quinta-feira, 23 de abril de 2009

O ABC tem que vencer a guerra fria.

Não queria escrever nada hoje até por que Gustavo Lucena foi brilhante no resumo do jogo Atl. Paranaense 3 x 1 ABC, mas vou aqui tentar fazer um misto de analise/projeção do futuro alvinegro, ou nem uma coisa nem outra.

O ano de 2009 está pintando como mais um daqueles anos que o alvinegro terá de apagar da sua memória, inúmeras chances do destino e inúmeros contratempos. A má preparação vêm prejudicando o rendimento do time dentro de campo. A diretoria se faz de desentendida e não assume publicamente a responsabilidade de alguns atos, em alguns momentos se trata de destempero em outros despreparo e pior do que isso é a má fé de alguns.

O inicio da temporada foi ridícula, a fase de treinamentos começou muito atrasada, o ABC foi o ultimo a começar a trabalhar com bola. Na verdade o alvinegro começou a trabalhar com bola na semana de estréia da competição Estadual.

Jogadores contratados como verdadeiros tapa-buracos, Gleydson, Washington, Tales, Fabiano Silva, Moré e Diogo, foi uma espécie de me engana que eu gosto da diretoria alvinegra.

Critério?

Alegações de que o mercado estava fechado, de que estava difícil fechar com os jogadores para o Estadual, isso somente reflete a política das cortinas de fumaça(Clique aqui e Aqui para ver textos anteriores sobre o assunto). Essas desculpas só tentavam mascarar que o planejamento para 2009 começou atrasado e de maneira conturbada.

Para completar o inicio ruim a demora em fechar com o técnico Heriberto da Cunha, digo mais, a verdadeira insistência em um nome que conta em seu currículo com poucos sucessos e muitos brilharecos, prejudicou o andamento das coisas.

Seria HC um falso brilhante?

HC também é vitima do Fantasma das Improvisações.

O Estadual começa e sem nenhuma surpresa o ABC decepciona no primeiro turno. É claro que até eu não estou imune ao fascínio que o ABC cria em seus torcedores, em alguns momentos cheguei a acreditar que o time iria engrenar, mas se provaria incapaz à medida que as rodadas se desenrolavam. Olha o fantasma das improvisações ai gente.

Reforços chegam numa tentativa de recuperar a galhardia de outras batalhas, mas os erros iniciais continuam cobrando o seu preço no segundo turno. Os reforços se mostraram bons mas em pouca quantidade sempre faltaram nos momentos decisivos, a lateral direita permanece órfã mesmo com Simão ocupando aquele espaço no campo. A falta de reservas para algumas posições trazem de volta o fantasma das improvisações, enquanto o ABC não preencher todas as posições titulares e reservas essas improvisações deixarão suas marcas negativas. Nada contra que entra na fogueira, mas nunca vi ninguém de sair de dentro uma fogueira sem estar queimado.

Quando todo mundo pensava que o ABC iria se acertar, iria conquistar o Estadual mesmo cometendo os mesmos erros do inicio, os próprios jogadores não conseguiram traduzir em campo uma pretensa superioridade e fomos eliminados. Fomos por que o torcedor nessas horas sente mais que os jogadores, que estão ali sendo pagos para jogar.

A Copa do Brasil é outro capítulo, com a eliminação de hoje o ABC só participará mais uma vez dessa competição em 2011, se conseguiu uma vaga em 2010. Chances de vencer o fraco (defensivamente) Atlético Paranaense não faltaram, mas a atitude do time e a escalação da equipe para o segundo jogo do confronto levantam mais algumas perguntas. O fantasma das improvisações novamente deu as caras.

ABC: Ranieri; Juninho, Gaúcho e Ben Hur; Élton, Marquinhos Mossoró, Erandir, Gabriel, Rogério e Rogerinho; Valdir Papel.

Cade o ataque do time?

Será que a postura da equipe alvinegra contra o Potyguar foi culpa só dos jogadores ou do treinador?

No jogo de hoje o técnico HC escalou o ABC no 3-6-1 mesmo sabendo que o precisaria vencer o adversário para se classificar. Quando passou a equipe para o 3-5-2 a postura da equipe mudou.

Atenção Gustavo Lucena:
(Tinha prometido a mim mesmo não falar mais a respeito, simplesmente por acreditar que nada será feito)

Sócio-torcedor? Eu preferiria que alguem viesse a público informar que nada será feito a respeito.

Para a Serie B o ABC precisará de reforços, não sei se eles virão, já que o Paulistão terminou e ninguém daquelas bandas pintou para as vagas carentes. Os PRE-contratados bateram asas e foram para outras pastagens. Os que permanecem por aqui podem procurar campos mais verdejantes se nada for feito.

Amigos o futuro se mostra mais vermelho do que se possa imaginar, a guerra fria interna do ABC a cada dia afasta quem tem opinião e $$$ para investir. Temos que acabar com essa guerra fria alvinegra, afastar os cânceres que fazer o elefante definhar de maneira visível, tanto nas arquibancadas quanto no gramado.

Não quero ter que escrever a respeito de mais um fracasso no final do ano, muito menos sobre uma tragédia. Meu desejo é comemorar um trabalho bem feito, alcançando o principal objetivo do ano ou não. Está cada dia mais complicado ter que encarar essa dura realidade que se avizinha.

Com a palavra os mandatários do ABC Futebol Clube.

PS. O ABC volta a campo em um Clássico contra o América no dia 1° de maio, fora de hora, mas pelo menos se trata de um amistoso de caridade promovido por um patrocinador de ambas as equipes.
Photobucket
Share:

2 comentários:

Jogo Aberto disse...

bom dia!
voltei com o blog, tinha parado mas estou de volta agora.

Anônimo disse...

Moré jamais pode ser considerada um má contratação. Moré saiu do ABC e fez muito gol pelo ICASA. No Brasil é assim, o cara não vai bem mandam embora. Diego ( ex-santos ) teve uma fase ruim no Bayer, mas hoje tá comendo a bola. Fase ruim passa, mas no Brasil não esperam, mandam o cara embora...