sexta-feira, 2 de abril de 2010

A Jules Rimet e a Taça FIFA

A coluna Sexta da Copa volta a 68 dias do Mundial, nesta sexta eu trarei um pouco da história do objeto mais cobiçado do mundo, a taça entregue a todos os campeões mundiais.

A Copa do Mundo foi idealizada por Jules Rimet, isso todo mundo sabe, mas o que não se sabe é que originalmente a taça era chamada “Vitória”, passando a se chamar Jules Rimet em 1946 após a morte do criador das Copas. A criação artística ficou por conta de Abel Lafleur, feito de ouro e liga de prata numa base azul de lápis-lazúli, medindo 35cm e pesando 3.8kg. Tinha a forma de uma taça octogonal, apoiado por uma figura alada representando Niké, deusa grega da vitória.

O vencedor da Copa do Mundo recebia a posse transitória do troféu, o primeiro vencedor foi o Uruguai, ou definitiva caso alguma seleção vencesse 3 vezes consecutivas. Coisa que o Brasil conseguiu em 1970 quando venceu o Mundial, somado a dois títulos anteriormente de 1958 e 1962.

O que também não é muito difundido a respeito da Taça Jules Rimet é que antes de ser roubada em 1983 e desaparecer, é que a taça já havia sido roubada anteriormente. Após vencer o Mundial a Inglaterra realizou uma seqüencia de exposições do troféu, numa delas a taça foi roubada e achada 8 dias após o acontecido.

A Taça do Mundo FIFA substituiu a Jules Rimet em 1974, foi criação do artista Silvio Gazzaniga e fabricada por Milano Bertoni. A Taça mede 36,5 cm e é feita de 5 kg de ouro 18-quilates (75%) sólido com uma base (13 cm de diâmetro) contendo duas camadas de malaquita. A taça, que pesa 6.175 kg, tem duas figuras humanas segurando o globo terrestre.

As 5 seleções que já venceram a Taça FIFA, têm seu nome gravado na base da Taça. Diferente da Jules Rimet, não haverá pose definitiva deste troféu, talvez por isso a mística da Taça FIFA seja menor que o seu antecessor. Supõem-se que a substituição da Taça FIFA só ocorrerá quando o espaço destinado ao registro dos campeões for completado, isso deverá ocorrer em 2038.

A Copa da Africa irá desempatar algumas contas curiosas;

5 seleções venceram a Jules Rimet e 5 venceram a Taça FIFA. Caso alguma nova seleção vença o Mundial, ou o bicampeão Uruguai e a Inglaterra que vença, teremos mais uma Seleção recebendo pela primeira vez a taça FIFA.

A Jules Rimet foi prêmio em 9 Copas e a Taça FIFA também, na Africa isso mudará.

Confiram a lista dos títulos por taça.

Correção: O último título Italiano foi em 2006 não em 2010 como na imagem.

papoalvinegro@gmail.com
Share:

3 comentários:

Gibson Azevedo disse...

Êêêê.... Taça Fifa, vais precisar ralar muito para superar a mística da Jules Rimet. Esta, tão pequena, tão acanhadinha, mas, na sua essência, uma relíquia. Este pequeno símbolo - recordo com emoção -, foi, para muitas gerações de Brasileiros, o objeto de desejos mais caro àqueles olhos patrícios de então. Tão pequenina!, mas, tão mágica!... Através daquele amado amuleto, nosso país(viu Lula?)conseguiu destaque e respeito ante as nações civilizadas. Feito inédito de emoções imorredouras, que acasalou-se em nossos corações via esta fantástica arte coletiva chamada futebol. A história realmente não se repete, mas, quem sabe não se desdobra...
Lembro, com muito carinho, da primeira grande vitória que a nossa Nação alcançou através do esporte: a epopéia de 1958. Eu era criança - 5 anos. Os meus olhos infantis fotografaram com tintas vivas, indeléveis, as expressões e gestos de alegria que explodiam generosos, fartamente, no fácies de pessoas normalmente tão sisudas no cotidiano. Não dá para esquecer. Era, a mais pura das alegrias.
Por isto, Taça Fifa, tens muito ainda o que ralar!....

Gustavo Lucena disse...

O roubo da Taça Jules Rimet foi em 1983 e não em 1987.

Vlw.

Anônimo disse...

NOSSA TORCIDA PARA QUE O BRASIL LEVANTE NOVAMANTE A TAÇA E OS BRASILEIROS, TÃO NECESSITADOS DE ALEGRIA.

SERIA BOM CORRIGIR A DATA DE VITÓRIA DA ITALIA NA FOTO , FOI 2006 .... TENHO FÉ QUE ONDE SE LÊ 2010 ESTARÁ O BRASÃO DA MELHOR SELEÇÃO ( BRASILLLLLL )

SIBÉRIE ANDRADE