quinta-feira, 27 de junho de 2013

Copa das Confederações: Espanha 0(7) x (6)0 Itália


Em um jogo muito a quem do que se esperava, Espanha e Itália empataram sem gols em 120 minutos e a Espanha levou nos pênaltis. 

O jogo não foi bom, mas taticamente a Itália esteve muito bem. A Itália que já sofrera com o futebol de troca de passes Espanhol na final da Eurocopa em 2011, dessa vez aplicou uma tática que o Real Madrid já usou com sucesso contra o Barcelona. O técnico Prandelli da Itália congestionou o meio campo com uma forte marcação, que impediu o toque de bola da fúria. Restou a Espanha apenas os lançamentos longos que não faz parte do repertorio desse time que venceu tudo nos últimos anos. Tanto é assim que o numero que passes errados dos espanhóis foi sensivelmente maior. Isso pode ser um caminho para qualquer seleção que enfrente os espanhóis, qualquer seleção qualificada. Vamos ver se Felipão entende futebol assim.

Pontos Positivos

Fernando Torres 9 Espanha - Para fugir de elogiar os meias espanhóis, vou registrar o futebol do atacante Torres. Milagrosamente esteve bem na partida de hoje. Foi o chamado pivô ao distribuir algumas bola, e ofensivamente foi presente, muito melhor que o antigo titular Soldado.

De Rossi 16 Itália - Esse é pau de dar em doido, mas é tecnicamente excelente. Jogou o primeiro tempo como um meia e a segunda etapa como um terceiro zagueiro. Esse é excelente.  

Os Goleiros - Buffon e Casillas são ótimos goleiros, o italiano já bem no final de carreira ainda é decisivo e o espanhol está no auge da maturidade futebolística. Os reservas desses dois sofrem.  

Pontos Negativos

O Preparo Físico - Mesmo considerando o fim de temporada na Europa e a temperatura de 30º em Fortaleza, não dá para desconsiderar o fato de tanto espanhóis quanto italianos terem parado de jogar aos 30 minuto do segundo tempo. A temporada dos clubes cobra muito fisicamente dos atletas, e isso vem prejudicando as seleções. Confesso que não sei o que se deve fazer, mas tenho que constatar esse fator.  

Share:

0 comentários: