segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Combinação de resultados ideal para o ABC: 24a Rodada

Conforme comentei com Diego Ivan no PodCast, tem gente na imprensa e alguns matemáticos que estão com o complexo de Miriam Leitão e já decretaram o rebaixamento do ABC, tudo porque foi cantado a bola de que o time que não conseguisse chegar aos 30 pontos na 25a rodada, segundo a ótica desses "visionários", estaria irremediavelmente rebaixado.

Esse pessoal não leva em conta que, mesmo que o ABC não pontue mais até a 25a rodada e fique um bom tempo estacionado nos 22 pontos (TOC! TOC! TOC!), ainda assim é possível que o Mais Querido engrene uma seqüência de 13 vitórias seguidas e com isso some 39 pontos, alcançando 61 pontos e podendo até, dependendo das combinações de resultados, obter o acesso a Série A.

Este blogueiro entende que a matemática para se manter na Série B deve ser feita a cada rodada, "step-by-step".

E por conta disso, passarei a acompanhar cada rodada individualmente, analisando quais as combinações de resultados que interessam diretamente ao ABC.

Eu não posso dizer com precisão qual será o "ponto de corte" para a permanência, mas é plenamente possível fazer projeções sobre qual combinação de resultados interessa ao ABC.

É sabido que o Mais Querido ainda depende de suas próprias forças, porém, quanto mais essas combinações beneficiarem o nosso clube, mais rápido ele sairá da zona.

Por isso, sem mais delongas, vamos analisar a 24a rodada.

COMBINAÇÃO DE RESULTADOS IDEAL PARA O ABC - 24a RODADA:

Guarani X Figueirense - INDIFERENTE
Portuguesa X Ponte Preta - INDIFERENTE
Paraná Clube X Juventude - EMPATE
Ceará X Vila Nova-GO - CEARÁ
Ipatinga-MG X Bragantino - BRAGANTINO
São Caetano X Vasco - INDIFERENTE
ABC X Bahia - ABC
Duque de Caxias X Fortaleza - EMPATE
Brasiliense-DF X América-RN - BRASILIENSE
Atlético-GO X Campinense-PB - ATLÉTICO-GO

Se essa combinação for acertada em 100%, a classificação da Série B será a seguinte:

10) Brasiliense-DF-33pts/10v
11) Bahia-30pts/8v
12) Paraná Clube-29pts/8v
13) Vila Nova-GO-29pts/8v
14) Ipatinga-MG-29pts/7v
15) Juventude-28pts/7v
16) América-RN-27pts/8v
17) ABC-25pts/7v
18) Duque de Caxias-25pts/6v
19) Fortaleza-24pts/6v
20)Campinense-PB-23pts/7v

Com essa combinação, o ABC já estaria a apenas 2 pontos para sair da zona e na outra rodada teria mais um "confronto direto", jogando em Goiânia contra o Vila Nova.

Ou seja, haveria a possibiliade de, ao chegar na 25a rodada, o ABC, mesmo sem chegar aos propalados 30 pontos, poderá ter saído da zona.

A quem se interessar acompanhar as combinações de resultados e como ficaria o desenho da Série B, acesse ao Simulador de resultados.

Gustavo Lucena

Photobucket
Share:

1 comentários:

Rodrigo disse...

Rapaz, ainda bem que o ABCZÃO já joga amanhã. Até agora não "engoli" a perda dos 2 pontos há apenas 30 segundos do final do jogo. Foi triste, parece que só vamos sair da ZONA no fim do campeonato, tem nada não, o importante é não cair.