segunda-feira, 1 de junho de 2009

A Copa em Natal e o combate à corrupção.

Passada a euforia da escolha de Natal como sub-sede da Copa do Mundo, acho que o primeiro passo tem que ser a organização de uma ação conjunta entre as instituições com o fito de combater qualquer ameaça de corrupção ou desvio de verba pública que possa ser cometido.

Ontem era pra ser motivo de total alegria. Porém, entre os mais conscientes, fica aquele ceticismo no que tange a corrupção deslavada que se avizinha com essas obras. Já apareceu muito político querendo enganar o povo dizendo que foi ele quem trouxe a Copa para cá.

Empreiteiras parecem abutres famintos prontos para avançarem na carniça.

Espero que Natal não siga os mesmos passos do Rio de Janeiro, onde foram torrados R$ 4 bilhões com um evento de 5a categoria como o Pan e que a cidade não melhorou em nada, aliás os problemas só aumentaram por aquelas bandas.

Espero que haja uma mega-parceria entre Ministério Público Federal-Polícia Federal- ABIN-Ministério Público Estadual-Polícia Civil-OAB-Defensoria Pública e setores da sociedade civil para combater os gatunos. As obras terão que ser exclusivamente com recursos privados.

O Governo Federal tem que gerir diretamente as obras públicas aqui na Cidade do Sol. Ele não pode fazer que nem fez no Pan-2007 e dar carta branca para a Prefeitura administrar recursos federais. Do contrário, o rombo vai ser enorme.

O Rio Grande do Norte tem uma representação política medíocre. Natal então parece a Gotham City da vida real, pois boa parte dos vereadores comprovadamente estão envolvidos em esquema de corrupção e mesmo assim deitam e rolam com a coisa pública. E pelo jeitão de alguns edis, eles estão sedentos para faturar alguns milhares nesse canteiro de obras que se instalará em Natal.

Por isso é bom as instituições policiais ficarem de olho bem aberto. A sociedade civil também tem que fazer sua parte. Esse blogueiro sempre que possível vai desmascarar alguns oportunistas que querem usar a Copa com fito eleitoreiro. E se eu ver notícias cabeludas e bem embasadas, farei questão de repercutí-las por aqui.

O Brasil não estava preparado para receber uma Copa do Mundo, tampouco Natal. Como a escolha foi feita, só nos resta fiscalizar e combater os corruptos. Que novos De Sanctis, Di Grandis, Júlios Rochas e Protógenes surjam para atormentar a vida dos gatunos e ratos podres soltos por aí.

Gustavo Lucena
Photobucket
Share:

0 comentários: