e no ataque. Numa dessas trocas de passe Sandro lançou Ivan que sofreu pênalti. Gaucho cobrou e marcou, 2 a 1, muita festa em Curitiba e em Natal.

Os destaques da primeira etapa foram Sandro, Ricardinho, Ivan e Rogério.

No segundo tempo o Paraná teve um jogador expulso, bem expulso, diga-se de passagem, e o ABC aproveitou a situação. Mesmo tentando ir para o tudo ou nada, o Paraná chegou a jogar com 4 atacantes, a equipe Paranaense apenas cruzava bola na área. É verdade que esses cruzamentos levavam perigo, afinal de contas a zaga do ABC passou o jogo todo vendo a bola passar e esporadicamente cortando as bolas.

As modificações propostas por Flávio Lopes reajustaram a equipe, a turma já sentia o cansaço e alguns já estavam amarelados. As modificações foram Augusto Recife no lugar de Rogério, João Paulo no lugar de Ivan e Gedeon substituiu Ricardinho.

As substituições melhoraram o desempenho da equipe, que a partir dos 30 minutos começou a levar sufoco. A bola retornou ao chão começou a ser tocada com melhor qualidade, e com um jogador a mais o alvinegro aproveitou os contra ataques e marcou o terceiro com João Paulo, após passe de Gedeon. Já era finalzinho de jogo, foi administrar e correr pro abraço.

Os destaques da segunda etapa foram Gedeon, Augusto Recife, João Paulo e Marquinhos Mossoró.

Não costumo falar da arbitragem, mas o sujeito ontem que apitou ABC 3 x 1 Paraná tava mal intencionado. Ele inverteu muitas falta, só marcava faltas contra o ABC e deixou nervoso um jogo que corria tranqüilo. Alguém deve dizer “e o pênalti e a expulsão?”. Aqueles dois lances foram claríssimos, se ele não marcasse aquele dois lances seria uma vergonha ainda maior, é só conferir o vídeo. Arbitragens como a de ontem acabam com qualquer trabalho, é a chamada arbitragem caseira.

O ABC jogou bem, fechadinho como deve ser, mas principalmente com inteligência. Continuando assim a tendência é marcar pontos. Agora é hora de redobrar a concentração, evitar o oba-oba e se preparar para mais uma pedreira, a Portuguesa na próxima sexta, esse recado também vale para a torcida.
(Fotos: Jonas Oliveira/Bem Parana)

Photobucket
Share:

2 comentários:

Alexandre Costa disse...

Os lançamentos à área do ABC são muito perigosos mesmo. Vi os gols da Portuguesa contra o Guarani e acho que pelo menos 2 foram feitos de cabeça, em faltas muito bem cobradas. O ABC precisa treinar (pena que falta pouco tempo) esse tipo de lance.

Diego Ivan disse...

É isso Alexandre, a vitoria foi show mas não podemos perder o foco dos detalhes. A bola alçada na área é a principal arma dos Paulistas.
Detalhe: Além dos gols de ontem contra o Guarani, a Lusa venceu o Meu Cão com duas bola aéreas. É ficar de olho.

Abraço!!!