
O “general”Rinus como era conhecido pelo estilo autoritário, introduziu no futebol já em 1971 quando técnico do Barcelona artifícios como a linha de impedimento. Em 1974 campeão Espanhol pelo Barça, resolveu aceitar o convite da Koninklijke Nederlandse Voetbal Bond(Federação Hoandesa de Futebol), para assumir o cargo de técnico na Copa.

O mundo se assustou com o futebol da laranja mecânica após a vitória do time sobre a Bulgaria, quando os primeiros sinais da revolução no futebol apareceram. A revolução do general durou exatos 4 jogos, os jogos contra a Bulgaria, Argentina, Alemanha Oriental. e Brasil.
Muitos se questionam o que aconteceu para tornar alguns bons jogadores como Neeskin(foto2), Resenbrinck, Krol(foto2) e o gênio


Pena que a revolução não perdurou até a final, pelo menos do lado Holandês. A Alemanha Ocidental usou da mesma metodologia como antidoto ao futebol total da Laranja. Mesmo o Rinus Michels não conseguiu anular o que havia criado, os conseguiram o primeiro tempo da decisão por 1 a 0. Mas no segundo, além do peso da camisa, a Alemanha mostrou categoria e superou o adversário virando o marcador. Poderia se dizer que é mais um caso onde a criatura venceu o criador.
Certo é que o general Michels mudou o mundo do futebol, mudou a maneira de se jogar futebol. Michels modificou o futebol ideologicamente, eu diria que, a partir dele todo o mundo pode praticar o futebol de maneira que equipes medianas pudessem superar equipes mais qualificadas. O futebol tem em Michels um dos seus grandes nomes.
papoalvinegro@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário