segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A formatação da Série B 2010 começa esvaziada

Ontem foi confirmado o acesso de América-MG, Guaratinguetá-SP, ASA-AL e Icasa-CE para a Série B 2010.

A exceção do time mineiro, as demais equipes não têm a mínima tradição.

Em comum a todas elas está o fato delas ou não terem torcida, ou serem de torcidas minúsculas.

É lamentável que clubes com melhores arrecadações e maiores públicos como Paysandu e Rio Branco-AC tenham ficado de fora. Queria que o time acreano tivesse subido porque poderia haver a possibilidade de mudança na fórmula de disputa da Série B, que foi excessivamente regionalizada (ao invés dos originais 2 grupos de 10 foram 4 grupos de 5) por causa da presença dos times da região Norte e do Mato Grosso, que acarretam em altos custos de deslocamento. Sem os times do Norte na Série C e com mais times do Nordeste/Centro-Sul, a fórmula de disputa e o interesse na competição aumentaria.

O estádio do ASA não tem capacidade nem estrutura para receber partidas da Série B, portanto é possível que mande seus jogos em Maceió.

O Guaratinguetá é da mesma estirpe de Santo André, São Caetano, Ituano, Bragantino, Barueri, etc., ou seja, são times com presença de público ridídula.

Sobram América-MG e Icasa. O primeiro é uma espécie de Portuguesa/América-RJ/Alecrim, é um time simpático para as grandes torcidas locais e que só enche estádio quando disputa uma competição decisiva e com o apoio das torcidas de Atlético-MG e Cruzeiro. O Icasa é um time de grande projeção no Ceará, confesso que não conheço o tamanho da torcida deles. Pode ser que surpreendam e tenham bons públicos, principalmente se enfrentarem Ceará e Fortaleza.

Como podemos ver, a formatação da Série B 2010 começa esvaziada, principalmente se for confirmada a queda dos times nordestinos para a Série C. ABC e Campinense estão com um pé na cova, Fortaleza parece querer também sua cadeira cativa na zona e o Bahia também ameaça entrar.

Gustavo Lucena

Photobucket
Share:

3 comentários:

João Maria disse...

Essa conversa de time com torcida é balela. Ganharam as equipes mais organizadas e que se prepararam melhor. Para o Nordeste foi muito bom, pois as duas equipes que subiram vão substituir as duas que deverão cair. O exemplo claro é o do ABC, a torcida vai a campo, mas o time não joga nada e deverá ser um dos rebaixados para a série C.

Black Ace disse...

Gustavo, vc está esquecendo que o sport e fluminense deverão fazer parte de tchurma na segundona do ano que vem, que com isto ganha em interesse nacional das redes de tv.

Unknown disse...

Gustavo...o senhor torce para o ABC de Natal e vem me falar que esse time pífio é maior do que o América-MG??? A única coisa que seu time tem o meu também tém que é o decacampeonato... Só que com uma diferença...enquanto aqui em Minas jogamos com clubes campeões brasileiros como Atlético e Cruzeiro...Vocês jogam clássicos com os Potiguar com ou sem Y...Se time de futebol fosse medido pela torcida, o nordeste teria o maior número de títulos brasileiros...Porém não é assim né verdade...Agora, contente-se com a Série C em 2010, pois é o lugar que vocês merecem estar...(Alías, só estão na B porque o acesso para times do nordeste é a coisa mais fácil do mundo...jogar com CSA-AL, com Icasa-CE...