quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Essa foi ridícula

A torcida do ABC tem que dar um basta nesta situação, tem que tomar alguma atitude contra esta dita Imprensa Esportiva local. Nas ultimas semanas, o ABC apesar do bom desempenho dentro de campo vem sendo sistematicamente bombardeado. São noticias publicada que no mínimo visam tumultuar o ambiente Alvinegro. 

O João Paulo já foi vendido umas duas vezes, as cotas de Wallyson não seriam pagas e agora Cascata estaria de malas prontas para a Europa. É um verdadeiro estado de terror, o torcedor fica a mercê de qualquer um que investido, indevidamente, do poder da informação se aproveita para tirar algum proveito.

Ficam os pretensos Jornalistas, se comportando como uma torcida organizada dos dirigentes, quando o seu diretor ou dirigente $$$ é atacado, a represália é imediata. E ainda temos que escuta-los bradarem sobre a sua honestidade, virtude e estado de pureza virginal. Quando a verdade é que salvo honrosas exceções, essa cambada de comentaristas são meras marionetes. 

De ontem para hoje o comentarista Pedro Neto da Radio Globo, levantou a lebre de que Cascata seria vendido, alegando que uma fonte teria jorrado a informação. Coisa que criou um mal estar muito grande entre a diretoria do ABC, exatamente por que o time se prepara para uma sequencia decisiva de jogos e informações como essas são publicadas antes mesmo de checadas com a diretoria do Clube. 

Somente depois da publicação é que procuraram a direção Alvinegra, que negou a informação através do Presidente do ABC. Ele não gaguejou em nenhum momento. Veja o que o Rubens Guilherme falou;

“A fonte que passou a informação sobre a saída de Cascata é mentirosa e covarde já que não se apresenta. Eu desafio que apresentem qualquer tipo de prova sobre a saída do Cascata. Essa fonte só pode ser extraterrestre porque nunca houve nenhuma proposta. Querem tumultuar o ambiente do ABC que é bom. Isso é coisa de quem não está satisfeito com o momento atual do ABC, que nós assumimos sem crédito no mercado e estamos recuperando. A diretoria do ABC é formada por pessoas sérias, sem exceção. Não é apenas o presidente e o Paiva Torres. Todos os nossos dirigentes são sérios”.

Agora fico eu imaginando, um empresário bem sucedido como Rubens Guilherme tendo que atender certo tipo de metido a Jornalista pra desmentir, informações dadas como verídica, que nem sequer foram checadas antes de publicadas. É de perder o gosto pelo Futebol. 

O principal mandamento do Jornalismo é a checagem da informação, não se pode publicar nada sem que a informação seja checada umas duas ou três vezes antes da derradeira publicação. As fontes podem mentir, ou omitir a informação completa. Mas esse pessoal simplesmente não pratica o Jornalismo, são apenas garotinhos de recado. 

Ps1. Não sou formado em Jornalismo, por isso não uso a prerrogativa Jornalística em meus textos. Emito opiniões pessoais nos meus escritos aqui do Blog, exatamente por não ter o treinamento que a profissão exige. Agora, o grosso de nossa dita Imprensa Esportiva é comandada por profissionais de outras áreas. Usufruindo do diploma que nunca tiveram, achincalhando o bom nome dos verdadeiros profissionais da informação.

Ps2. Já que essa turma não sabe checar informações, sugiro assistir ao filme “O Preço de uma Verdade”[Clique aqui]. A história verdadeira conta como um Jornalista Norte-Americano fraudou parcialmente ou completamente, 27 de 41 matérias publicadas na revista The New Republic.[Clique aqui] Vale a dica de cinema, principalmente para os donos de Rádios locais.
Photobucket
Share:

4 comentários:

Só ABC disse...

Pedro Neto é um caba de pêia.

Safado de longas datas.

Se chutarem os ovos de Tadeu, quebra todos os dentes de sua boca.

fernando disse...

pedro neto é somente o porta voz dessas noticias. quem esta por tras de tudo isso é o tal de emilson tavares que fez e continua fazendo muito mal ao ABC! um sujeito ASQUEROSO cheio de traumas que ja devia ter se recolhido a sua insignificancia.

Gustavo Lucena disse...

Hipótese razoável e plausível essa levantanda pelo Fernando.

Luciano disse...

ET, o presidente Rubens deu a dica!