quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Natal dançou...

Fonte: Tribuna do norte.

“Uma desagradável surpresa”. Com estas palavras, o secretário especial da Copa 2014 em Natal, Fernando Fernandes, descreveu a ausência das empresas de construção civil interessadas em erguer o polêmico estádio Arena das Dunas. Nenhuma das cinco empresas que se inscreveram e depositaram mais de R$ 4 milhões na conta do Comitê Organizador Local (COL), como garantia de interesse na licitação, compareceram a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) na manhã de hoje.

A abertura dos envelopes estava marcada para as 10h. “Postergamos o prazo por mais 15 minutos e, diante da ausência dos concorrentes, decretamos a deserção e nos reuniremos com o COL para discutirmos o que será feito a partir de agora”, declarou o presidente da comissão de licitação, Marcelo Lucas da Silva.

Com o não comparecimento das empresas, mais 45 dias, em média, serão necessários para a publicação do edital e trâmites burocráticos relacionados ao processo. Como o Governo Estadual já enviou o orçamento 2011 para ser apreciado na Assembléia e no qual não está inclusa a construção de um estádio, a situação de Natal como sede da Copa do Mundo 2014 está mais do que ameaçada.

Fernando Fernandes, no entanto, garante que ainda é cedo para avaliações. O secretário disse que vai procurar os gestores de Natal e do Estado para buscar junto à Fifa recondionar um novo prazo para a capital potiguar finalizar os trâmites burocráticos.

Ainda de acordo com o secretário, não se pode afirmar a possibilidade de que o Governo arque sozinho com os custos para a construção da Arena, e por isso foi necessária a definição da Parceria Público-Privada (PPP) para a construção. Para Fernandes, ainda não se pode dizer se Natal está próximo ou distante de sediar a competição. "Natal continua como sede. Temos que sentar e encontrar uma saída. Para tudo na vida tem uma saída e com certeza vamos buscá-la", garantiu.

Eu já tinha escrito aqui, que não acreditava na copa em Natal, se a "coisa" fosse boa e/ou viável, teríamos as empresas participando ávidamente pela empreitada. O secretário pode dizer o contrário, mas Natal tá FORA!!!
Share:

7 comentários:

Diego Ivan disse...

Grande surpresa!!!!

Ohhhhhh!!!!

Amigos, quem é que investiria numa praça como a nossa?

Depois que o ABC construiu o seu Estadio, depois que o Amerda construir o seu parque de vaquejada. Quem danado jogaria nessa Arena?

Amigo o melhor é que essa coisa se definisse logo, pq isso tá enchendo o saco. Só quem ganha com essa situação são aqueles que permanecem agarrados na teta.

Abraço!!!

Alexandre Costa disse...

Discordo de vc Diego.
Se formos pensar em "mamar nas tetas" então nenhuma obra pública deve ser feita. Não é só a Arena que é uma "vaca", e vc sabe disso.
As obras precisam ser feitas e FISCALIZADAS.
A Arena das Dunas pode ser tornar um grande empreendimento rentável, basta ter alguém competente a frente.
Lembro quando os hoteis 5 estrelas começaram a serem construídos na Via Costeira; todos falavam que Natal não tinha capacidade para tantos empreendimentos.
Natal tem capacidade pra tudo!
Basta ter competencia para tocar.
Agora, tá me cheirando mal essa coisa de 5 empresas terem pago calção (4 milhões de cada uma) e cairem fora agora.
Nesse mato tem coelho.
Vamu pra frente!

(vou escrever sobre isso amanhã no blog)

Anônimo disse...

HÁ MAIS DE UM ANO QUE VENHO AFIRMANDO QUE ESSA COPA DO MUNDO EM NATAL NÃO PASSA DE "BALELA"... REALMENTE EXISTINDO AQUI, AQUELE CASTELÃO JÁ DEVERIA TER IDO À PIQUE !. NÃO FOI. NÃO IRÁ. OS "AMERDIANOS", NESSE PONTO, ESTÃO SUPERFORTES !".

Anônimo disse...

Como a licitacao foi deserta, agora o governo pode contratar a construtora que quiser!!! Nao estao gastando 700 milhoes no Maracana? e 400 no Castelao?

Do jeito que foi planejada, a Arena das Dunas so seria sustentavel se fosse palco constante de shows musicais e reunioes evangelicas. O merrequinha nao teria como pagar seu aluguel, exceto por uns 3 jogos por ano.

Eu acho que o unico representante que apareceu la e depois "fugiu" deve procurar o governo agora. O problema vai ser se a FIFA aceitara mais atrasos.

Alem disso, o Eike Batista acabou de lancar uma empresa que investira na construcao de arenas multi-uso no Brasil. Eh so procurar o cara e costurar algo.

Apesar dessas possibilidades, tambem acredito que a copa se foi. Por incompetencia dos burrocratas e por falta de visao de empresarios do ramo.

Bruno.

Gustavo Lucena disse...

PUBLICADO NO BLOG DO GRINGO:

"O caminho está livre …

A partir do momento que nenhuma empresa se habilitou para o edital de construção da Arena das Dunas, o governo está liberado para escolher a empresa que bem entender.

Não acredito que uma licitação para a construção de uma mega-estrutura não tenha empresas interessadas e ainda que a única a mostrar interesse tenha “sumido” de repente.

Podem aguardar. Está lá no edital de licitação: é facultativo a realização de outra licitação, já que deu “deserta” a primeira tentativa.

Está livre o caminho para a “Copa das Construtoras”."

ISSO NÃO TÁ CHEIRANDO BEM...A TURMA DO HAROLDO AZEVEDO E DA EIT (HISTORICAMENTE LIGADOS AO GRUPO POLÍTICO QUE ASSUMIRÁ O GOVERNO EM 2011) JÁ ESTÃO AFIANDO AS FACAS E OS GARFOS PARA FAZEREM A VIÚVA DE GATO E SAPATO.

Anônimo disse...

Caro Gustavo,

Seguindo a sua linha de raciocinio, a AGaspar foi contratada por Carlos Eduardo, sem licitacao, e encheu os tubos de dinheiro na reforma do Machadao, que passou de 4.5 milhoes para 18 milhoes, um estouro de 300% !!!! Nao vou nem falar nos absurdos da ponte Newton Navarro.

Nao estou defendendo Rosalba, JA e outros. So estou mostrando exemplos de que todos usam ligacoes com empreiteiras para se "capitalizarem".

Bruno.

Luciano disse...

Acho que o Gringo deu a senha dessa palhaçada....
Agora é impressionante como nossa cidade de gente com síndrome de vira lata!
Nunca imaginei que nosso povo tivesse uma alto estima tão baixa e negativista!
Pelo jeito devemos impedir toda e qualquer obra na cidade, pois tudo é superfaturado....
O mais engraçado de tudo é a contradião desse povo: Ontem no jogo do ABC contra o Treze quando divulgado a renda e o público vi muita gente apoiando aquela outra palhaçada da diretoria....