terça-feira, 26 de outubro de 2010

Salvem o FUTSAL do ABC FC

Vejo no blog do Edmo Sidenino a notícia de que o time de FUTSAL do ABC FC não participará da Superliga e que caminha a passos largos para a desativação.

Isso é muito ruim para o clube como um todo, principalmente após inúmeras conquistas em todos os âmbitos e a firmação do Mais Querido como uma importante potência nacional no esporte.

Rubens Lemos Filho e Arturo Arruda Câmara agiram como verdadeiros mecenas porém, chega uma hora em que a fonte seca.

A saída da UnP e a derrota do grupo político liderado por Vilma de Faria (com quem Rubinho tinha livre trânsito e com isso facilitou o apoio institucional para a modalidade) foram duros golpes para a manutenção do Departamento de FUTSAL.

Em um momento pra lá de festivo, acho que é hora do ABC como um todo readotar o FUTSAL.

O ABC FC não pode ser apenas futebol de campo, precisa se expandir como um clube poliesportivo. E isso tem uma importância muito grande para manter ativo o interesse do torcedor pelo clube, ainda que uma ou outra modalidade esportiva não esteja num bom momento.

Explico: Qualquer modalidade esportiva possui uma enorme dinâmica em termos de resultados. Altos e baixos faz parte do dia-a-dia dos clubes.

Tornando-se um clube poliesportivo, o ABC FC disputará várias modalidades e com isso aumentam as chances de sucesso e com isso o torcedor mantém o interesse no clube.

Quem não se lembra de 2005 e 2006, quando o time de futebol mal jogou e a Frasqueira passou a lotar os ginásios graças ao sucesso do FUTSAL? Se não fosse o futebol da bola pesada, esses anos teriam passado em branco para a Frasqueira.

2006 então foi o calvário, pois o time de futebol profissional estava em férias forçadas desde o 1º semestre, e ao mesmo tempo o time encarnado caminhava para obter o acesso a Série A.

Lembro bem que naquele fatídico sábado em que eles obtiveram o empate consagrador no Mineirão, cerca de 3000 ABCdistas se dirigiram ao Machadinho para apoiar o time na Liga do Nordeste e garantir uma vaga na Superliga, quando obteve o vice-campeonato.

O fato do time de FUTSAL ter me consolado nos períodos de vacas magras no futebol profissional já é uma razão para fortalecer mais e mais a modalidade esportiva.

Por isso, é preciso que a diretoria e os conselheiros aproveitem o embalo do acesso e cheguem junto do Departamento de FUTSAL.

Reitero o que disse em texto anterior: a vitória de domingo representou um divisor de águas na vida institucional do ABC FC, pois o clube está muito mais estruturado e creio eu que parte do dinheiro advindo do Sócio-Torcedor e da Timemania pode muito bem sustentar o FUTSAL, que tem história e merece total apoio de todos nós que fazemos o ABC FC.

Gustavo Lucena
Share:

6 comentários:

MÚSICA F. C. ! A VOZ DAS ARQUIBANCADAS. disse...

Minha solidariedade ao GRANDE Rubinho e ao INCASÁVEL Arturo Arruda, grandes GUARDIÕES da FRASQUEIRA.

Até a próxima

José Leonardo
www.musicadogol.blogspot.com

Black Ace disse...

Penso que o momento não é pra Futsal, nem pra se fazer qualquer pressão sobre a diretoria neste assunto. Cuidado com o andar que o santo, ainda, é de barro.
Vejo alguns posicionamentos de torcedores, não é o caso de vocês, sobre o ABC, e parece que o nosso time é rico e sem problemas financeiros e estruturais.
Se não der agora paciência...
Rubens vai ter que tê-la, e nós também.
Lembremo-nos que estamos à véspera de um título inédito no futebol do RN, e com grandes chances de ganhar o Nordestão.

O momento não é de cobranças.

Saudações alvinegras.

Anônimo disse...

Concordo em parte com o Black Ace. Porem, com a visibilidade que tivemos neste ultimo domingo, a diretoria poderia tentar alguns patrocinios de tiro curto para o futsal, tentando convencer a EMS, o proprio BMG, e outors. Se der deu, se nao der, paciencia.

Bruno.

Diego Ivan disse...

Amigo, sou pragmático nesses assuntos. Acho que a procura pelo Futsal no RN é fraquíssima, vejo que o torcedor Alvinegro não reconhece o ABC no ABC Futsal.

Por isso digo, se não se sustenta que acabe por cima. Infelizmente, já que Rubens Lemos, Arturo Arruda, Canindé Claudino e tantos outros, fizeram resurgir o Futsal do RN.

O ABC FUtebol Clube nesse momento se estrutura (por que nunca foi estruturado). Concordo com Black Ace, nesse momento as atenções tem que se voltar para o campo.

A verdade é que o Futsal no RN se acabou a pelo menos 10 anos, quando AABB, América e outros times tradicionais da modalidade foram extintos. Antes do ABC investir no esporte, a Federação deveria fomentar o ressurgimento do esporte.

Vamos pra frente...

Abraço!!!

Vicente Prudêncio disse...

O Futsal deve ser um departamento autônomo. Deve haver um patrocínio especifico para ele. Se não houver, o futsal não pode pretender sobreviver do futebol de campo. Infelizmente, deve ser assim. Vamos torcer para que alguma empresa se mobilize e apoie o ABC Futsal.

Anônimo disse...

No dia em que o América subiu para a série A em 2006, contra o Atlético-MG, teve jogo de futsal.

Foi o FUTSAL quem segurou a peteca e o orgulho e vaidade da frasqueira, mas como o futebol de campo tá por cima, agora querem desmerecer o futsal.

Brasileiro tem uma memória curta do caralho.