segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O Frasqueirão precisa se adequar

Desde a modificação na configuração de arquibancadas e cadeiras cativas do modulo 1 realizadas no inicio de 2011, o Frasqueirão sofreu uma drástica modificação em sua estrutura no que diz respeito a área de convivência destinada ao torcedor. Mudança essa que visou unica e exclusivamente o aspecto financeiro, mas que é fracasso nesse quesito e contribuiu para o lamentável incidente do ultimo sábado. Não vou repetir argumentos que escrevi no passado(textos abaixo), mas tenho mais a dizer já que situações como a do ultimo sábado podem se repetir. 

07/02/2011 O Modulo 1 

A verdade é que estas modificações restringiram o acesso do torcedor às dependências do Frasqueirão. Anteriormente o torcedor de arquibancada poderia ter acesso a todos os módulos, já que a torcida visitante ficava no lado esquerdo do modulo 1 e o torcedor de arquibancada ocupava o modulo 2, 3 e 4, além de parte do 1, além de todos os bares. É evidente que maior área de arquibancada era destinada aos ABCdistas, mas principalmente a área de circulação dentro do estádio era maior, isso sem falar nos portões de saída de emergência. Abaixo faço um retrospecto das modificações ocorridas no Frasqueirão e faço duas sugestões.

Até 2010: O Frasqueirão permitia a ocupação de seu torcedor em nas áreas cinza da arquibancada, Modulos 1, 4, 3 e 2. A seta amarela mostra a circulação dos torcedores pelo estadio, que tinha acesso aos bares e banheiros do Modulo 1. O torcedor de arquibancada entrava no estadio pelo portão A e C. As saídas de emergência para o torcedor ABCdista eram Portão A, B, C, além de existir saída de emergência por baixo do Mod 3. A torcida visitante marcado em rosa, ficava na arquibancada do Modulo 1 do lado esquerdo das cadeiras.


Após 2010: Com a colocação de cadeiras em todo Modulo 1, além da relocação da torcida visitante para o Modulo 3, o torcedor ABCdista de arquibancada ficou com circulação restrita aos Modulo 2 e 4, como demonstra a seta amarela. Sem acesso aos bares e banheiros dos Módulos 1 e 3. A entrada do torcedor de arquibancada agora só acontece pelo Portão C, saídas de emergência pelo portão C. Portão A exclusivo para visitantes. 
  


Sugestão 1: Sem fazer grandes modificações na configuração atual do Frasqueirão, sugiro o estudo da instalação de mais um portão (Portão D), entre o Modulo 2 e 3. Portão que daria acesso ao Estadio de quem vem do estacionamento. Isso implicaria num fluxo de torcedores diversificados, vindos do Portão C e agora do Portão D. Portão A seria exclusivo para o visitante.


Sugestão 2: Na sugestão 2 a torcida visitante volta para o Modulo 1, as cadeira daquele setor seriam removidas, coisa que ainda atenderia a exigência regulamentar de 10% dos ingressos para visitantes. A instalação de mais um Portão de acesso seria mantida, mas agora já utilizando a estrutura existente do Modulo 3. O torcedor ABCdista ocuparia mais áreas do Frasqueirão como a seta amarela indica, além dos bares e banheiros do Modulo 3. O Portão A seria exclusivo para o torcedor visitante.


Vejam que as sugestões propostas atendem muito bem a requisitos que falharam no jogo do ultimo sábado pela Série B. 

Acesso do ABCdista ao Estádio: Dois Portões (C e D) exclusivos e distantes um do outro.
Saídas do ABCdista do Estádio: Dois Portões (C e D) exclusivos e distantes um do outro.
Na Sugestão 2 o torcedor tem mais espaço dentro do Frasqueirão. 
Acesso visitantes ao Estádio: Exclusivo Portão A.
Saídas do visitante do Estádio: Exclusivo Portão A.

Resta saber se alguém do ABC vai ler o que sugeri aqui. Pelo menos parte do que foi dito nesta matéria já será realidade segundo nota oficial publicada no post anterior.  

Share:

0 comentários: