sábado, 10 de abril de 2010

Campeonato do Nordeste

Não queria escrever sobre o Campeonato do Nordeste ou Liga, como queiram, principalmente por que não ouve nenhum anúncio oficial por parte da CBF, muito menos uma nota oficial no site da entidade. Por isso as tabelas, regulamentos e tudo mais que vemos nos meios de comunicação não passam de meros factoides daqueles acostumados com as velhas orelhinhas. Mas me vejo obrigado a comentar pontos do que já se sabe e sugerir uma reflexão do que se está propondo até agora.

É inegável que se a Liga do Nordeste retornar nos moldes do que um dia já foi, será um salto esportivo/financeiro que os Clubes do NE darão no caminho da autossuficiência. O Campeonato do NE oferecia no final dos anos 90 uma excelente cota de televisão a todos os Clubes envolvidos na competição, vaga ao Campeão na extinta Copa Commenbol e Copa dos Campeões, mas principalmente calendário com jogos aos sábados e domingo, durante o primeiro semestre quando os Clubes não disputavam nada além dos Estaduais e Copa do Brasil.

O que é que a Liga está oferecendo agora aos Clubes nordestinos? Oferece uma cota de televisão nos moldes da anterior e jogos nas quartas-feiras concorrendo com todas as competições nacionais e internacionais, num período que abranges Serie A, Serie B, Serie C, Serie D e finais da Copa do Brasil/finais da Libertadores e Sul-americana. Além de em seu primeiro ano concorrer com a Copa do Mundo.

Vejam vocês que essa é apenas uma análise superficial, já que outros fatores podem promover um fracasso total dessa iniciativa. Mesmo assim o principal fator que pode arruinar os planos dos nossos Clubes é o desinteresse deles próprios na competição. Já começa a circular a noticia que os Clubes poderiam utilizar a competição para dar rodagem aos jovens talentos. Agora eu pergunto, quando foi a ultima vez que alguns dos leitores saiu da casa para ver um campeonato Sub-20? Eu nunca... Principalmente pagando ingresso.

Eu continuo batendo na tecla que esta competição não deveria começar em 2010, já que o calendário está super estrangulado devido a Copa do Mundo. Em 2011 daria para organizar melhor essa competição, quem sabe até articulando uma segunda divisão, ou então, ajustando o início das disputas para fevereiro de 2011 com término no máximo em agosto. Além de por força judicial a CBF ser obrigada a permitir a realização da competição por mais dois anos, no caso em 2012 e 2013.

Do jeito que se desenha a Copa do Nordeste retornará não como a principal competição dos nossos Clubes, mas sim como apenas um caça niqueis enfadonho, já que nem as torcidas deverão apoiar os Clubes, que dificilmente priorizarão a disputa desta competição, ou seja, já nasce menos interessante esportivamente que os Estaduais.

A idéia é boa, mas o fracasso está desenhado, ou ninguém se lembra da última edição?

papoalvinegro@gmail.com
Share:

2 comentários:

Pernanbuco disse...

Olha, do jeito que estão armando o retorno da Copa NE, vai ser um fiasco. Eu não to nem ai o negocio é o Leão voltar para a primeirona.

Vicente Prudencio disse...

Independentemente de Copa do Mundo, acho muito amadorismo alguém querer organizar uma competição assim, do dia para noite... É preciso se planejar melhor para a volta da Copa do Nordeste, pois do jeito que está a possibilidade de fracasso é enorme... Acho que tem algo acontecendo nos bastidores, algo sujo...