sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Oportunidade para retomar o trabalho de incentivo a prata-da-casa

Escutando o Globo Esportivo pela manhã, me deparo com a queixa do treinador Leandro Campos acerca da curtíssima pré-temporada que o ABC enfrentará no início de 2012, já que os atletas que disputaram as Séries A e B, mais os atletas pertencentes aos clubes finalistas das Séries C e D somente agora entrarão de férias.

Como é obrigatório que cada trabalhador tenha um período de 30 dias de férias, os jogadores que compõem a grossa nata do futebol brasileiro (isto é, aqueles que disputam as Séries A, B e finais das Séries C e D) só retomarão as atividades no começo de janeiro.

Porém, os Estaduais não estão nem aí para esse grupo de jogadores e muitos deles já começam na primeira metade de janeiro.

O Campeonato Potiguar começará dia 15 de janeiro e, segundo Leandro Campos, os jogadores que disputaram a Série B que permanecerão no ABC só voltarão das férias no dia 02 de janeiro. E que por isso, ou a diretoria trabalharia para adiar a estréia do Estadual, ou teria que montar 2 times. A reclamação dele faz sentido e engrossa o côro dos principais clubes brasileiros.

Porém, eu vejo que é uma ótima oportunidade para a diretoria utilizar essa primeira parte do Estadual para retomar o trabalho de promoção de atletas prata-da-casa, que de uma certa forma foi interrompida no início do ano, quando preferiu-se renovar com quase todo o elenco que ganhou a Série C, e com os isso não houve promoção dos jogadores das categorias de base.

O sistema de disputa do Estadual ajuda no sentido de que permite uma margem maior de recuperação dentro da 1ª fase, já que, ao invés de 2, classificam-se 4 clubes para os playoffs.

Por isso, o ABC tem plenas condições de, nas primeiras rodadas, montar um time caseiro, com os reforços de Basílio, Camilo (ambos voltando de contusão e portanto, poderiam ter suas férias antecipadas) e dos atletas que estavam emprestados ao Santa Cruz-RN.

Ou seja, o ABC já poderia após o confronto contra a Ponte Preta dar férias para um grupo de atletas de modo que na 2a quinzena de dezembro, mais ou menos no dia 21, eles já retomassem suas atividades.

Ao mesmo tempo se faria um trabalho simultâneo com os atletas que irão disputar a Copa SP de modo que, quando o ABC encerrasse sua participação, os melhores reforçariam o time nas primeiras rodadas do Estadual.

Os atletas da Série B que devem permanecer no ABC para 2012 ou eventuais reforços teriam 1 mês para se prepararem e com isso eles só estreariam em fevereiro. Eles se juntariam aos melhores atletas que foram utilizados nos primeiros jogos dos Estaduais e da Copa SP.

Portanto, não vejo qualquer drama, pelo contrário, vejo uma oportunidade de ouro para o ABC reforçar e muito o trabalho nas categorias de base, que é talvez uma das poucas armas que o Mais Querido possui para competir com o poderio financeiro dos grandes clubes brasileiros.

Gustavo Lucena
Share:

1 comentários:

Breno Cardoso disse...

concordo, essa data do inicio do estadual vai quebrar as pernas do ABC, estamos nos prejudicando com a data de inicio da competição, Não vai dar nem tempo de os jogadores se prepararem direito, os jogadores que ficarem de ferias só terão 13 dias entre a data que se apresentarão ao ABC e o inicio do estadual.... A desvantagem do ABC será enorme, pois alguns dos outros times já começaram a se preparar, principalmente a dupla Poti -BA...... Sou a favor de antecipar a data das ferias de alguns jogadores, pois o ABC Não corre mais ricos de rebaixamento, manda um mistão para pegar o Americana, manda akeles jogadores que geralmente Não são titulares ou estão encostados: Chimba, erivelton, geilson, eliandro, felipe alves, aqueles goleiros que nunca foram usados, samuel (Não sei nem se ele ainda está no ABC), rafael caldeira e assim vai... Pro estadual do ano que vem, axo que vamos ter que esperar algumas rodadas para o ABC engrenar... #PraCimaDelesABC