quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Série C que o ABC vai encarar em 2010 é uma merda

A imprensa local está cantando em verso e prosa que a Série C que o ABC encarará em 2010 está qualificada e já não é o inferno de 2007, pois será disputada por apenas 20 clubes.

Na minha visão, a atual fórmula de disputa da Série C é uma merda. Além disso, é muito mais deficitária do que nos tempos em que a competição era inchada com 64 clubes, mas tinha uma fórmula de disputa digna, sem mata-mata.

É anacrônica a divisão dos grupos em números ímpares (4 grupos com 5 clubes cada), onde sempre um clube sobra a cada rodada, o que pode dar margem a manipulações de resultados.

Além disso, ela é disputada no famigerado mata-mata, onde não há manobras para recuperação, como ocorre no sistema de pontos corridos e mesmo na antiga Série C inchada.

E o mais absurdo, em apenas 10 jogos o clube já está na Série B.

No que tange as finanças, é um torneio deficitário em todos os aspectos.

Além de não ter a ajuda da CBF, o ABC só realizará no máximo 7 jogos no Frasqueirão, isso se chegar às finais.

Na Série C 2007 o ABC jogou 16 vezes no Frasqueirão e teve uma arrecadação milionária, coisa que não acontecerá mesmo se o Mais Querido chegar a final, pois são poucos jogos.

Entendo eu que a nova diretoria que assumir precisa buscar a afirmação política nos bastidores e tem que brigar para alterar esta famigerada fórmula de disputa, de forma que a Série C seja bem mais lucrativa e interessante para os clubes.

Talvez uma filiação à FBA possa ser uma alternativa de buscar força e expressividade política.

Só mesmo a imprensa local para não consegue enxergar a encruzilhada em que se meteu o Mais Querido.

Gustavo Lucena

Photobucket
Share:

7 comentários:

MÚSICA F. C. ! A VOZ DAS ARQUIBANCADAS. disse...

De cinco clubes ( na primeira fase ) deveriam subir 3, assim deveria seguir um trianguar e classificava dois.

Assim seguia até o final.

O melhor mesmo é um campeonato de pontos corridos da terceira divisão.

Jacson Artson disse...

Será uma grande pedreira realmente, só espero que consigamos fazer um bom elenco. Quando digo bom elenco, me refiro a qualidade técnica e não a nomes de peso.

Se houver alguma alteração na serie C, creio que será apenas para 2011 e se a FPA assumir tal competição.

Eu preferiria que fosse pontos corridos, onde os 4 melhores colocamos disputassem um quadrangular ou até mesmo uma semi-final e final.

Resta aguardar!

Paulo disse...

Sem dúvida o que iremos encontrar na Série C é o Diabo. Sem dinheiro vindo da Promotora do Evento (CBF) e com poucos jogos a competição já inicia com défice. Lamentável toda essa situação do ABC. Gustavo tem razão ao afirmar que só a pressão dos dirigentes, imprensa desportiva e acrescento o torcedor poderá melhorar o caixa (Finanças) das equipes da Terceirona. Será que todos topam brigar com a Madrasta?

Diego Ivan disse...

Amigos, o Gustavo sempre tem uma visão extremada das coisas, mas na maioria dos casos ele tem razão, e eu não posso discordar nesse caso.

Será pedreira como foi o de 2007, mas o fato é que o pior é jogar sem ter o dinheiro de deslocamento, talvez por isso a CBF tenha reduzido drasticamente o numero de jogos da competição.

Abraço!!!

Carlos César disse...

A REALIDADE É QUE NOSSO ABC NÃO É AUTO-SUSTENTÁVEL!!!
NÓS SÓ TEMOS ÊXITO A NIVEL NACIONAL QUANDO RECEBEMOS APOIO FINANCEIRO VINDO DE POLITICAGEM, COMO OCORREU EM 2007. DEPOIS QUE OS POLÍTICOS RETIRAM SEUS TALÕES DE CHEQUE DA JOGADA, ACABOU-SE... ESSA DÍVIDA ATUAL DO ABC VÊM DESDE 2008, DO INÍCIO DA SÉRIE B DO ANO PASSADO; O ABC DEVE SALÁRIOS A JOGADORES QUE ESTIVERAM AQUI ANO PASSADO, AINDA... E ASSIM FOI GERANDO ESSA BOLA DE NEVE QUE HOJE CHEGA A MAIS DE DOIS MILHOES E MEIO DE REAIS! A REALIDADE É ESSA. SÓ NOS DESTACAMOS QUANDO RESPALDADOS POLITICAMENTE, IGUAL ESSES TIMES INTERIORANOS QUE RECEBEM AJUDA DAS PREFEITURAS, CUJAS CAMPANHAS VARIAM DE NOTÁVEL A VERGONHOSA, AO GOSTO DO PODER MUNICIPAL.
NÃO TEMOS ABNEGADOS, NÃO TEMOS MAIS PATROCÍNIO, NÃO TEMOS UMA RELAÇÃO DE SÓCIOS QUE REALMENTE AJUDE FINANCEIRAMENTE O CLUBE, O ESTÁDIO ESTÁ SE MOSTRANDO UM VERDADEIRO ELEFANTE BRANCO E NOSSA TORCIDA NÃO SE CONSCIENTIZA QUE HOJE EM DIA NÃO SE FAZ MAIS FUTEBOL COM INGRESSO A CINCO, DEZ REAIS. MUITO DIFÍCIL, A SITUAÇÃO... SEM CONSCIENTIZAÇÃO, NÃO VEJO MELHORA NEM DE LONGE.

Anônimo disse...

SOU OBRIGADO a CONCORDAR com Carlos César.

Quando a galera de 2007 foi embora a água subiu no pescoço.

A galera do dinheiro.

Freddy Augusto disse...

Só há uma esperança do formato da Série C mudar pra 2010... É a FBA passar a geri-la tornando viável financeiramente através de patrocinadores.

O formato atual, realmente não dá espaço pra, quem comete um erro, se recuperar, e em nada previlegia os times de torcida que têm nas arrecadações uma fundamental fonte de renda.

Sds alvinegras!