quarta-feira, 27 de maio de 2009

Coluna Melhorou e Piorou - ABC 2x1 Fortaleza

Como Diego Ivan já destrinchou basicamente como foi o jogo e me poupou do serviço de comentá-lo, vou direto para a coluna nossa de cada rodada.

MELHOROU

Gaúcho: Na minha opinião foi o jogador mais consistente em campo. Carregou a zaga, principalmente por conta das falhas de Ben-Hur e Marco Aurélio. Mesmo com suas limitações características (é um zagueiro viril, porém lento), se superou e mostrou raça. Tomou o posto de xerife da zaga, que pertencia a Ben-Hur.

Ivan: Fez a diferença e foi decisivo nos 20 minutos que atuou, com suas arrancadas fulminantes. Entra ano e sai ano e o bigode continua a ser o atacante que mais inspira confiança na Frasqueira.

Sandro: Enquanto teve fôlego e físico foi o maestro do time. E ontem jogou na posição que mais entende, ou seja, era um jogador de criatividade mais dedicado à marcação, um meia-armador clássico. Se tiver ao seu lado um meia-atacante rompedor e de qualidade (Alex Oliveira teoricamente é o cara quem fará isso), melhorará ainda mais o seu futebol. No entanto devemos entender que seu porte físico é limitado. Mas ele terá 10 dias para se recuperar.

Arthurzinho: Escalou o melhor time possível e no 2o tempo fez as substituições certas, da qual 1 foi decisiva. Mas o melhor foi na entrevista pós-jogo, quando ele deu um recado curto, grosso e implícito para o chinelinho Simão.

Torcida: Me surpreendeu a presença de público, principalmente pela pífia campanha que faz o ABC, pelo péssimo horário de jogo (agora a pouco cheguei atrasado no trabalho, depois de ter caído da cama as 7 horas) e pela chuva. E mesmo com um perfil elitizado, ela surpreendeu e empurrou o time, fazendo muito barulho. Acho que ontem foi basicamente aqueles que realmente amam o ABC, que estão lá faça chuva ou faça sol, independente da situação crítica do time e principalmente independente da presença de alguns seres patéticos sendo eminência parda da direção do clube.

Judas Tadeu Gurgel: Escutei rapidamente a entrevista do Presidente ontem na rádio 98 e por incrível que pareça, ele ficou feliz com a presença de público, sem soltar os cachorros contra a torcida e esperando que o numerário de ontem seja superado em muito nas próximas rodadas. O ABC só joga no dia 13 de junho no Frasqueirão, tempo suficiente para, p.ex, articular o lançamento de uma campanha Sócio-Torcedor. Mas para isso acontecer, tem que os Conselheiros que realmente apitam chegarem junto e botar ordem na bagaça, já que o Presidente não quer lançar tal campanha (isso é assunto inclusive para ser comentado numa coluna posterior).

NA MESMA

Fábio Silva: Fez o gol da vitória graças a uma jogada clássica de Ivan, porém perdeu muitos gols-feitos e saiu muitas vezes da área, voltando para buscar jogo e deixando o comando de ataque vazio, o que causou mais uma vez muita irritação na torcida.

Audálio: Defensivamente continuou vacilando, tendo inclusive marcado um penalti bobo. Porém apoiou muito bem as subidas do time. Tem vaga como 1o ou volante do time, pois acho até que ele tem mais futebol que Fausto.

Rodriguinho: Entrou muito bem, porém com 20 minutos começou a demonstrar cansaço físico e caiu de rendimento. Por 2 vezes entregou o ouro, que só não resultaram em gols porque nessa hora a zaga se superou.

Ben-Hur: Muito inseguro, perdeu aquela elegância clássica na hora de desarmar e sair jogando. Mas se esforçou-se o quanto pôde. Talvez um estágio forçado na reserva possa fazer o eterno xerife encontrar o seu futebol em algum lugar. O que não dá é jogar só com o carisma.

Raniere: Não apareceu no 10 tempo, pois o ataque do Fortaleza, embora fosse veloz e leve, era totalmente desarticulado. No 2o tempo fez umas defesas milagrosas, porém ele passa muita insegurança.

PIOROU

Marco Aurélio: O que mais me revolta não é nem o fraco futebol do jogador, mas é o fato de que Bosco ou está no banco ou está jogando improvisado no Vitória e Nego está encalhado no São Caetano (pois o ideal era que ala fosse para um clube da Série A), num típico caso de entrega de munição ao inimigo. Ele ou Simão deverá vazar do clube.

Simão: Está presente nessa classificação justamente por não ter jogado ou não está se esforçando para entrar em campo. Enquanto Sandro, mesmo com seu joelho de vidro, faz o possível e o impossível para estar em campo honrando as cores do ABC, Simão fica no bem-bom, batendo cartão no DM ABCdista. Ninguém sobrevive no clube com nome nem com pose de superstar. Arthurzinho já botou quente no atleta, que inclusive pode vazar por falta de compromisso com o clube. O que seria lamentável em vários aspectos, pois além de perder um atleta de qualidade, o ABC teria que engolir o péssimo futebol de M. Aurélio. Mas se ele não quer jogar no ABC, o que a gente pode fazer, né?

Erandir: Facilmente superado dentro de campo, não ficaria surpreso se ele fosse dispensado, pois fica a impressão de que sua cabeça ainda está nas luvas de R$ 60 mil propostas pelo Barueri.

Tiano: Jogador com o porte físico fraco e que mostrou pouca efetividade. Acho que em termos de qualidade, está perdendo até para o tão contestado Rodriguinho.

Rogerinho: Entrou muito mal e falhou umas 3 vezes. É bom ele se cuidar se quiser sobreviver a temporada e acima de tudo recuperar a confiança do torcedor.

Gabriel: Rapaz, cheguei a conclusão de que aquela fatídica derrota para o Potyguar-CN foi um divisor de águas negativo na carreira do atleta. Tinha tudo para ser um novo Wallyson, mas infelizmente poderá ter o mesmo destino de outras eternas promessas formadas pelo ABC.

ET e José de Arimatéia Campos: É uma pena que o Presidente do ABC tenha como figuras influentes pessoas desse naipe, que só fazem lamber botas e nada mais que isso. Enquanto isso, ABCdistas que poderiam de fato ajudar financeiramente e logisticamente se afastam sob acusações muitas vezes caluniosas advindas desse bando.

O traveco da camisa 17 do Fortaleza: Não sei nem quero saber o nome desse palhaço, mas só digo uma coisa. Ele sifú depois de provocar a torcida. Por certo estava esperando receber uma garrafada ou uma lata de cerveja, com o fito de prejudicar o ABC, mas o cara se deu tão mal que além de ver seu gol anulado pelo árbitro, teve que enfrentar uma torcida furiosa (porém civilizada, pois não jogou objetos no campo) e ainda viu seu time se torar. E ele não jogou mais nada. Em resumo, tentou dar uma de gostosão, acabou tomando naquele lugar. É um perdedor.

Times do Nordeste: Impressionante como nessa Série B os times nordestinos estão fragilizados. O Ceará também está penando e hoje é mais cabaço que o ABC, pois. O rival também não está essas maravilhas todas, apesar que ter como diretor de futebol um empresário que tem um bom faro para garimpar bons jogadores. O Campinense também não apresenta grandes perspectivas. O Fortaleza tem muita pose e rebolado, mas apresentou um futebol pior que o do ABC. Salva-se o Bahia, que tem o apoio do C-13, mas cuja direção vem fazendo burrada ao colocar um ingresso a R$ 40,00 e com isso a massa tricolor não tá mais lotando o Pituaçú. E os times do Centro-Sul apresentam investimentos muito altos, em especial times como Ponte Preta, Ipatinga e Figueirense, todos com balha na agulha para brigar pelo acesso. Isso sem falar na presença de Vasco e Portuguesa, outros 2 protegidos do C-13. O futebol do Nordeste, em especial do nosso ABC, terá que ser um forte (como já dizia Euclides da Cunha) se quiser sobreviver na Série B.

Gustavo Lucena
Photobucket
Share:

2 comentários:

Anônimo disse...

Gustavo Lucena, gostei de suas colocações, mas ouso discordar de um ponto específico: Fábio Silva.

Acho que ele foi muito bem ontem. Sobre ele sair da área, isso é a coisa mais normal do mundo e se chama procurar jogo, participar, etc e etc.

Olha, acho que vc tem alguma coisa contra Fábio Silva, pq ontem ele foi bem sim, mesmo com suas limitações.

Ronaldo Fenômeno sai da área o tempo todo. Romário saia, Ibrahimovic sai, Eto'o, hoje, saiu o tempo todo.

Resumindo, gostei de Fábio Silva, que só não fez mais gols porque não tinha quem cruzasse a bola na área. Se Marco Aurélio acertasse 10% de seus cruzamentos, com certeza Fábio Silva teria feito pelo menos mais um.

Para terminar, PEGA LEVE com o cara!

Sds Alvinegras.

Abecedista.

Diego Ivan disse...

Assino em baixo em quase tudo que vc disse Abecedista.
É fato que Fábio não é um craque, mas o perna de pau que pintam por aqui já é demais.
Foi o que eu disse no podcast, se a bola chegou para ele 3 vezes no jogo foi muito:
1ª Gabriel cruza atrás dele e ele sofre o pênalti.
2ª Ivan cruza a bola entre os zagueiro e ele fura.
3ª Ivan cruza de novo e dessa vez ele não perdoa.
O aproveitamento dele foi de 33%, muito bom para quem recebeu tão poucas bolas no jogo.
O negocio é aumentar o numero de chances de gol, senão Fábio Silva vai passar em branco mesmo.
Abraço!!!