domingo, 15 de fevereiro de 2009

3 anos depois...de volta ao Machadão!

A última vez que assisti um jogo no Machadão foi em fevereiro de 2006.

Foi o ABC x américa no qual eu tenho excelentes lembranças.

Primeiro porque eles estavam por cima da carne-seca e recém-promovido a Série B e o ABC estava cambaleante e bagunçado, já apresentando uma tendência de que sequer se classificaria para a Série C daquele corrente ano.

A minha primeira alegria foi o afastamento da corda. Os alvi-rouges estavam todos pimpões da vida achando que só porque haviam obtido o acesso eram agora os donos da maior torcida do RN. No entanto, a velha Frasqueira de guerra foi chegando, ocupando seu espaço e... "Uh! Tá apertado! Uh! Tá apertado!".

E a PM, para desespero da versão alvi-rouge do ExtraTerrestre (Alex Pandang), foi afastando a corda em direção a torcida rosa. E o Frasqueirão do Machadão voltava a ser ocupado por seu verdadeiro dono, a Frasqueira.

O melhor no entanto, foi o jogo. O time do ABC era horroroso e só ficava na retranca. Só deu 3 contra-ataques durante o jogo. E foram 3 gols, dois dos quais marcados por Ivan. Os rouges por sua vez, esbarraram num Adriano inspiradíssimo.

Foi talvez a única grande alegria do ABC naquele maldito 2006.

No jogo de hoje, o ABC em tese entrará por cima e eles virão doidos, comendo grama. Ou seja, é o ABC que entrará como o bambambam. No entanto, a verdadeira Frasqueira, que vai comparecer em massa hoje ao Machadão (não sejamos hipócritas: a torcida do ABC que frequenta o Frasqueirão tem um perfil diferente daquela que vai ao Machadão hoje) não aceitará o rótulo, e se recusará a andar de salto-alto. Até porque o time do ABC, apesar de estar bem colocado na tabela, está jogando um futebolzinho digno de Série B...do Estadual.

Por isso, hoje é dia do time comer grama e jogar com vergonha na cara, porque a Frasqueira não aceitará outro resultado senão a vitória.

Machadão, lugar ideal para o Clássico

Olha, eu adoro o Frasqueirão, é nossa casa, é a grande arma do ABC nas competições.

Porém, acho que os jogos contra o rival devem ser sempre no Machadão, independente de quem seja o mando de campo, independente do estádio municipal ser tão mal administrado e esteja numa situação de semi-abandono, além de ser considerado por muitos um estádio ultrapassado.

O Frasqueirão já demonstrou ter plenas condições para abrigar o clássico, porém existem outras razões para que ele sempre seja jogado no Machadão, dentre as quais destaco a arquitetura do estádio. A forma circular permite uma melhor divisão das torcidas bem como uma flexibilização dos lugares ocupados por cada uma das torcidas. Tem-se a divisão inicial de 50% e a medida que forem chegando mais pessoas, o cordão cede.

Outro fator determinante infelizmente é a questão da violência. No Machadão existem 2 grandes vias (Prudente e Romualdo) nas quais fica mais fácil para dispersar as diferentes facções rivais, dificultando o encontro delas pelo menos nas proximidades do estádio. No Frasqueirão, só tem a via da Rota do Sol e o encontro das facções é bem mais provável de acontecer. Infelizmente os tempos em que ABCdistas e torcedores do rival andavam juntos e se misturavam cada vez mais ficam para trás, tudo por causa de uma minoria de marginais infiltrados nas torcidas que nem sabem o que é uma bola. Além disso, as diretorias de ambos os clubes estão ocupadas por radicais que tomam medidas que só provoca o ódio e a discórdia. Ano passado foi o melhor exemplo disso, quando os Pandangs e Emilsons Tavares da vida roubaram a cena com seus radicalismos irracionais e quem pagou o pato foram as 2 torcidas.

E por fim, vale também a própria tradição do clássico. No RJ, p. ex., o Vasco, mesmo sendo detentor do mando de campo, joga os clássicos no Maracanã. Nem Eurico Miranda, no bojo de sua arrogância, conseguiu derrubar essa tradição.

Cumpre frisar ainda que, mesmo com o Frasqueirão, o Machadão nunca deixou de ser da Frasqueira. Afinal, o Machadão é do povo, e em Natal, o povo se chama ABC.

Gustavo Lucena
Photobucket
Share:

0 comentários: