sexta-feira, 2 de julho de 2010

Apenas não deu...

Li e reli o que os escribas do BPA escreveram sobre a derrota do Brasil na copa, e vejo que entraram na pilha da imprensa e da torcida em geral em culpar Dunga e alguns outros jogadores pelo ocorrido. Em parte há razão, pois quem escala e treina é o maior responsável, e quem joga ou se esconde na partida divide esta responsabilidade, mas sou mais realista, perdemos por que não fomos bons e não temos jogadores para ganhar uma copa. Seja os que foram escalados e os que ficaram de fora. O esquema de jogo de Dunga, muito pouco difere do de Felipão em 2002, porém Scolari tinha um elenco melhor e mais capacitado, tinha um Ronaldo vindo de uma contusão, mas jovem, talentoso e com uma baita disposição para ganhar. Tinha um jogador como Rivaldo que mandou e desmandou no meio de campo e era o melhor do mundo (sacaram... MELHOR DO MUNDO). Dunga não faz milagre, agora imaginem se com este time limitado ele não tivesse tido o caráter de barrar a farra da imprensa e dos jogadores, e não tivesse dado um foco em um objetivo que era comum a todos e não a apenas alguns jogadores (se lembram também da família Scolari), e esta era a família Dunga.

Não vou discutir se jogador A ou B não era pra ter sido convocado, por que nunca na história deste país, uma seleção foi unanimidade, e todos tem as suas preferências e razões para querer determinado jogador na seleção.

Também penso que é chegado o momento de se pensar em rever o tipo de jogador que queremos na seleção, se é o astro de comerciais, o ex-craque que vive do passado, o que sempre tem ensaiado a comemoração do gol em coreografias de péssimo gosto, o que é apenas "esforçado", o que é cheio de modismo e fashionismo, ou jogadores que gostem de jogar bola e vibrem com o jogo.

Miremos na Argentina e vejamos em que uma seleção pode se tornar...

Pode ser que amanhã ela dance, mas será no melhor jogo da copa e contra uma equipe do seu nível.

Vocês querem um treinado mais desbocado e mal educado do que Maradona??? Impossível!!!

Mas ele tem verdadeiros craques em seu time, e conseguiu formatar uma equipe duvidosa em uma certeza.

Conseguiu dar um sentido de time a um aglomerado de jogadores.

Técnico é isto, afinal não há o que ensinar a jogadores de uma seleção, e que representam o que há de melhor em seu país.

Sejamos verdadeiros. Apenas não deu...
Share:

10 comentários:

Diego Ivan disse...

Amigo, eu adoro jogar futebol, nem por isso vou jogar na Seleção Brasileira. Na Seleção Brasileira vão os melhores jogadores, mas onde Dunga enfiou o talento. Se não os tinha, formasse.

As comparações com 2002 são descabidas.

Dunga teve quatro anos para renovar, treinar e convocar. Usou o 4-4-2 como esquema, e na copa usou a retenção da posse de bola na defesa e os contra-ataques como arma, sem qualquer variação. Dunga não revelou ninguém e entrega a Seleção uma das Seleções mais envelhecidas ao seu sucessor.

Felipão teve 15 meses para apagar um incêndio e levou o time para o Mundial. Convocou quem tinha que convocar. Usou o 3-5-2, esquema que não gosto, mas que treinado e com boas variações durante o jogo deu resultados. Felipão entregou ao Parreira uma Seleção montada, com varias caras novas, Edmilson, Lúcio, Ronaldinho, Gilberto, Gilberto Silva, Kleberson. Jogadores que formaram a base de 2006.

Dunga levou uma Seleção que se mostrou fraca e sem repertório para o Mundial. Desde a convocação sabíamos que havia montado mal uma escalação; os 6 volantes, os dois laterais esquerdos, o atacante reserva.

Dunga não faz milagre, mas teve quatro anos para renovar, cade o técnico para descobrir bons talentos? Se isso não é de responsabilidade do treinador, então é melhor colocar um macaco para treinar o Brasil.

O futebol do Brasil tem que revisto, isso concordo inteiramente com você e só nisso mesmo. Não pode ser a farra de 2006 nem o quartel de 2010, os jogadores tem que ser tratados como profissionais e ter atitudes profissionais.

Agora, passar a mão na cabeça de Dunga, jamais farei, principalmente cantei a bola tanto na convocação quanto o Felipe Melo.

Abaixo o Dunga e o Dunguimos. Os Dunguistas que durmam com o barulho das vuvuzelas Holandesas.

Torço que Dunga tenha muita sorte na vida, mas a milhas de distancia de um campo de futebol. E o Jorginho também.

Abraço!!!

fernando disse...

parabens pelo post.

Black Ace disse...

Diego, as comparações não são descabidas com 2002, pelo contrário, a questão é que não temos craques de bola, nem aqui e nem lá fora.

Ponto final.

Luiz Felipe disse...

Me desculpe Diego mas duvido que surgissem críticas se o Brasil tivesse ganho a Holanda.Por outro lado, acredito que a copa do mundo não é apenas o glorioso futebol;há dinheiro , há política ,há interesses mil nessa competição ;se o Brasil vence a Holanda chegaria com uma grande força nos outros dois jogos e teria reais chances de ser hexa;contudo , a próxima copa é aqui no Brasil,ainda não temos um título em casa ,acredito que todos os brasileiros inclusive eu cobiçamos mais esse título do que qualquer outro;a FIFA não iria deixar o Brasil ganhar dois títulos seguidos e ter sete mundiais na mão.O jogo de ontem teve duas caras:na primeira etapa o que realmente o futebol brasileiro é;na segunda um futebol contrário ao brasileiro, diferente,estranho,confuso,errado ,inseguro,perdido.E digo mais, a laranja só vai disputar o título se a FIFA intervir, por que o time holandês é fraco, previsível e covarde em campo,digno de um prêmio de teatro ou televisão ,em que um juiz idiota cai como um bobo.Arbitragem ridícula e errada,sem critério,tendensiosa.O camisa 11 da Holanda,Robben, um verdadeiro pipoqueiro, espertiho, covarde,foi a vítima do jogo sempre se escorando na arbitragem.Não adianta falar apenas do futebol em si,a FIFA faz o futebol que ela quer ;dessa vez para o Brasil não era sua hora.E esperemos pela Holanda em 2014,sempre odiarei esses laranjas nos gramados.Saudações alvinegras!!!

Paulo disse...

gostei do post de Black e dos comentários de Luis.

Gibson Azevedo disse...

Luiz felipe, que espero não ser o Escolari, qual a culpa que tem futebol holandes, por nos ter vencido limpamente em duas oportunidades distintas, em duas Copas do mundo? Querer imputar aos nossos adversários, a culpa dos nossos erros, é por demais leviano. Perdoe-me pela franqueza!... Falei franqueza, porque fraqueza, esta, é quase que uma exclusividade do nosso atual Selecionado. Culpa só dos jogadores? Não! E os sabe-tudo da nossa comissão técnica, que na empáfia de uma incomum ignorância, não fizeram um natural mea-culpa ante ao desastre consumado, cantado em prosa e verso e denunciados com a devida antecedência, por alguns destacados jornalistas da nossa imprensa esportiva? Será que essas Nulidades que dirigiam a nossa Seleção, não nos impuseram nenhuma influência negativa?
Qual era a substituição,que, naquele momento de dificuldade, o Sargentão Dunga lançaria mão, se as opções, as quais dispunha para energizar nosso time, eram placebos esportivos? Eram inóquos? E escolhidos criteriosamente por ele! E o seu Segundo, o Jorginho, que no aperreio das justificativas esfarrapadas, no aeroporto no Rio de Janeiro, disse: "o futebol não é uma matemática exata, não!"
Heim? Isso é cum nóis? - Pergunto como dizia, com frequência, o nosso ex-técnico Dunga.

"Meninos eu vi!" E digo mais: este homem, arremedo de Chefe, pela sua incompetência, já vai tarde!...

Diego Ivan disse...

Rapaziada eu me exalto muito quando falo a respeito, mas vejo que a ficha da turma só vai cair mesmo com o tempo. Não adianta nada bater em teclas que para mim, sem sombra de duvidas, são os principais motivos desta eliminação e pífia campanha.

Amigos, só o fato de não superar a campanha de 2006 significa que o Dunga não cumpriu as metas que ele próprio sempre apontou como motivos de sua contratação.

Foi oficialmente dispensado hoje, já vai tarde. Para mim Dunga não deixará saudades, conseguiu resultados que outros conseguiram e foram culpados por todos. Por mim ele é o responsável.

Pelo menos, nunca ninguém me acusará de pagar pau pro Dunga, enquanto alguns irão acordar com o pau do anão na boca.

Abraço!!!

Black Ace disse...

"Pelo menos, nunca ninguém me acusará de pagar pau pro Dunga, enquanto alguns irão acordar com o pau do anão na boca".

Diego, sem ofensas de forma alguma.
Educação acima de tudo. Se você não tem condição de aceitar contraditórios de suas opiniões, peço que reveja se vale a pena continuar escrevendo em blogs.
Veja que eu sou 8 ou 80 com quem me lê, uns gostam outros não, e por aí vai...
Mas sem ofensas e palavras de baixo calão.
Até que me provem que esta porcaria de seleção e o Brasil tem algum craque de verdade, eu afirmo que Dunga estava certo.

fernando disse...

o diego perdeu a compustura!o grande problema é que tem gente que não aceita a opnião contraria. respeito é bom e conserva os dentes meu caro diego!

Diego Ivan disse...

Black Ace, perai meu amigo, você me conhece, você acha que eu te ofendi? Acho que o Dunga mudou muito esse homi, logo esse homi. Calma aí cara.

Concordo com você nisso, a Seleção que o Dunga apresentou na Copa de 2010 não tinha nenhum craque, mas ele teve 4 anos para descobrir um ou dois. Então cadê as revelações do Dunga? Dunga estava errado.

Estou encerrando esse assunto, o tempo fará com que vocês acordem deste pesadelo.
Abraço!!!