domingo, 20 de setembro de 2009

E agora “véio”, caem os dois?

Algumas semanas atrás o matemático e estatístico Felipe Arraes, americano assumido, profetizou que as equipes que não fizessem 30 pontos até a 25ª rodada dificilmente escapariam do rebaixamento, ou seja, estariam rebaixadas ao final da competição. Na 25ª rodada o ABC soma 25 pontos e o América soma 28 pontos.

E aí, caem os dois?

Eu já disse aqui, ou em um post, ou em um podcast, que estatísticas não podem ser levadas tão a sério, são projeções baseadas em valores que não são verdades absolutas. Essas analises utilizam os resultados de campeonatos anteriores para que se possa produzir modelos matemáticos capazes de prever o comportamentos das equipes na competição. Mas como prever comportamentos de equipes como o Avaí na Serie A e São Caetano na Serie B? Como prever contusões, cartões e arbitragem?


Amigos, aconselho aos torcedores nada de preocupação. Não adianta nada se deixar envolver por informações que não são definitivas, o futebol e resolvido dentro de campo, e como todos sabem o futebol é um dos poucos esportes em que a zebra está presente em cada partida. Por isso digo, ambas as equipes podem cair, ou uma das duas pode escapar, ou nenhuma será rebaixada, fiquem tranqüilos que na 38ª rodada não restará nenhuma duvida a respeito.

Não questiono a capacidade do matemático, mas não aceito essas projeções que não tem base real para calculo, é calcular o nada.

PS: Confere os papéis de parede do post logo abaixo.

Photobucket
Share:

0 comentários: