sexta-feira, 10 de abril de 2015

O Complexo Vicente Farache e o desejo das Construtoras

De 2014 para cá, surgiu a informação que parte dos que comandam o ABC estariam se mobilizando para a desmantelamento de todo o Complexo Vicente Farache, inclusive do Frasqueirão. Difícil acreditar que o acúmulo de ações é apenas irresponsabilidade e falta de zelo, vai mais além...

Complexo Esportivo Vicente Farache

Para o torcedor entender o que desejam fazer esses dirigentes do ABC, eu irei explicar com calma. 

1. A primeira das inúmeras manobras realizadas nesse sentido foi a inviabilização financeira do ABC. Não é de hoje, desde 2010, existem inúmeras ações que correm na Justiça do Trabalho, algo próximo a 55 ações de alto valor financeiro. O acumulo dessas dividas forçariam os Conselheiros a aceitarem a venda de patrimônio. A dívida está tomando forma gigantesca e mais dia, menos dia, a conta total chegará, aliás, já chegou. Só a de Makelele é 800 mil reais. O total da dívida já deve estar rodando os R$ 10 milhões. Muito gasto, muita dívida e pouco resultado. O departamento médico não referendou a renovação do contrato de Gilmar no final de 2013, achou clinicamente não recomendável renovar para 2014, mas a diretoria renovou por mais dois anos: 2014 a 2015. Essa renovação custou caro e a dívida vai aumentar ainda mais, infelizmente mais R$ 1 milhão da conta do Mais Querido. Gilmar e Makelele são apenas dois em um total de mais de 50 ex-jogadores com ações judiciais contra o ABC. 

A partir de agora relacionarei assuntos que estão na pauta diretiva do ABC. 

2. O próximo passo será a venda do terreno do CT das Categorias de Base e parte do estacionamento do Frasqueirão. Essa venda teria como pretexto a quitação dessa dívida, coisa que inviabilizará a utilização do Estádio Maria Lamas Farache. O CT das Bases seria levado para um terreno em Pium, pertencente ao advogado Cleto Barreto, conforme dito na reunião do Conselho Deliberativo do ABC. Esse terreno vai ficar com o ABC na forma de comodato, isto é, empréstimo por 20 anos, tendo seus herdeiros o direito de decidir se mantém o ABC utilizando este patrimônio ou não, lá em 2035. O ABC deixa de ter um terreno que é proprietário e vai para uma terra emprestada! Já que o comodato visa valorizar a terra de Dr. Cleto, porque não a doação imediata? A coisa tem que ser boa para os dois lados. Doação agora, sim! Comodato, não! Doação só daqui há 20 anos, quando a área estará extremamente valorizada, graças ao ABC, é apostar na incerteza. Vocês acreditam que no ano 2035 o ABC receberá a doação? Isso é uma incógnita.

CT das Bases e a especulação imobiliária

3. Existe também um sonho perverso. A ideia é vender todo o patrimônio do ABC. Terrenos e imóveis do Complexo Vicente Farache, incluído o Frasqueirão. Isso é irreal? Não, há interessados. Vão negar? O tempo dirá! Hoje se nega até mesmo as dívidas do ABC nas rádios, inclusive afirmam que as dívidas estão equacionadas. Fácil negar o conteúdo deste texto? Talvez, mas logo, logo, vai ficar mais difícil negar. Alguns poderosos desejam este sonho perverso sim, mas vão dizer que isso não existe. Muita gente deseja todo o terreno do ABC. Fazer essa afirmação causa dano moral?  Os advogados da minha família afirmam que não.

Campo do ABC F.C. em Petrópolis ao lado do Atheneu Norte-riograndense.

4. O Frasqueirão é o segundo Estádio do ABC, o primeiro foi o Maria Lamas Farache I, onde hoje é o Atheneu. O ABC já teve uma sede social, onde hoje é o CCAB. Quando falavam que o ABC iria vender o Estádio e a Sede Social para pagar dívidas, achavam um absurdo, uma grande mentira, coisa de corneteiro, mas depois venderam. Diziam que era impossível o ABC vender a bela sede social de Petrópolis. Hoje é impossível o ABC vender o Complexo Vicente Farache? Vão dizer que é totalmente impossível.

Antiga sede social do ABC localizada no bairro de Petrópolis onde hoje existe o CCAB.

5. Esses dirigentes irão sugerir essa venda para que além da transferência do CT das Bases, seja construído um estádio de futebol menor em Pium. Um substituto para o Frasqueirão. Isso também é impossível? Eles vão dizer que é absurdo e impossível, mas será mesmo impossível?  

6. Existe uma voz solitária que vai mais além, ainda bem que é solitária. Sabe o que deseja? Os dirigentes do ABC, com a anuência do Conselho Deliberativo, venderiam todo o Complexo Vicente Farache afim de adquirir a participação da OAS no Estádio Arena das Dunas, mas não acredito nesta hipótese. Esta tese é sim fantasiosa, lunática. Neste ponto, realmente acho que isso não vai acontecer nunca.

7. Em relação ao demais pontos, mantenho a minha opinião, aliás, não é só minha. Nas redes sociais vários alvinegros, de verdade, já relataram que a delapidação do patrimônio do ABC vai ser paga com o terreno do CT das bases.

Confesso que custo a crer que algo assim esteja acontecendo. Se o leitor analisar bem, o conjunto da obra dos desmandos ocorridos de 2010 para cá denunciam toda a manobra arquitetada no sentido de desmantelar o patrimônio do ABC Futebol Clube. As manobras políticas e financeiras para garantir a manutenção do poder na última eleição e tantos outros desmandos. Com uma boa analise, não fica tão difícil crer que algo assim esteja vivo nos bastidores do ABC. Muitos estão tristes com a delapidação do patrimônio do ABC, mas outros, nem tanto. 

É bom o torcedor dar as caras nas ruas e no estádio, por que senão, nem o endereço do ABC será mais sabido. 
Share:

12 comentários:

Gibson Azevedo disse...

Para mim não é novidade que grande parte das pessoas, que se resvestem com a toga do "poder", participem de todo tipo de tramóias. Existe realmente uma parcela de homens honestos e abnegados, que lutam de mãos dadas, com o objetivo de bem servir a uma boa causa ou satisfazer uma paixão nascida nos verdes anos da juventude. Mas, não nos esqueçamos dos que associam-se a algumas agremiações sociais ou esportiva, com o objetivo espúrio de captar simpatias, para que estas se desdobrem em capital político; tem também, os que vão somente forrar o seu bolso com dinheiro que não lhe pertence; e por último, sabemos dos que, destes grêmios, se adonam simplismente para satisfazerem as suas taras de "mandões". Nada mais. É lamentavel, mas este é o resumo deste drama, meio a conhecida tragédia humana.

Maxwell Henrique Gomes de Araú disse...

ABC Grande do Norte!

François Cevert disse...

Papo de Pakita que emprenha pelos ouvidos, escutando bosta pelas rodas e programas de rádio por aí... segunda feira de 20hrs as 23hra na radio de Aqui Neto tem publico para suas alegações...

Marcos César Maia disse...

Fraçois é torcedor apaixonado do América, é por isso que ele não gostou da postagem do blog Papo Alvinegro .Sei quem é François, boa gente, daqueles que querem que o ABC deixe de ser dono de terra em Ponta Negra e vá para uma terra emprestada em Pium. Não acha que casa própria é um bom negócio, ele prefere o tal do comodato.

Francisco de Assis Medeiros disse...

A história tá se repetindo, o ABC se endivida $$$$$$, a diretoria convence 90% da torcida que o ABC tem que vender, 10 % é chamado de turma do contra, o ABC vende porque 90% quer e a diretoria também. Assim foi com a sede social de Petrópolis nos anos 70, agora é a bola da vez é o CT das bases de Ponta Negra.

Carlos Dantas Júnior disse...

Meu pai disse que o blog esqueceu do ABC no bairro de Morro Branco, o alvinegro saiu de Petrópolis e foi para Morro Branco. Venderam tudo. O ABC é um pula, pula, pula de um lugar para outro.

diegoivan1982 disse...

Não esqueceu, mas apenas excluiu devido ao tamanho do texto.

diegoivan1982 disse...

Será? Você já viu quanto material de construção tem no terreno do estacionamento do Frasqueirão?

François Cevert disse...

Papo de pakita de novo? daqui a pouco vem dizer que ambulância não entra no estadio? que Pium fica em ponta negra... que juntá água na frente do estadio... só bla bla bla... Já dei minha sugestão, segunda-feira de de 20hrs as 23 hrs na sabelite FM junten-se a José Jorge Aquino Neto e demais e metam o pau no ABC, quem saber não sobra uma ossinho com carne pra vocÊs roerem...

François Cevert disse...

Já sim amigo meu filho é da escolinha e frequento o complexo todos os domingos há sete anos, inclusive estou saindo pra lá agora mesmo, mas antes registro que ao contrário do que vocês sustentam lá está em reforma (ampliando) as instalações para os garotos da base, nem se preocupe que quem tem que mudar é o pensamento de vocês, inclusive mudando o nome do blog para "Papo de paquita alvinegra"!!!

François Cevert disse...

Repito não se deixem emprenhar pelos ouvidos, só falta mais um jogo pra chegar a hora do mequinha de japecanga!!!

BetinhoABC disse...

É TRISTE SABER QUE ISSO PODE ACONTECER, PATRIMÔNIO NÃO SE VENDER. SE APRIMORA OU SE ADQUIRE MAIS. OQUE ACONTECE COM O CLUBE DO POVO É QUE TODOS QUE ASSUME A PRESIDÊNCIA E DIRETORIA EM GERAL SÓ PENSÃO EM SE PROMOVER OU LUCRAR COM ABC. EU COMO TORCEDOR NÃO CONSIGO IMAGINAR EU PRESIDENTE OU MEMBRO DA DIRETORIA OU CONSELHO E ACEITAR ESSAS COISAS QUE TODOS FALAM A MUITO TEMPO E SEI QUE REALMENTE PODE ACONTECER. LEMBRO A PRIMEIRA VEZ QUE FUI A VILA OLÍMPICA TINHA UNS 6 OU 7 ANOS E LEMBRO CLARAMENTE DO TERRENO E LEMBRO QUE AGENTE EU E MEU PAI NÃO VÍAMOS O FIM TERRENO. HOJE EM DIA ESTAMOS SENDO ENGOLIDOS POR PRÉDIOS ISSO E TRISTE POIS DESDE PEQUENO GUANDO CHEGO ALI NAQUELE SETOR ME SINTO BEM, COMO SE FOSSE MINHA CASA MESMO PARECE QUE PARA O TEMPO E É MUITO BOM ESTA ALI NO FRASQUEIRÃO.
MUITA COISA NO ABC MUDOU, MAIS TEM MUITA COISA ERRADA AINDA. SOU SÓCIO DESDE A PRIMEIRA SEMANA DO PROGRAMA DE SÓCIO E SINCERAMENTE NÃO SEI SE VALE APENA POIS SÓ TEMOS DIREITO A ENTRADA DOS JOGOS E MAIS NADA, ATE UM DESCONTO NA LOJA DO CLUBE SÓCIO SÓ TEM DIREITO A 10%. 10 % QUALQUER LOJA DA, NÃO TEMOS MAIS CLUBE IGUAL TINHA ANTES E O PIOR NÃO TEMOS NEM DIREITO A VOTO PARA A PRESIDÊNCIA, POR ISSO TA ESSA BAGUNÇA NO ABC.