segunda-feira, 12 de março de 2012

Drops do ABC e do futebol (12/3/12)


Dr. Jekyll and Mr. Hyde

O time do ABC montado por Leandro Campos definitivamente tem 2 faces: se em algumas partidas o futebol apresentado foi entendiante e sonolento, como aconteceu algumas vezes em que o time ganhou muito mais por conta da estrela do treinador do que propriamente pelo futebol apresentado, em outras partidas o time joga um futebol avassalador, goleando e massacrando impiedosamente os adversários.

A semana que passou foi uma prova disso. Há 7 dias o time nitidamente jogou com o freio de mão puxado contra o Coríntians e arrancou um empate, porém na 4ª feira e ontem promoveu 2 massacres.

Isso vem me lembrando e muito a saga de Dr. Jekyll and Mr Hyde, em que uma mesma pessoa possui 2 personalidades extremamente opostas entre si. Eis o time do ABC comandado por Leandro Campos.

No entanto o que tenho a dizer? torço para continue assim, afinal o Comendador vem trazendo os resultados esperados, de um jeito ou de outro, e é isso que importa.

Balanço do atual elenco

O ABC está bem servido de laterais. Édson e Murilo tá uma disputa pau a pau pra ver quem é titular. Acho que ambos estão preparados para a Série B. Renatinho porém é um jogador que se machuca muito. Por isso vai precisar trazer um 3º lateral-esquerdo (melhor seria promover alguém das bases).

Com a chegada de Alysson, a zaga ficou muito segura, mesmo os estabanados Flávio Boaventura e Leandro Cardoso cresceram de rendimento com a presença do ex-jogador do Bahia. A diretoria precisa fazer de tudo para sergurá-lo para Série B, principalmente se ambicionar o tão esperado acesso. Ainda acho que precisa de 2 zagueiros de boa qualidade, principalmente porque Luisão ainda é uma incógnita.

Em termos de volantes, não gostei de Carlinhos Santos, Jádson Sapé e Elielton. Vai precisar trazer 3 volantes, pois esses que citei não estão a altura da Série B. Bileu, cada vez mais maduro, é titularíssimo e Luiz Ricardo não compromete.

Já o meio, vemos que Raul se encaixou bem no 3-5-2 e vai garantindo sua titularidade para a Série B. Até se contundir, Jérson também vinha numa excelente fase. Thiaguinho e Éverton Sena ainda precisam ser melhor avaliados. De qualquer forma, o ABC talvez precise trazer um meia-atacante com as mesmas características de Cascata, o que não são vistas em Raul (que é um típico meia-armador, que cadencia as jogadas) e Jérson (um volante que joga mais avançado, justamente para ajudar o meia-armador).

No entanto, acho que a posição mais carente é o ataque, que faz poucos gols. Sorte nossa que o time vem sendo pouco dependente dos atacantes. Ainda bem. Porém ainda não boto fé em Leo Gamalho, Washington e Adriano Pardal. Acho que dificilmente os 3 permanecem para disputar a Série B. Mesmo com a chegada de Paulista, o ABC deverá trazer mais 2 atacantes - um deles deverá ser Alvinho, que estava nos planos de Leandro Campos.

Uma pálida lembrança do melhor time da atualidade

Não é apenas o ABC que vem fazendo muitos gols mesmo que os atacantes venham sendo poucos efetivos na hora de finalizar.

O todo poderoso Barcelona também não depende muito de seus atacantes de ofício e em alguns momentos time de Guardiola joga nos esquemas 4-6-0 ou 3-7-0.

É só uma singela coincidência sem qualquer pretensão, por isso vou parar por aqui, senão vão dizer que estou sendo pretencioso ou delirante demais.

Gustavo Lucena

Nenhum comentário: