segunda-feira, 20 de abril de 2009

Que esse "Maracanazo" não traga conseqüências desastrosas para o Mais Querido

Guardada as devidas proporções, podemos dizer que ontem o ABC encarou o seu primeiro "Maracanazo" na Era Frasqueirão (olha, desde que eu nasci nunca vi o ABC passar por uma situação igual a de ontem, por isso resolvi restringir a amplitude da expressão).

"Maracanazo" foi uma expressão cunhada pelos uruguaios para se referirem a histórica (para eles)/trágica (para nós, brasileiros) Final da Copa do Mundo de 1950. Mais detalhes sobre o acontecimento você pode encontrar em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracanaço .

Essa expressão nos trouxe uma reflexão muito importante, na qual no futebol ou em qualquer disputa esportiva, nunca se ganha de véspera. Quem entra sempre no clima de "já ganhou" tende a sucumbir perante um adversário que entra disposto a dar o sangue para estragar o oba-oba e a festa preparada para ovacionar e celebrar o virtual campeão.

E o Maracanazo costuma muitas vezes trazer conseqüências nas quais a equipe surpreendida demora a se recuperar.

Aquela Seleção de 1950 por exemplo, sofreu um baque pesada, com atletas caindo em desgraça e carregando para sempre aquela derrota. O próprio futebol brasileiro estagnou e só conseguiu recuperar a autoestima com a conquista da Copa de 1958.

Porém, o Maracanazo não foi nem será exclusividade da Seleção de 1950. Muitos clubes já passaram por situações parecidas.

Na memória do torcedor ABCdista, o melhor exemplo de Maracazo foi no histórico 5x2 da Final do Estadual de 2007, em que o ABC chegou a decisão altamente humilhado e calejado tanto pela imprensa, como pelos torcedores alvi-rouges e até mesmo de torcedores dos times do interior, que esbanjavam arrogância taxando o ABC como um time perdedor e sem divisão no calendário nacional. Os dirigentes alvi-rouges já arrotavam o caviar do título e o astuto treinador Ferdinando Teixeira obteve informações de que a cartolagem tinha passado o sábado inteiro bebendo champagne no Ocean Palace e levou isso aos atletas que compunham o limitado elenco ABCdista.

Aqueles 5x2 foi algo fantástico que deu uma virada na vida do ABC e da Frasqueira e foi o Maracanazo do lado rouge, que nunca mais se recuperou do baque.

Mais recente ainda foi o Maracanazo sofrido pelo Flamengo na Libertadores de 2008. Depois de encaminhar sua classificação na Cidade do México, chegou ao Maracanã em clima de festa, pois era a despedida do treinador (?) Joel Sócana. Muitas homenagens, uma tremenda festa. Só se esqueceram de avisar ao América do México, que sapecou 3x0 e eliminou o time carioca da mais importante competição do continente. Depois disso time rubro-negro, comandado pelo perdedor nato Caio Jr. desandou de vez.

Pois bem, extraí esses 3 exemplos justamente para tirar como lição.

Ontem o ABC sofreu o seu Maracanazo. Era favorito, tinha os holofotes ao seu favor, mas o oba-oba seguramente influenciou dentro de campo e aí perdeu um campeonato virtualmente ganho.

A lição que se tira é que em primeiro lugar, futebol só se ganha após os 90 minutos de jogo. Em segundo lugar, comemorar antes do tempo é uma burrada homérica, seja por parte da torcida, seja por parte da diretoria. Isso é o mesmo que numa guerra, dar a melhor munição para o inimigo. Seria como se os EUA tivessem entregado a bomba-atômica de mãos beijadas para o Eixo.

Porém a mais importante lição é reconhecer a tragédia e evitar que ela traga consequências pesadas para o futuro do Mais Querido. O importante agora é o Presidente Judas Tadeu parar de chorar os prejuízos e encará-los com coragem. Nada está perdido, pois o ABC tem bons valores que devem ser aproveitados na Série B. Nada de desmantelar aquilo que foi construído e ter que começar do zero. É hora de encarar a tragédia e tirar lições positivas.

A principal dela é que a Frasqueira é sinônimo de humildade. É preciso recolocar os pés no chão para encarar a Série B e a Copa do Brasil (eu ainda acredito!). Temos que resgatar o espírito de 2007 outra vez.

Gustavo Lucena
Photobucket
Share:

4 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Gustavo Lucena, belo texto. É preciso saber perder e tirar as lições...

Sds Alvinegras.

Abecedista.

Jacson Artson disse...

Falou muito bem, parabéns pelo texto.

Perdemos a batalha, porém, a guerra ainda vai ficar mais dura e por isso, precisamos unir forças de todos os lados.

Ao longo dos anos, já presenciamos momentos complicados e é nestes momentos que nosso amado clube se supera e dá a volta por cima.

Vai pra cima deles ABC!!!

Diego Ivan disse...

Não concordo.
Maracanazo virou sinônimo de derrota em casa, mas o que vimos ontem foi uma derrota onde a melhor equipe da competição venceu um rival. Isso mesmo não podemos esconder o sol com a peneira, o Potyguar mereceu sim vencer( desde o inicio da competição vem demonstrando isso) e não podemos reduzir esse feito.
Quanto a seleção de 1950, quem perdeu o título mundial foram os dirigentes, os jogadores foram vitimas do Oba-Oba no dia do jogo. E tem mais o Brasil era fregues do Uruguai na época, a zebra seria o Brasil vencer a "Celeste Olímpica", prometo escrever sobre o assunto assim que possível.
Todos os ABCdistas tem que parar de achar desculpas para o que aconteceu ontem, é verdade que os jogadores do ABC não renderam, mas é justo afirmar que o Potyguar GANHOU O JOGO CATEGORICAMENTE. O ABC só conseguiu atacar quando o Potyguar teve jogador expulso.
Temos que parar de achar que o ABC só porque joga em casa vai vencer todas, isso não é verdade nem Frasqueirão nem na China. Tem que se jogar com raça, senão é melhor nem jogar.
De resto é como Gustavo disse, é tentar aprender com os acontecimentos(nada de tragedia).
Abraço.

Anônimo disse...

Parabéns meu caro Lucena pelo belo comentário sobre o jogo.E daqui com minha humilde opinião, acho que o ABC tem apenas um bom Zagueiro, Não existe laterais, dois grandes jogadores , quando estiverem 100% fisicamente, queé o Sandro e Simão e um ataque que não existe, o Valdir Folha é so inganação. Até quando vão ver isso e um técnico que só conhece jogadores do Fracoleza do Ceará.Vc está coberto de razão.Olha o Thiaguinho nosso tem apenas 22 anos, O everaldo jogou no Tigres do Rio de Janeiro e o Quirino Joga mais que todo esse ataque. Na segunda é mais em baixo. Valeu grande lucena.
Garrinchafutsal@ig.com.br
www.terradaxelita.blogspot.com