Pular para o conteúdo principal

Futebol profissional: 5 Federações do NE promovem apenas o Estadual


Após o desconhecido Wendell Lira ter conquistado o Prêmio Puskas (gol mais bonito do mundo), a mídia nacional destacou algumas dificuldades de ser jogador de futebol profissional aqui no Brasil. O grande entrave pode ser resumido na seguinte afirmação: os grandes clubes jogam muito e os pequenos jogam pouco. No primeiro semestre se disputa as competições estaduais (além da Copa do Nordeste, Copa Verde, Copa do Brasil, Primeira Liga e Libertadores) e em seguida as 4 divisões do Brasileirão (Além da Sul-Americana, Mundial de Clubes e Copa do Brasil), . 

Ocorre, que enquanto mais de 200 clubes disputam somente as primeiras divisões dos estaduais (ainda tem a segunda divisão, a terceira em oito estados e a quarta em São Paulo), no Brasileirão tem espaço para apenas 100 dessas equipes (Séries A, B e C com 20, cada, e Série D com 40), ficando a seguinte indagação: o que fazer com os jogadores dos clubes que não disputam o nacional?

Algumas, federações, com objetivo de evitar a inatividade de clubes no segundo semestre, realizam competições estaduais na segunda parte do ano, mas não é a regra na região Nordestina. 

Das nove federações da região mais apaixonada pelo futebol, apenas 3 (Cearense, Bahiana e Piauiense) realizaram em 2015 competições no segundo semestre. As demais realizam apenas o estadual e competições de base, feminina e amadora.

O caso de maior sucesso é do estado do Ceará (FCF). A federação da terra de José de Alencar realizou de agosto a novembro  de 2015 a 6º edição da Copa Faras Lopes com a participação de 10 clubes (mais do o Potiguar 2016!). Os times que estavam disputando o Brasileirão escalam times alternativos. O grande campeão (Guarany de Sobral) conquistou vaga na Copa do Brasil 2016.

Além do número de equipes, outros destaques positivos são a transmissão de alguns jogos pelo site da federação. A média de público foi de aproximadamente 400 pagantes por jogo.

FEDERAÇÃO
COMPETIÇÃO PROFISSIONAL
Alagoano
Estadual (2 divisões)
Cearense
Estadual (3 divisões) + Copa Faras Lopes + Copa dos Campeões (vaga CB)
Baiana
Estadual (2 divisões) + Copa Governador do Estado (Vaga CB e Série D)
Maranhense
Estadual (2 divisões) + Campeonato Intermunicipal (amador)
Paraibana
Estadual (2 divisões)
Pernambucana
Estadual (2 divisões)
Piauiense
Estadual (2 divisões) + Copa Piauí
Do RN
Estadual (2 divisões)
Sergipano
Estadual + Copa Governador (Não teve em 2015)

Comentários

Eduardo Lourenço Lima Júnior disse…
Só corrigindo: Cearense Copa FARES Lopes, que inclusive é um ex-presidente da Federação Cearense de Futebol, irmão do cantor também cearense Fagner.

Postagens mais visitadas deste blog

Os 40 maiores artilheiros da Seleção Brasileira

Uma Seleção como a Brasileira, com cinco conquistas Mundiais, vários títulos em todas as esferas do futebol, só poderia ter uma lista interminável de artilheiros. O Sexta da Copa de hoje trás a lista dos 40 maiores artilheiros da Seleção Brasileira. 
Pois bem, a lista é eclética, atravessando o período do amadorismo e profissionalismo, superando guerras e se rendendo ao marketing esportivo.


O grande destaque desta lista é o “Negão”, maior artilheiro da nossa Seleção, 95 gol em 114 jogos, em aproximadamente 15 anos vestindo a amarelinha. O topo da tabela é povoada por casos como o de Pelé, Ronaldo, Zico e Bebeto estiveram a serviço da CBF quase que toda a carreira profissional. 
Romário é um caso a parte, venceu o mundial de 94 mas ficou de fora da seleção entre 91 e 93, além de mesmo sendo artilheiro do Brasil entre 1998 e 2002 ter ficado fora das listas de convocação. Mesmo assim o baixinho ainda marcou 55 gols pelo Brasil.
Chama a atenção também os casos excêntricos, como os artilh…

Distintivos têm que ser bem feitos(6)

Dando continuidade aquele projeto que comecei em janeiro de 2010 eu publico mais 10 distintivos de clubes e times do nosso Estado. Lembrando que a intensão desse trabalho é disponibilizar distintivos de boa qualidade na internet, coisa rara. 
Na sequencia temos; Potiguar EC (Parnamirim), SC Parnamirim, Asas EC (Parnamirim), CE Força e Luz (Natal)(V), CE Força e Luz (Natal)(N), C Ferroviário N (Natal), Guamaré EC, Areia Branca FC, SE Pitimbu e União SC (Natal).
O link das postagens anteriores são essas aqui. Postagem 1 (Clique Aqui) Postagem 2 (Clique Aqui) Postagem 3 (Clique Aqui) Postagem 4 (Clique Aqui) Postagem 5 (Clique Aqui)

Quem tiver alguma sugestão, deixe seu recado com uma imagem do distintivo e alguma informação sobre ele.

E-mail: papoalvinegro@gmail.com
Twitter: @oPapoAlvinegro











Distintivos têm que ser bem feitos (23)

Mesmo com o blog mal parado eu publico agora a 23ª edição do Distintivos têm que ser bem feitos. Mais uma vez reproduzindo os distintivos de times do interior do RN com qualidade melhor que as encontradas na internet. Criando um arquivo de imagens importante para quem faz futebol e futsal no nosso quinhão de terra.
Na sequencia temos; A. C. E. Vieirense de Marcelino Vieira/RN, a versão atual na camisas do Alecrim F.C. de Natal, Cruzeiro do Sul de Nísia Floresta/RN, a versão atual do Santa Cruz de Natal, São José E.C. de Rodolfo Fernandes/RN e para finalizar União Sport Club.
Quem quiser pode deixar a sua indicação de escudo nos comentários ou no e-mail papoalvinegro@gmail.com
Os links das postagens anteriores são essas aqui.

Postagem 1 (Clique Aqui) Postagem 2 (Clique Aqui) Postagem 3 (Clique Aqui) Postagem 4 (Clique Aqui) Postagem 5 (Clique Aqui)  Postagem 6 (Clique Aqui)  Postagem 7 (Clique Aqui) Postagem 8 (Clique Aqui) Postagem 9 (Clique Aqui) Postagem 10 (Clique Aqui) Postagem 1…