quinta-feira, 9 de julho de 2009

Botando pingos nos is.

Vou comentar a entrevista que JT deu a Tribuna do Norte hoje.
Os meus comentários estarão em azul.

“O ABC ainda tem um time ruim, mas o elenco é muito bom. Quando digo isso, não quero atingir ninguém e acredito que vá melhorar. Por exemplo, o Real Madrid fez um time de galáticos e não ganhou nada, era ruim. O Flamengo fez o time dos sonhos, com Edmundo, Romário, Sávio e outros e também não venceu. Precisamos encaixar essa equipe”, opinou.

O time do ABC é ruim e o elenco também. Isto vem sendo apontado desde o estadual.

De acordo com o presidente, o atual elenco é qualificado. Ele cita jogadores em todas as posições da equipe com experiências em Série A do Campeonato Brasileiro e até no exterior, como exemplo para justificar sua teoria e defende sua própria capacidade de contratação. “Eu trouxe uns 300 jogadores já para o ABC que deram certo. Posso citar alguns como Sérgio Alves, Robgol, Reinaldo Aleluia, Marcão, Mário César, Geraldo, Juninho Petrolina, Fabiano Gadelha, Bebeto entre outros tantos que saíram daqui como ídolos. Além disso, revelamos outros tantos aqui como Sandro, Wallyson, Nego, Teci, etc. A nossa categoria de base é uma das mais organizadas e nossa estrutura faz inveja a qualquer clube”, defende-se.

Já comentei aqui sobre estas contratações do passado de Tadeu. Ele acertava no começo de sua administração porque ela ainda não era centralizada, desta forma o mérito não é apenas dele , mas também dos que participavam ativamente da direção e conselho. E ratificando o que digo, observem que a maioria dos bons jogadores que estão nesta lista, foram contratados entre os anos de 1998 e 2001. Há um bom tempo atrás. Com relação as categorias de base digo que passa por média.

“Com os mesmos critérios técnicos fomos campeões vários anos, caímos em 2001, é verdade, mas nesse ano procurei o poder público, as empresas, os amigos e não conseguimos nada. Tínhamos perdido a Sam’s e, sem recursos, não podemos fazer nada naquela época. No entanto, com a ajuda de amigos como Paiva Torres, um dos que mais colocou dinheiro aqui dentro, Leonardo Arruda, Flávio Anselmo e outros, conseguimos voltar. Fomos campeões em 97, 98, 99, 2000, 2005, 2007 e 2008, sempre com esses critérios”, relembra.

Viram como ele se contradisse agora a respeito dos critérios técnicos???
Que eu saiba a Sam's ainda mantinha o patrocínio em 2001.
Tadeu usa a velha tática de enaltecer os títulos estaduais para mascarar o fiasco em campeonatos nacionais. (com uma única exceção em 2001 na Copa do Brasil).

Esse currículo extenso de títulos parece deixar Judas Tadeu seguro quanto às contratações e sua forma de administrar. “Não vou mudar, não tem porquê. Ouço os ex-presidentes, como Leonardo Arruda, Rui Barbosa e outros tantos, mas não vou dar ouvidos a quem nunca fez nada aqui, que nem conheço. Estou de alguma forma ligado ao clube há 40 anos e desconheço a atuação de alguns que agora querem opinar”, desabafa.

O velho ditador de sempre. Não escuta e nem aceita opiniões de ninguém, e usa o fato de ter 40 anos de janela para isto.
E eu com 34 como é que fico???

Segundo Tadeu, uma nova mudança de treinador, nesse momento, seria muito ruim para o ABC. “Se o treinador sair é pior para o ABC. Quem chegar vai pedir mais contratações e o ABC está em dificuldades. Levamos azar em não ter conseguido ainda um meia de ligação diferenciado e um atacante matador, mas estamos resolvendo isso. Os machucados estão voltando e logo veremos os resultados”, espera.

Concordo com não-saída do treinador agora, mas não foi o azar que impediu a contratação de bons jogadores, e sim incompetência mesmo, além da eterna espera pela recuperação dos chinelinhos.

Judas Tadeu surpreende quando confessa que o projeto Heriberto da Cunha fracassou. “Não culpo o treinador. Quando contratamos ele, tínhamos a aprovação de todos, inclusive da torcida e da imprensa. Teve conselheiro que, mesmo com a demora no acerto, disse para a gente esperar, pois valeria à pena. Infelizmente não valeu”.

Minha aprovação uma pitomba... Nunca me deixei enganar por aquele entregador de camisas.
Com exceção de um amor incontido de um certo radialista por HC, ele nunca foi aplaudido pela imprensa esportiva do RN.

A análise financeira

O presidente do ABC, Judas Tadeu, confirma que o Alvinegro vive um momento difícil financeiramente. O dirigente não nega que atrasos salariais possam afetar o rendimento de uma equipe, mas não acredita que este seja o caso abecedista.

Pois acredite, a menos que tenha uma inocência de recém nascido.

Tadeu revela que está em busca de empréstimos e parcerias para conseguir colocar a folha de pagamento dos jogadores e funcionários em dia. “Estive no comércio, nos bancos e estou viabilizando o pagamento referente ao mês de maio e, em breve, o de junho também. Pela conversa que tivemos com o elenco e com os funcionários percebemos que eles confiam na gente, por isso que não acredito em resultados ruins por causa desse atraso”, diz.

A origem dos débitos atuais estaria em um desequilíbrio ocorrido ainda em 2008. A diretoria confirma que o clube não estaria, à época, preparado para lidar com as contas da Série B, bem mais altas que a Série C, originando débitos que desaguaram no ano de 2009.

Deixou claro o despreparo em lidar com segundona ano passado.
É o velho problema de não saber administrar, e isto leva a quebradeira.

A análise política

O capítulo da análise política parece ser o que mais irritou o presidente do ABC. “É muito sério. Geralmente quando o clube está brigando politicamente não é bom”, antecipa. “Porque o time não está ganhando o culpado é Judas Tadeu. Tenho a consciência tranquila, mas posso lhe dizer de coração aberto, o problema maior no ABC hoje é de disputa política”, reforça.

Concordo em parte, porém Tadeu não disse que quando o time ganha, foi por obra dele.
Tudo ao bônus, nada ao ônus.

Judas Tadeu afirma que tem, por direito, de acordo com o estatuto do clube, condições de se reeleger e afirma que isso incomoda muita gente. Para o atual presidente, sua administração fez o clube crescer e acumular patrimônio e isso fez muita gente “crescer os olhos”. “Hoje o ABC tem patrimônio, não tem dívidas trabalhistas, é um clube organizado, por isso muita gente quer. Antes ninguém queria. Se a minha diretoria me convocar novamente, vou pensar a respeito, mas lhe digo, não sou o dono do ABC”, ressalta.

concordo com o "crescer os olhos". Será que não tem dívidas trabalhistas??? Até pouco tempo atrás JT enchia boca pra dizer que o ABC era o único clube do Brasil que não devia a ninguém, e hoje...
Assuma que você vai se candidatar de novo. Não venha com esta história de "Se a minha diretoria me convocar novamente", você se acha sim, dono do ABC.
Mas apenas se acha...

Judas revolta-se com algumas críticas e reafirma que vem conversando com conselheiros e diretores visando evitar a formação antecipada de campanha política, ou a formação de palanques eleitorais dentro do clube. “Aceito críticas, desde que não veja nelas uma forma de promoção de outras pessoas em detrimento da minha imagem e principalmente a do ABC”, dispara.

Nunca aceitou críticas de ninguém, masmo as construtivas.

O presidente do ABC, Judas Tadeu conclui a entrevista fazendo uma autoanálise: “Errei muito. Quero ver quem não erra. Só quem não contrata errado é quem nunca contratou, mas tudo que fiz foi para o bem do ABC e acertei na maioria das vezes. Podemos mudar essa situação, mas precisamos muito da união de todos os abecedistas. Precisamos da diretoria, dos jogadores, da comissão técnica e trazer a torcida de volta”, conclui o dirigente.

Concordo com tudo, menos quando diz que acerta na maioria das vezes.

JT é um sério candidato aos prêmios: Óleo de peroba e Sandálias da humildade 2009.

Photobucket
Share:

8 comentários:

Anônimo disse...

O time ideal, com os que estao machucados no momento, é bom na teoria. Se funcionará no campo, é outra coisa.

A Sam's não patrocinou o ABC em 2001, é verdade.

É injusto você botar todo mundo no mesmo saco, no caso dos "chinelinhos". Ranieri deslocou o ombro contra o Fortaleza. Juninho quebrou o braço.

Você deveria pedir a cabeça do médico Roberto Vital se acha que ele está conivente com isso. Ele se pronunciou sobre o caso Simão, que foi, na minha opinião, o único caso real de "chinelinho".

Concordo com vários de seus comentários, mas do jeito que você escreve, talvez venha a concorrer ao prêmio de Sandálias da Humildade 2009 também.

Bruno.

Luciano disse...

Francamente, se JT for colocado novamente como o presidente do ABC (como ele deixou claro) estamos fadados a mais fracassos.
Será que não há ninguém competente que peite esse homem?

Black Ace disse...

Não acho este time bom. Com todos jogando é no máximo regular. Me aponte um jogador diferenciado deste time??? Tem que ser um que não varie tanto o futebol e contusões.

Em 2001 o ABC estampava na camisa o patrocínio da Sam's (ainda tenho esta camisa)

Concordo com vc quanto a não generalizar, mas simão não é o único chinelinho, Sandro e Saci também estão fazendo corpo mole.

Dr. Roberto Vital se pronunciou sobre Simão e disse claramente que o safado não tinha clinicamente nada, o que se tem de saber é por que demoraram tanto em dispensá-lo.

Se o que escrevi e escrevo aqui e no Bom Combate estiverem errados, então eu e 90% da tchurma teremos que dormir calçados com as famigeradas sandálias, porém só postei o óbvio. O problema é aceitá-lo.

Abraços Bruno.

Anônimo disse...

Caro Black Ace,

No atual elenco, acho jogadores diferenciados, nas suas respectivas posições, Gaúcho, Bosco, Sandro e Alex Oliveira. Uma grata surpresa é o Leonardo, que tem sido bem regular, excetuando-se o episódio da expulsão. Acho que Nonato, Ivan e JP podem nos dar algumas alegrias nesse campeonato.

Essa semana, eu estava conversando com um funcionário graduado da Sam's e ele me falou, espero que a história nao se repita, pois no ano que não patrocinamos o ABC, em 2001, o ABC caiu para a C.

Concordo que o time desse ano está mais fraco do que o do ano passado, especialmente o time do final do segundo turno, com Fabiano Gadelha, Everton e Alexandre Oliveira, mas acho este grupo melhor do que o de outros times acima do ABC na classificação, como Juventude, Fortaleza, Ceará, Paraná e Bragantino.

Não sei quanto a Saci, mas que eu saiba Sandro foi aconselhado a reforçar mais a musculatura para nao sofrer novas contusões. O próprio Artuzinho falou algo a respeito disso.

Como eu falei antes, o problema não é ter opiniões, mas sim assumir que as mesmas são verdades absolutas.

Saudações Alvinegras,
Bruno.

Diego Ivan disse...

Tenho que concordar com Black Ace, não tem como ver o elenco do ABC como muito bom. Se fosse realmente bom os resultados falariam por si.
Realmente, o numero de contundidos é questão de sorte, mas a demora de alguns é muito suspeito. Quebrar braço ou deslocar ombro é fatalidade, mas alguns são chinelinhos mesmo.
Boa vontade todo mundo teve nesse ano, mas a quota de erros est´a a muito superada, quero resultados.
Vamos acabar com esse protecionismo com os atletas de futebol, isso mesmo, são atletas. E isso é futebol profissional, se fosse futebol de pelada, se fossem peladeiros poderiam ter qualquer rendimento dentro de campo que ninguém reclamaria.
Quanto ao texto, está mais do que na cara que JT quer postergar a discussão exatamente para que a próximo eleição possa ser feita ao arrepio da lei, ou no minimo que a oposição não tenha tempo para se organizar e montar uma chapa. Quanto menos se discutir as eleições, menor a capacidade de argumentação. Menor o tempo para se verificar o estatuto e assim promover eleições limpas.
É incrível a ingenuidade de alguns alvinegros.
Como sempre um texto muito acido, parabéns Black Ace.

Abraço!!!!

Anônimo disse...

Caro Diego Ivan,

Eu nao disse que o elenco e muito bom, eu disse que o time ideal, formado pelos melhores jogadores do elenco e bom, e eu continuo achando isso. Um time com Paulo Musse, Bosco, Gaucho, Leonardo, Roque ou Rogerinho; Audalio, Erandyr, Sandro, Alex Oliveira; Ivan e Nonato; e um bom time, na minha opiniao.

Nao me acho ingenuo, apenas tenho uma opiniao diferente da sua.

Voce menciona os chinelinhos sem dar nomes. Assim voce coloca o nome de todos no DM sob suspeicao, inclusive os profissionais medicos!!! Pelo que eu sonheco da carreira e dos profissionais Sandro e Rogerinho, nao acredito que eles estejam fazendo corpo mole. Nao conheco os jogadores Tiano e Fabio Saci, mas nao vou acusa-los sem ter mais informacoes a respeito. Conheco a reputacao e capacidade do Roberto Vital, e tenho certeza que se ele desconfiar de algum atleta, ele passara a informacao para a diretoria.

Vale a pena lembrar que boa parte dos erros cometidos em contratacoes esse ano foram indicados por HC. Dos que ele indicou, so se salvaram Gaucho e Erandyr (quando nao esta com preguica de jogar).

Nao toquei no assunto eleicao. Acho que Judas nao deve se perpetuar la, mas a opcao que esta pintando ai, com Jose Adecio e o candidato que ele esta propondo (Oswaldo Cruz) e de dar calafrios.

Bruno.

Diego Ivan disse...

Bruno, sobre as eleições eu disse em relação ao texto, não ao que vc disse.
Quanto a ingenuidade, eu falava de maneira genérica, não em relação ao que vc escreveu.
Os jogadores, Sandro, , Ranieri, Rogerinho e Juninho claramente não tem o perfil do chinelinho, os outros não confio.
Quanto as contratações, não é a primeira vez que JT bota grana na mão de treinador. Não lembra do Mauro? Podemos concordar?
Quanto ao seu time, é o que o ABC tem de melhor, mas não sei se é melhor que seus concorrentes, pelos menos ainda não respondeu dentro de campo. Somente nesse trecho eu falei diretamente sobre o que vc comentou.
É bom ter opiniões como a sua, não sou radical, nem dum lado nem do outro.

Abraço!!!

José Alex Medeiros disse...

Eu ainda não tenho uma opinião definitiva sobre JT e o elenco do ABC (tema do post em questão). Vejo pontos positivios e negativos em JT e no elenco. Prefiro, no momento, analisar melhor (pensar melhor) os dois casos para "poder bater o martelo" nessa questão.

Abraços a todos,