quinta-feira, 19 de abril de 2012

E só aparece um culpado

A derrota do ABC para a equipe do Vitória é uma daquelas derrotas que serve muito para reflexão da torcida, diretoria, treinador e jogadores alvinegros.  É como disse o volante Makelele, logo após o jogo, “temos que aprender muito”.

Geralmente as lições vêm com o tempo e através dos erros.

A torcida usou muitos as redes sócias para fazer uma análise da eliminação e elegeu, como sempre, Leandro Campos como o grande responsável pela eliminação. Recuou demais o time por isso perdeu, dizem os torcedores.

A estratégia alvinegra, maquinada por Leandro Campos, funcionou nos 90 minutos do jogo de Natal e nos 78 minutos do jogo no Barradão, quando o ABC estava vencendo por 3 a 1 no placar agregado.

É isso mesmo. Não se culpam os jogadores que fizeram de forma infantil a penalidade e sim o esquema de Leandro Campos, que nos últimos anos vem se mostrando funcional.

Me aprece que 2010 não serviu de lição e boa parte da torcida alvinegra ainda precisa aprender muito.

6 comentários:

Gustavo Lucena disse...

Como falei, ontem LC não teve culpa direta no desastre. Inclusive, pelo que foi dito, ele orientou o time a não ficar com a bunda na parede.

Porém, os jogadores já pareciam automatizados a jogar recuados, igual das vezes anteriores.

O que acho é que a filosofia de Leandro Campos está desgastada, não há qualquer renovação ou reciclagem.

Ele não dar vez a atletas prata-da-casa, não dar vez a atacantes velozes e meias-atacantes.

O time do ABC é pesado e lento. Mesmo assim, LC insiste em mantê-lo desse jeito, não move uma palha para melhora-lo, e isso preocupa.

Diego Ivan disse...

Discordo de quem culpa somente Leandro Campos, mas vejo que muitos tem tendencia a passar a mão na cabeça do treinador. Não faço isso.

Filosofia de jogo é valida para triunfos e derrocadas. A filosofia de Campos explica, mas não justifica a derrota.

Por explicar, a unica explicação convincente para mim é a do texto que escrevi.

Jogar a culpa de derrotas somente a inexperiência, ou incapacidade dos jogadores é também cometer um erro.

Papo Alvinegro é isso, cada um tem sua opinião, e todas são aceitas e respeitadas.

Abraço!!!

Adeilton disse...

vc acha que o abc tem chance para subir para a serie A?

Múrcio disse...

Duas notícias que movimentam o noticiário do Abc no momento: a contratação de Bombinha e a demissão de LC a pedido dele. Há muito tempo que falo sobre a necessidade de contratar jogadores de bom nível para a série B e tenho indicado não só o Bombinha, como também o Lins e o Leandrão que está encostado na Ponte. O Leandrão é um jogador que já teve chances em muitos grandes clubes do futebol brasileiro, mas só jogou bem mesmo no Abc. Ele é a cara do Abc e o Abc é a cara dele. Vamos trazê-lo de volta como um daqueles jogadores diferenciado que temos que ter. O Bombinha se vier, tragam com multa rescisória, para evitar que ele fuja de novo, pois seria uma ótima contratação. O Lins dispensa comentários. Seria o jogador de velocidade que salvou o Abc ano passado do rebaixamento.
Quanto à demissão de Leandro Campos, é um assunto mais delicado. Neste tempo todo que ele está no Abc, eu nunca comentei uma linha sobre a necessidade de demiti-lo, por que acho que ele continua fazendo um excelente trabalho. Claro que ao longo do tempo ele errou muitas vezes, mas quem não erra? Outras vezes também ele conseguiu resultados que ninguém imaginava. Neste jogo do Barradão, acho que ele fez muito mais do que eu esperava. Qual o torcedor mais otimista achava que íamos fazer dois gols lá dentro e jogar dominando o jogo como dominamos? Se tivermos que escolher culpados desta vez, que procure entre os jogadores, entre eles o senhor Leo Gamalho, que aos 40 minutos do segundo tempo displicentemente “atrasa” aquela bola que poderia liquidar o jogo. Poderíamos culpar o capitão do time daquele jogo que não soube orientar o time a dar uma esfriada no jogo ou até uma catimbadazinha. Aquela altura do jogo valia tudo, ate interromper o jogo, ser expulso meio time, segurar a bola dentro do gol, cair em campo. Não que esteja estimulando o anti-jogo, mas o América fez isto e ganhou o jogo. E ninguém disse nada a respeito.
Agora outra coisa é se ele novamente pediu para sair. Neste caso (estou falando NESTE CASO...) se ele tiver mesmo pedido para sair, fica evidente que o ABC precisa urgentemente procurar o plano B. Imagine, se toda vez que perdermos duas partidas seguidas (e vai acontecer muito na série B), tivermos que procurar outro treinador. Melhor procurar outro agora para já começar a preparar a equipe neste período de dez dias que temos antes da decisão e para a inter temporada que vamos ter depois do campeonato.
Portanto, cabeça fria nesta hora para depois não ficarmos reclamando de uma besteira que faríamos agora por não termos agido com a razão e sim com a emoção.

BLOG DO MÚRCIO - http://edmurcio.zip.net/

Anônimo disse...

Assim fica dificil.
Os blogueiros discordando um do outro!!!

Diego Ivan disse...

Anonimo

Todo mundo tem opinião. É só ver quem assinou a postagem. A minha não muda tão fácil.