sábado, 4 de julho de 2009

Não gostei

Esse uniforme que Ivan está vestindo é o modelo numero três proposto pela diretoria alvinegra. Esse modelo foi usado apenas na entrada da equipe em campo, carece de autorização do Conselho Deliberativo para que a utilização seja liberada.

A minha opinião sobre o modelo é clara, não gostei, mas confesso que fiquei tentado a comprá-lo dada a excentricidade da camisa. Não pelo cinza ou prata, já que em 2007 havia rasgado elogios em relação a camisa prateada que Ranieri utilizou na Serie C daquele ano. Não gostei do modelo, que não passa de uma copia do atual, que convenhamos é pouco criativo.

Ivan e o uniforme numero três
(Foto: Alex Régis/Tribuna do Norte)

Quando se lançam uniformes numero três a única intenção é incrementar as vendas, mas algumas outras coisas deveriam ser levadas em consideração, talvez seja o caso de se adotar uma regra interna para a utilização desse uniforme. Também poderia se adotar uma regra para se evitar aberrações como as que vimos durante todo o ano.

Então eu sugiro que:

1º O Conselho Deliberativo aprove como definitivo os padrões atuais de jogo como oficiais, independente de ser Padrão 1 ou 2.

a) Padrão1: Camisa, calções e meiões na cor branca.
b) Padrão2: Camisa listrada preta e branca, calções e meiões pretos;

2º A camisa ou uniforme três só poderiam ser utilizados em jogos fora de casa, no seguinte caso:

a) Se o uniforme do time adversário impedir, total ou parcialmente, que os padrões 1 e 2 sejam utilizados. Somente com a impossibilidade dos outros padrões é que o uniforme três deverá ser utilizado.

3º Jamais utilizar o uniforme três em partidas realizadas em casa.
Seguindo essa regra se evita que algum aloprado tente descaracterizar o ABC, tentando seguir exemplos como os do Corinthians e Palmeiras que rasgam a tradição ao entrar em campo com uniformes sem qualquer historia.

Na Europa, onde essa pratica é largamente difundida, os clubes criam esses uniformes para se evitar a descaracterização dos uniformes tradicionais. Eu confesso nunca ter visto o Real Madrid jogando em casa com um uniforme que não seja o todo branco.

As idéias de marketing são interessantes mas podem ter efeito contrario, talvez fosse melhor para a ERK lançar o uniforme 2009 antes de criar algo novo nesse momento.

Quem me conhece sabe que eu sou entusiasta de idéias como essas, mas tudo deve seguir um certo padrão para não virar uma esculhambação.
Photobucket
Share:

2 comentários:

Anônimo disse...

Partilho do seu entendimento.

Sds Alvinegras.

Abecedista.

José Alex Medeiros disse...

Olá Diego Ivan,

Compartilho com a sua idéia. Sobre a camisa, não gostei dela. Na minha opinião, acredito que ficaria melhor ela toda prateada, sem as linhas com tons de cinza e sem as ombreiras pretas.

Abraços,