sábado, 15 de março de 2014

Jogos inesquecíveis das Copas do Mundo (4)

Com imagens da 4ª Copa do Mundo, a do Brasil, eu apresento mais uma postagem dos "Jogos inesquecíveis das Copas do Mundo" faltando apenas 89 dias para o inicio do Mundial de 2014. 

Nesta semana o jogo é o Estados Unidos 1 x 0 Inglaterra, gol de Joe Gaetjens. Jogo realizado dia 29 de junho em 1950 no antigo Estádio Independência em Belo Horizonte com 10151 de publico presente. Eu sei que muita gente vai estranhar esse jogo nesta sequência de jogos, mas esse 1 a 0 é uma das maiores zebras do mundo dos esportes. Para quem não sabe, a equipe norte-americana havia perdido de goleada para um time Inglês catadão em um amistoso, pouquíssimo tempo depois eles superaram os Ingleses em Minas Gerais. Outro detalhe é que para a montagem deste time a USSoccer fez um catadão entre as colonias Irlandesas, Italianas e latinas. Basta ver o sobrenome dos jogadores. Desta partida existem apenas registros de texto e de imagem. 

Confira imagens históricas do estádio Independência. Clique imagens para ampliar.

Estádio Independência absolutamente lotado, detalhe para a turma assistindo jogo em pé.

Escalações:
Estados Unidos: Frank Borghi, Charlie Colombo, Ed McIlvenny, Ed Souza, Frank Wallace, Gino Pariani, Harry Keouch, Joe Gaetjens, Joe Maca, John Souza e Walter Bahr.
Inglaterra: Bert Willians, Alf Ramsey, Billy Wright, Jimmy Dickinson, Jimmy Mullen, John Aston, Laurie Hughes, Roy Bentley, Stan Mortensen, Tom Finney e Wilf Mannion.

A esquerda o capitão Billy Wright com o capitão norte-americano Ed Mcilvenny trocam brindes.

Salseiro na área dos Estados Unidos e a cal subindo.

Lance do gol norte-americano.
Gol de  Gaetjens aos 38 minutos do primeiro tempo.

Bart Willians goleiro Inglês preparando uma defesa fácil.

O goleiro americano Frank Borghi fechou o gol neste jogo.
Destaque da partida.

O principal jogador Inglês Tom Finney pulando alto para matar.

Mais uma chance de gol Inglesa.

O jogador Gaedjens é carregado pela torcida após a zebra.

Por outro angulo, o jogador Gaedjens é carregado pela torcida após a zebra.

Se a curiosidade bater, tem esse filme de 2005, Duelo de Campeões, em que conta de maneira bastante interessante a jornada norte-americana. A imagem é boa, e o filme está dublado no youtube.



Um comentário:

Gustavo Lucena disse...

Aqui no RN a crônica esportiva local vive o ápice do chapabranquismo, principalmente em relação ao ABC, mesmo com o clube vivendo uma queda livre que parece não ter fim dentro e fora de campo.

Por bem menos Judas Tadeu era achincalhado com força.

O que a diretoria vem fazendo de 2011 pra cá colocou o clube num caminho no qual é muito difícil sair ileso.