quarta-feira, 8 de junho de 2011

Uma vitória importante, que mostrou quem é quem dentro do ABC

Ontem a garganta inflamada e a chuva me impediram de ir ao Frasqueirão, por isso fui assistir o jogo na lanchonete Mercearia.

E essa vitória do ABC foi tão cristalina que ficou marcado - pelo menos para mim - quem deve ser titular e quem deve ser apenas no máximo compor banco de reservas.

1-Wellington mais uma vez fez defesas importantes e mostra estar a altura da Série B. Mesmo a chegada do novo goleiro não deve atrapalhar a sua titularidade.

2-A zaga jogou bem, mas continua muito dependente dos volantes. Tanto Tiago Garça como Alessandro Lopes crescem quando Basílio e/ou Ricardo Oliveira estão em campo. E ontem não foi diferente, ambos tiveram atuações seguras.

3-"O Cara" e o "Monstro" (Basílio) não precisam nem mais de comentários. São os donos da posição e ponto final. A ausência de ambos é sinônimo de pânico no setor defensivo, principalmente se o futebol de Marcus Vinícius e Makelelê for o que vimos nas primeiras rodadas.

4-Não adianta Leandro Campos teimar e ir contra os fatos. Nego é titular e ponto final. É muito melhor que Pio e será bem mais importante no apoio ao ataque, principalmente se este setor for ocupado por 2 centroavantes de ofício (Leandrão e Bombinha). Nego e Renatinho foram a dupla ideal de alas do ABC. Até porque ambos abastecem muito bem as jogadas pelos flancos, suprindo a falta de atacantes velozes e técnicos.

5-Quanto ao Pio, tem lugar no time titular, mas como um 3º volante, compondo a trindade com Ricardo Oliveira e Basílio e chegando junto a Cascata. Ali é o seu lugar.

6-Fica evidente também que Cascata continua sem um reserva a altura. Diego Barbosa entrou, mas não manteve o padrão Classe A do camisa 10. Falta Victor Hugo estrear e ver como retornará o Jackson.

7-O ataque pelo jeito vai ser outro setor que dará muita dor de cabeça. Como retornará Leandrão? Além disso, cumpre frisar que Elionar Bombinha não tem muita técnica e costuma se esconder no jogo, como aconteceu ontem. E Malaquias, em português bem claro, é fraco. O ABC precisa mais do que nunca contratar um atacante com as mesmas características de João Paulo (quem diria, está fazendo muita falta ao Mais Querido) e Ricardinho. Ou então, se não tiver dinheiro em caixa, terá que dar mais chances a Gabriel, Éderson e Felipe Alves, pois eles são no mínimo do mesmo nível de Bombinha e melhores que Rafael Martins e Malaquias.

8-Leandro Campos só poderá ser derrubado por ele mesmo. Ele precisa também se render aos fatos e não mais insistir em jogadores e esquemas fracos. Reconhecidamente demonstra ser um treinador ultraconservador, avesso a mudanças táticas dentro do jogo. Mas se ele fizer o feijão-com-arroz, como fez em 2010, sempre escalando os melhores, o sucesso continuará caminhando junto a ele.

9-Quanto a competição, o ABC começou bem, compensou os pontos perdidos diante do frágil Bragantino e do esforçado Salgueiro derrotando equipes teoricamente mais difíceis como Portuguesa e Goiás. Isso dar um bom handicap para encarar a competição com mais motivação.

10-No entanto, nos próximos 2 meses, além dos adversários dentro de campo (aí incluso as arbitragens ruins e má intencionadas) e fora dele (força política de clubes mais tradicionais, canetadas da cbf na mudança dos horários dos jogos, etc.), o ABC encarará um 20º adversário muito poderoso, que é a janela de transferência dos atletas. Com esse desempenho brilhante, será que o ABC terá bala na agulha para, p. exemplo, segurar o valorizadíssimo Cascata até o fim da temporada?

Gustavo Lucena

PS: pela TV, deu para ver que foi sim penalti sobre Renatinho, ele caiu em cima da linha da marca fatal.
Share:

3 comentários:

Anônimo disse...

indiscutivelmente Nego eh o lateral do ABC, ele jogou muito bem e junto com o renatinho Foram muito importante ontem pois o primeiro fez o gol e renatinho fez a jogada que resultou no penalti. O goias eh um dos favoritos ao acesso mas com akele timinho nao sobe nem a pau. Tomara que o ABC consiga segurar os bons jogadores ateh o final do campeonato principalmente o cascata, que estah jogando muito bem

Alexandre Costa disse...

É isso ai!
Saudações ABCdistas.

Alexandre Costa

Anônimo disse...

Homi, deixe de brincadeira, fale em Jackson, não! Vamos deixar ele cair no ostracismo incentivando os jogadores que estão atuando que um dia o bolso do Clube vai mandar ele sair por si só! Oxente!

Abraço,
Eduardo Jr