segunda-feira, 17 de junho de 2013

Copa das Confederações: Taiti 1 x 6 Nigeria

Foto: Bruno Santos/Terra

Gols
TAITI: Tehau, aos 9min do 2º tempo.
NIGÉRIA: Echiéjilé, aos 5min do 1º tempo e aos 35min do 2º tempo; Oduamadi, aos 10min e aos 26min do 1º tempo e aos 32min do 2º tempo; Tehau (contra), aos 24min do 2º tempo.

O futebol é algo maravilhoso. É verdade que cada vez menos espetacular, mas assistindo as manifestações da torcida mineira apoiando o bravo Taiti, ai sim é que entendo do que se trata o futebol. Muito mais do que a disputa entre duas forças antagônicas, nos temos a superação das dificuldades como característica primeira desse futebol e a proximidade com o eterno. 

Comentar tecnicamente o que ocorreu em Taiti 1 x 6 Nigéria é não entender o espirito futebolístico. É nunca ter disputado uma pelada contra o time dos vizinhos mais velhos do seu bairro. É esquecer o que realmente é o futebol. Amigos, bola e gol.  

Pontos Positivos

Jonathan Tehau 17 Taiti – Marcou o primeiro gol Taitiano em competições da FIFA. 

Taiti – Fez um excelente jogo. Procurou a gol em todos os 90 minutos, sem medo de se expor e correr o risco de levar uma goleada exagerada. Jogou por que futebol é jogado. 

A torcida Mineira – As cerca de 20 mil pessoas que foram ao Mineirão estão de parabéns. Elas entenderam o que iriam ver no estádio e respeitaram o espetáculo. 

Pontos Negativos

Nigéria – A preguiça dos Nigerianos é o oposto do que vimo nos Taitianos. Sem falar que tecnicamente os “Super Águias” nem de longe lembram o futebol do país que já venceu uma olimpíada.  
Share:

2 comentários:

Breno Cardoso disse...

Dá uma atualizada aí nas seleções classificadas pra copa. Hoje Austrália, Coréia do Sul e Irã garantiram vaga

Breno Cardoso disse...

O Tahiti mesmo tendo uma seleção infinitamente inferior à Nigéria ainda foi guerreiro, procuravam o ataque todo momento e conseguiram um golzinho que poderá ser o seu único em toda a competição. Enquanto isso, vemos um ABC sem garra e todo apático em campo jogando contra adversário que não são tão superiores assim.

Um diferencial que o Tahiti tem sobre todas as seleções talvez seja a verdadeira vontade de honrar a camisa de seu País, jogaram verdadeiramente por amor (apesar do placar). Enquanto isso, vários outros jogadores de outras seleções só estão nesta competição por causa de fama, de patrocícios, por causa de dinheiro.