quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Estadual 2010

A FNF definiu hoje a formula de disputa do Estadual do ano que vem, vou explicar como será, depois eu comento;

Serão 10 equipes, ABC, América, Alecrim, ASSU, Corintians, Potiguar Mossoró, Baraúnas, Potyguar de Currais Novos, Santa Cruz e o vencedor da segunda divisão.

A competição será dividida em três fases.

Na primeira fase cada equipe realizará nove jogos, jogos de Ida. Ao final da primeira fase será declarada campeã a equipe que somar mais pontos em relação ao segundo colocado. Caso a diferença de pontos entre o primeiro colocado e o segundo for inferior a 3 pontos, será realizado jogo extra com vantagem para a equipe com maior numero de pontos.

Na segunda fase se repete a formula de disputa da primeira, sendo realizados os jogos de volta.

A terceira fase será a final do Estadual, serão dois jogos entre os vencedores de cada fase.

Caso uma única equipe vença os dois turnos, não será necessária a realização da terceira fase.

O Campeão Estadual terá vaga garantida na Serie D.

Os Campeões da primeira e segunda fase terão direito a vaga na Copa do Brasil.

Do Blog: Achei a formula um pouco puxada para os times pequenos, fica complicado para equipes do interior manter os elencos até o final.Quero crer que isso não aconteça, mas o fato é que possivelmente tenhamos um final de campeonato bastante esvaziado, facilitando as coisa para os lideres da competição.

No lado financeiro é pior do que parece, sem finais, não tem cristão que faça os jogos do estadual darem mais que 5 mil pagantes. Para os pequenos é pior, como é que eles vão levar a folha de pagamento até o final das fases, se com quatro ou cinco jogos já podem estar fora da disputa pelo título da fase.

Uma coisa é certa, a melhor equipe leva a competição, mas leva sem que os pequenos realmente estejam disputando o campeonato.

Quando o regulamento for publicado no site da Federação eu o colocarei aqui.

Photobucket
Share:

2 comentários:

Gustavo Lucena disse...

A formula de disputa sem sombra de dúvidas é bastante justa, vai premiar o time mais regular.

No entanto, eu preferia a seguinte fórmula: uma primeira fase com 2 turnos, ida e volta, pontos corridos. Ao final classificaria os 4 melhores para as semi-finais e finais.

No Camp. Brasileiro é fácil e viável organizar competições em pontos corridos, pois a quantidade de premiações (título, libertadores, sul-americana, acesso de divisões) e punições (rebaixamento) garante disputas em todos os patamares. No Estadual realmente o buraco é mais embaixo.

Quanto a questão das rendas, só quem de fato bota gente no estádio é o ABC, o mequinha (quando este estar bem) e o Potiguar-M.

Se houver planejamento e equilíbrio por parte de todas as equipes, é possível crer num bom campeonato.

Gibson Azevedo disse...

O comentário de hoje não é para abordar o tema da tabela para o próximo Campeonato Estadual, e sim, para lembrar a todos a tabela de sua vida,Diego; pois hoje, dia 13 de agôsto, é o dia do seu aniversário. (Não me contive de noticiar o fato a todos quantos lêem o seu blog.)
Abraços, felicidades sempre!...
Saudações Alvinegras!!!!!!