terça-feira, 13 de julho de 2010

Se for isso, preocupa

Amigos, vou retomar um assunto que prometi escrever a respeito na semana passada.

Não é de hoje que se fala em uma mudança nas peças que hoje formam o time titular do ABC. Especula-se na imprensa que Leandro Campos está em vias de modificar a meia cancha do Alvinegro, mais precisamente, promovendo a saída de Claudemir(Foto 1) e a entrada de Everton César.

Me preocupa essa mudança, mas deixa eu explicar. A função de Claudemir no time do ABC é clara, ajudar na saída de bola, e fechar o lado em que estiver jogando. Como Claudemir é meia de origem, o time ganha muito quando ele está bem nos jogos, isso por que ele ajuda muito a defesa e divide a responsabilidade de armar o time com o Cascata.

Algumas vezes, principalmente quando o ABC enfrenta equipes com um meio de campo mais rápido, defensivamente Claudemir não consegue cumprir sua função, criando também uma deficiência ofensiva já que ele redobra esforços defensivos. O reflexo disso é que Cascata fica muito isolado, sem produzir o que costuma, com toda a responsabilidade de criação em seus ombros.

Com a entrada de Everton César, que é volante de origem, a meu ver esse problema não será corrigido. O Everton cumpriria melhor o papel defensivo, mas ofensivamente ele não tem a mesma característica de Claudemir. Resultado, o Cascata permanecerá isolado e sobrecarregado.

A vocação deste time do ABC é ofensiva, principalmente por que defensivamente Tiago Garça é muito fraco e seus substitutos foram todos reprovados quando testados. Mudar a característica do time, a essa altura da temporada é pedir para perder. Não sei o que Leandro Campos poderia tentar, mas uma coisa é certa, se Claudemir apresentar um futebol menos irregular, deixa ele mesmo no time.

O que é que a turma acha? Comentem...
Photobucket
Share:

3 comentários:

José Alex Medeiros disse...

Eu particularmente gosto da função que o Claudemir exerce no time do ABC e concordo com o ponto de vista que vc colocou no post.

Everton César é um bom jogador, mas para mim ele não seria o substituto direto para a função que o Claudemir exerce hoje no time do ABC.

Abraços a todos do BPA

Luiz Felipe disse...

Concordo com o blog e acredito que o Ewerton Cesar seja o substituto do Ricardo Oliveira quando o mesmo estiver cançado.Na minha opinião com a chegada do novo meia esse problema será resolvido, pois não ficaremos totalmente dependentes do Cascata.Falando do jogo com o Confiança eu não gostei do jogo do Cascata principalmente no segundo tempo;tenho certeza que em duas bolas pela lateral esquerda ele entregou a bola para o time adversáro.Mascarado?!Realmente pensei que sim ,já que no intervalo ele falou que a torcida não devia tá "pegando no pé" pois o time tava jogando bem.Não gosto de fofocas e muito menos intrigas,como abcedista ,gosto de futebol ;fico triste com isso,já que admiro o futebol do Cascata e gosto de o ver jogar pelo ABC.Espero que isso não venha a acontacer de novo mas eu realmente fiquei muuito chateado com os erros de bola dele no último jogo.

Diego Ivan disse...

É essa é minha impressão sobre Claudemir e Eveton. mas vejo que existe uma pressão da midia para que essa mudança ocorra. Vamos ver se Leandro cai nessa conversa.