sábado, 5 de dezembro de 2009

Grupos da Copa do Mundo-2010 - Minha análise

Todo o mundo está dando pitacos sobre os grupos da Copa do Mundo de 2010.

O próprio Diego Ivan fez uma ligeira análise sobre o grupo da seleção da CBF.

Eu adoro Copa do Mundo, apesar de nos últimos anos não ter torcido muito para a seleção canarinha. Em 2006 aliás eu me diverti um bocado em ver aquele bando de babacas boçais sendo eliminados e a Rede Globo ficando com cara de otária.

Sem mais delongas, vamos fazer uma análise teórica dos grupos.

GRUPO A

Sem sombra de dúvidas o mais equilibrado e complicado de toda a Copa.

Pior para a África do Sul, país-sede, que terá que encarar 3 pedreiras. Desde 1930, sempre a seleção anfitriã passou da primeira fase. Nunca esta tradição esteve tão ameaçada, principalmente se o treinador dos sul-africanos continuar sendo o fraco Carlos Alberto Parreira. A impressão é justamente essa, falta um treinador que entenda do riscado para comandá-los. Eles só poderão aspirar alguma coisa se mudar o treinador.

A França deve disputar com um time envelhecido, mas é o favorito para passar de fase. O problema é a falta de alguém para substituir Zidane e o treinador não parece ser dos mais simplórios.

O México vai para a sua 14a Copa e nas últimas 4 sempre vem passando da 1ª fase. É uma seleção enjoada e tarimbada que em anos anteriores encarou pedreiras como Holanda, Itália, Croácia, Bélgica e Portugal e sempre ficou entre os 2 primeiros.

O Uruguai conta muito mais com a longíqua tradição do que com o futebol, pois é uma seleção limitada.

Meus pitacos: A princípio, México (1º) e França (2º).

GRUPO B

Depois de uma classificação dramática, a Argentina pegou um grupo relativamente fácil. Não deverá sofrer sobressaltos, principalmente se apresentar a sua habitual garra e se Messi resolver jogar a bola que joga no Barcelona. Especula-se que Guus Hiddick poderá ser coordenador técnica da AFA, sendo o braço direito do Maradona. Se isso acontecer, os hermanos ganham e muito, pois o holandês entende do riscado e é considerado uma lenda na Coréia do Sul e na Austrália.

A Coréia do Sul quer mostrar que o bom desempenho de 2002 não ocorreu somente porque foi sede. E não quer repetir o mesmo erro de 2006, quando deixou de passar da 1ª fase por bobeira.

A Nigéria é aquela coisa imprevisível, típica do futebol africano, é oito ou oitenta. Pode dar um show de bola, ou então abrir as pernas em razão de uma bebedeira na noite anterior ou de uma briga com a federação local por conta das premiações. Tem a tradição de contar com jogadores talentosos. Vai brigar com o futebol mais disciplinado dos coreanos pela 2ª vaga.

A Grécia foi campeã européia em 2004, mas apresentando um futebol nefasto e horroroso. Deverá jogar com a bundinha na parede e só irá longe se seus adversários forem muito incompetentes.

Meus pitacos: Argentina (1º) e Coréia do Sul (2º).

GRUPO C

Eu diria que teoricamente é, ao lado do Grupo F, a baba da Copa do Mundo.

Inglaterra e EUA deverão passar com certa facilidade.

Os ingleses devem fazer os 100%, pois tem uma seleção forte.

Os yankees entram credenciados pela campanha na Copa das Confederações e pela consolidação de sua liga de futebol profissional, que ajudou a formar uma geração de bons jogadores, alguns dos quais atuam no futebol britânico.

Eslovênia e Argélia só deverão fazer número.

Meus pitacos: Inglaterra (1º) e EUA (2º).

GRUPO D

Um grupo interessante e equilibrado, mas somente para definir a 2a vaga.

A Alemanha vem mais forte e madura que em 2006 e sempre passa da 1ª fase com relativa facilidade, mesmo nos anos mais complicados. A camisa alvi-negra com detalhes vermelhos e amarelos pesa e bota medo nos rivais.

Pela 2ª vaga, o bicho vai pegar entre Sérvia, Gana e com menores chances a Austrália.

Os sérvios possuem uma das seleções mais talentosas da Europa. E olhe que eles nunca convocam Dejan Petkovic, desafeto da federação local mas que tem um grande apoio popular.

Gana também vem com uma seleção forte, mas assim como a Nigéria, imprevisível.

Austrália luta para repetir 2006, tem jogadores experimentados, mas não terá o mágico Guus Hiddick no banco nem pegará um grupo composto por seleções de um mesmo nível técnico de seu escrete, como aconteceu na Copa passada.

Meus pitacos: Alemanha (1º) e Sérvia (2º).

GRUPO E

Outro grupo complicado, em que não é possível fazer qualquer previsão segura.

Holanda pinta como favorita, tem uma seleção talentosa e passou como um trator nas eliminatórias. Deverá ficar em primeiro lugar.

A Dinamarca possui um futebol burocrático, mas eficiente. Nas vezes em que entrou na Copa, sempre passou da 1ª fase. Mas encontrará dificuldades diante de Holanda e Camarões.

O Japão possui uma liga nacional forte, mas a sua seleção é um tanto ingênua, como foi demonstrado em 2006, quando não passou na 1ª fase em um grupo no qual teria chances reais de fazê-lo.

Camarões volta a Copa do Mundo e com a missão de não dar a bobeira que aconteceu em 2002, quando deixou escapar a classificação para as Oitavas-de-finais. Conta com Samuel Eto´o, mas será que é suficiente? De qualquer forma contará também com o apoio da torcida africana.

Meus pitacos: Holanda (1º) e Camarões (2º).

GRUPO F

Itália deverá passar sem sobressaltos, pois pegou um grupo em que mesmo não querendo, passa da primeira fase.

A segunda vaga deve ficar com a Seleção Paraguaia por falta de opção.

Eslováquia é a reba da antiga Tchecoslováquia e Nova Zelândia não precisa de qualquer comentário.

Meus pitacos: Itália (1º) e Paraguai (2º).

GRUPO G

Ao contrário de 1998, 2002 e 2006, a seleção da CBF vai encarar adversários mais qualificados.

Se jogar com o mesmo rebolado, descompromisso e arrogância da última Copa, eles rodam na 1ª fase, mesmo sabendo que as camisas amarela/verde e azul/branca são as mais temidas do planeta.

Costa do Marfim é a seleção africana mais preparada desta Copa. Além de Drogba, tem vários jogadores que atuam em grandes clubes do futebol europeu, o que já o credencia a ir longe.

Portugal, apesar do Cristiano Ronaldo, vem em baixa desde a saída do Felipão do comando. Vai ter muitas dificuldades e o jogo de estréia contra a Costa do Marfim será vital.

Dizem que a Coréia do Norte é o grande enigma da Copa, muito mais pelo regime ditatorial, personalista e fechado que acontece por lá do que pelo futebol propriamente dito.

Meus pitacos: seleção da CBF (1º) e Costa do Marfim (2º).

GRUPO H

O mais insosso sem sombra de dúvidas.

A Espanha é uma seleção sem sal, deve passar fácil por conta do grupo fraco, mas não deve ir muito longe, como sempre aconteceu nas outras Copas.

O Chile está muito bem treinado, acho que eles tem grandes chances, mas para isso terão que superar o ferrolho suíço, uma espécie de ASA de Arapiraca europeia, a seleção mais sem graça desta Copa, que todo o mundo certamente quer vê-la longe da Copa.

Honduras, sem comentários.

Meus pitacos: Espanha (1º) e Chile (2º).

No final de junho a gente passa aqui para saber quantos acertei e quantos errei.

Gustavo Lucena
Share:

4 comentários:

Diego Ivan disse...

Amigo Copa do Mundo é show e por se tratar de futebol todo mundo tem seu pitaco, vou aqui dar os meus.

Grupo A

África do sul roda pq sofre com quase todos os seus atletas estarem na Europa e pior, na reserva sem jogar. Fatal para qualquer selecionador, o fraco Parreira não terá o que fazer.

Se o Uruguai resolver o problema de meio de campo o classificado ficará entre os três.

Briga entre Uruguai, França e Mexico.

Grupo B

Grupo mangaba para a Argentina, mas os hermanos historicamente costumam se atrapalhar em jogos faceis.

Briga entre Argentina e Nigeria.

Grupo C

Inglaterra em primeiro e briga pela segunda vaga, mas aquela famosa empafia disfarçada de fleugma pode tira-los do primeiro lugar.

EUA tem um time sólido, sem qualidade técnica, mas muito pragmático, 1 a 0 é goleada.

Eslovênia é a mesma incógnita que a de 2002, quando foi ao mundial da Ásia. Alguns jogadores, mas não se sabe se o conjunto tem algum valor.

Inglaterra e EUA ou Eslovênia.

Grupo D

Um grande favorito(Alemanha), e um carrossel do capeta das outras três seleções.

A Servia pode apresentar bom futebol, mas se for a Copa como das outras vezes, negará fogo.

Gana é uma equipe perigosa, bons jogadores com experiencia em sua segunda Copa. Resta saber se alguns veterano como Essien e Asamoah Gian terão o desempenho da Copa passada.

A Austrália é a incógnita, tem uma geração experiente em Copas, alguns jogadores de destaque como o Breciano, no mês da Copapode encontrar o seu futebol. Nada espetacular, mas capaz de uma grande zebra.

Alemanha e os outros, um pouco de favoritismo pra Servia.

Grupo E

Grupo complicado de se fazer prognosticos.

Camarões depende do excelente Eto'o, simples assim, não tem grandes destaques além do goleiro Kameni.

A Dinamarca até teve futebol de qualidade quando os irmãos Laudrup estavam na ativa, mas o fato é que o futebol dessa seleção não será expetacular como no passado.

Japão é uma brincadeira, não vejo a menor possibilidade de classificação.

Holanda tende a nadar de braçada, se Van Pesie, Roben, Van der Vaart e Snajder estiverem bem. O problema é que com o 4-3-3 como única opção tatica, fica dificil fazer alguma coisa diferente se esses atletas não estiverem em forma.

Holanda e Camarões ou Dinamarca.

Grupo F

Itália até tropeça, mas sempre chega.

O Paraguai se repetir as eliminatórias fará bom papel.

O resto é o resto.

Itália e Paraguai.

Grupo G

Nesse grupo é Brasil e mais um. O problema é esse, já que se ficar numa segunda posição no grupo pode significar uma eliminação diante da Espanha nas oitavas.

Coréia do Norte é uma incógnita, mas deve ser o mesmo futebol asiático de sempre, velocidade e só. Pode tirar pontos e se fizer isso decidirá o grupo.

Portugal apesar do retrospecto recente pode subir de acordo com seu craque maior, Cristiano Ronaldo.

Costa do Marfim pode aprontar e muito, tem um grande craque (Drogba), e bons valores espalhados pela europa (Iaia Toure do Barça e Kolo Toure do Manchester City).

Brasil ou Costa do Marfim ou Portugal.

Grupo H

Espanha deve nadar de braçada.

A Suiça tem a força fisica como ponto positivo, e isso pode ser problema para o Chile. Tecnicamente é sofrível.

Se superar os problemas da baixa estatura dos seus atletas, deverá se classificar.

Honduras é brincadeira.

Espanha e Chile ou Suiça.

Abraço!!!

tomás turbano disse...

Depois desta segundona, o que Black Ace disser, eu assino em baixo.

E aí black, o que é que vai dar?

MÚSICA F. C. ! A VOZ DAS ARQUIBANCADAS. disse...

Falou e disse. Vamos aguardar os acontecimentos da Copa.

Viralatta disse...

Hahahaha Asa de Arapiraca da Europa!! Muito boa!!