segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008: Os fatos que marcaram o ABC neste ano que se encerra.

Gente, é de praxe do ser humano sempre fazer um balanço do que aconteceu a cada ano que se encerra.

Como um ABCdista crítico que sou, vou postar uma listagem de fatos que marcaram a vida do Mais Querido em 2008.

Num aspecto geral, foi uma temporada de altos e baixos. Diria que foi um ano nota 6,5.

Vamos aos fatos, que estão divididos em várias categorias:

TOP 10 do ABC

1-Ivan: Numa temporada em que o ataque alvinegro foi um fiasco, o bigode comandou as ações. recuperou o status de ídolo maior da Frasqueira após a saída de Wallyson e pela irregularidade de Ben-Hur. Era dito por muitos como um semi-aposentando, que só aguentaria jogar o 2o tempo, porém, com o desenrolar da Série B e com a fragilidade técnica de seus companheiros, foi se firmando e se tornando a esperança de gols da Frasqueira. Não por acaso foi o goleador do time na temporada.

2-Fabiano Gadelha: Foi o grande responsável pela manutenção do ABC na Série B. Até hoje a Frasqueira lamenta não ter contado com seu futebol mais cedo. Trouxe uma elegância há muito não vista no meio-campo, principalmente após pegar o ritmo de jogo. É um atleta de nível Série A, e no qual vale a pena o ABC investir os tubos para contar com seu talento.

3-Bosco: Chegou com a difícil missão de substituir Nêgo. No entanto, sua contratação acabou sendo um tiro certeiro. Mesmo tendo certas limitações no que tange ao fôlego, mostrou uma habilidade peculiar e faro de gols. Quando jogava livre, sem preocupação de marcar, era uma arma poderosa, que compensava a fragilidade dos atacantes. Também provou que é atleta Série A, tanto é verdade que o Vitória o contratou.

4-Márcio Hahn: Volante que também deixará saudades pela sua garra e por saber sair jogando. Seu futebol cresceu e muito principalmente quando passou a atuar ao lado de Éverton e Alexandre Oliveira, que eram atletas de alto gabarito. Mais um atleta com credencial Série A.

5-Jean Carioca: Numa temporada em que o ABC não revelou jovens valores, Jean Carioca demonstrou ter sido um bom investimento. Jovem e contratado a baixo custo, trouxe bons dividendos para o ABC, pelo menos dentro de campo. Pena que no final da temporada tenha sido vítima de inúmeras contusões, que apareceram justamente no momento em que surgiram inúmeras especulações sobre seu futuro.

6-Paulo Musse: Em ínumeras jornadas carregou a vacilante defesa ABCdista, impedindo derrotas ou mesmo goleadas. É um goleiraço. Esperamos que possamos contar com ele para a Série B 2009.

7-Alexandre Oliveira: O volante ganhou espaço após as saídas de Adelmo e Jean PB e teve substancial contribuição na manutenção do Mais Querido na Série B. Além de destruir jogadas, sabia sair jogando. Formou com Hahn e Everton um baita trio-de-ferro no meio-campo ABCdista.

8-Rogerinho: A importância deste atleta foi realmente sentida após a saída do mesmo. Era uma peça-chave nas jogadas ofensivas do ABC. Com sua saída, criou-se um buraco no setor esquerdo no qual o time do ABC nunca mais se recuperou.

9-Ranieri: Foi importantíssimo no Estadual e quando foi acionado na Série B, deu conta do recado. Seu espírito de grupo foi extremamente importante. É um lider nato que tem o respeito da Frasqueira, principalmente agora, quando renovou com o time para 2009. Vai entrar com a moral em alta.

10-Ben-Hur: Não teve o mesmo rendimento de 2007. Aliás falhou inúmeras vezes. Porém, é um atleta que sempre imporá respeito e liderança dentro de campo.

Lideranças e exemplos

1-Ben-Hur: Mostrou caráter dentro e fora de campo. Fora de campo mostrou ser um cidadão decente e que falava com a torcida olho no olho. Sua credibilidade ficou em evidência quando o próprio atleta se dispôs a conversar com a torcida nos momentos críticos do ABC em 2008, nunca fugindo da responsabilidade.

2-Ranieri: Assim como Ben-Hur, não foge da raia e é um sujeito carismático.

3-Aloísio: Na Série B foi apenas o 3o goleiro. No entanto, algo que marcou sua presença nesse rol foi seu espírito de equipe. Ao receber proposta para atuar em outras equipes, sempre deixou claro que esperaria o ABC. Além disso, ao ser indagado sobre a situação por que passava, foi pra lá de elegante e grandioso, ao dizer que era uma honra saber que o ABC tinha 3 grandes goleiros e que ele estava entre eles.

4-Eduardo e Gustavo, da ERK: Se existe vida inteligente dentro do ABC, isso se deve a "dupla dinâmica" da ERK. Camisas retrô, camisas com mensagens instigantes, idéias, idéias e mais idéias. Quem dera se a Diretoria de Marketing do ABC fosse ocupada por pessoas com tamanha disposição em investir na marca do clube como os irmão da ERK.

5-João Antônio: O Sócio-Torcedor em 2008 foi um morto-vivo. E diante desse marasmo, desse estado mórbido, esse jornalista aparece com uma iniciativa que busca justamente reciclar a Campanha, de forma a recuperar a curva crescente do número de sócios do Mais Querido. Os torcedores e Conselheiros devem dar apoio a essa iniciativa e pressionar a Diretoria para abrir as portas para novas idéias. O ABC precisa de mais gente para ser grande. E de lideranças do calibre do João Antônio.

Jogos importantes

Antes de adentrar nesse tópico, digo-lhes que não houve nenhum jogo para entrar na memória do ABCdista. E a final na qual o ABC conquistou o 50o título Estadual foi absolutamente sem graça, desde o empate modorrento à própria comemoração do título.

1-ABC 3x0 Barueri: Foi a melhor partida do ABC na Série B, derrotando um dos times que ascenderam a Série A. Nessa partida ficou claro que se essa base tivesse sido montada com maior antecedência, dava para brigar pelas cabeças.

2-ABC 1x0 Paraná: Jogo de estréia de Arthur Neto, foi de suma importância para manter o equilíbrio do time na competição. Foi uma vitória bonita, na base da garra, com um gol no finalzinho.

3-São Caetano 0x4 ABC: Melhor partida do ABC fora de casa, marcada pelo cartão de visitas do Jean Carioca, que se tornou uma pedra no sapato dos times do interior paulista.

4-CRB 1x3 ABC: Apesar de ter sido um jogo com ares de amistoso, foi importantíssimo para consolidar ao Mais Querido o status de melhor time do RN em campeonatos nacionais na temporada de 2008. E mais, confirmar uma máxima de que, quando ABC e o rival disputam uma mesma competição, o Mais Querido na maioria das vezes leva a melhor.

5-ABC 5x1 Bahia: Noite de gala do trio Jean Carioca-Ivan-Gadelha. O ABC deu uma sonora goleada. Foi o primeiro jogo em que a Diretoria baixara o preço dos ingressos para R$ 15,00.

6-Ponte Preta 1x2 ABC: Essa vitória foi importante porque ela evitou que o ABC fosse alçado a Zona de Rebaixamento, que poderia acarretar em danos difíceis de serem reparados.

Os Eventos

1-Lançamento das camisas Retrô da Eureka/ERK: Mais uma amostra do quão profícua é a parceria ABC-ERK. É uma associação onde até o presente momento ambas as partes saem ganhando.

2-Inauguração do Módulo IV e da estrutura complementar do Módulo III: O Frasqueirão ficou maior e mais organizado.

3-Programa "A Voz da Frasqueira": É importante que o ABC tenha um veículo de interação direta e oficial com seu torcedor. Apesar da presença do ET, a intenção do programa é interessante.

4-Campanha "ABC só torço por você": Trata-se de uma frente com uma missão pra lá de pedagoga: ensinar os norte-rio-grandenses a valorizar os times do Estado, em especial o ABC. Funcionou como um contraponto a obaoba da imprensa paulista, que pregava que o Corinthians sempre jogaria em casa, onde quer que jogasse. A Frasqueira mostrou o contrário, mostrando que aqui no RN quem manda é a torcida do ABC.

Injustiçados

1-A Frasqueira: Foi um ano difícil, principalmente porque a Diretoria tratou de desprezá-la e tratá-la como gado. O inflacionamento desenfreado do preço dos ingressos e dos serviços no Frasqueirão, o apartheid entre os próprios torcedores e a falta de solidariedade forçaram a Frasqueira a ficar nos bares ao invés do Estádio, que teve uma média de público pífia, se comparado com as tradições do ABC. A própria Frasqueira resolveu, em tom de protesto, indagar se o ABC era o Clube do Povo.

2-Waldir Papel: Era um operário no ataque. No Estadual vinha rendendo muito bem até que teve que engolir como parceiro de ataque o Vinícius. Aí ele perdeu o rumo. Além do mais, sofreu um processo de fritura tanto do treinador como da própria Diretoria, que jogou-o contra a torcida. Saiu pela porta dos fundos. Mas sejamos sinceros: Ronaldo Capixaba e Fábio Silva não amarraram as chuteiras de Papel.

3-Fabiano: Foi preciso muita bavura e personalidade para passar o que esse atleta passou. Depois de uma boa Série C e um bom Estadual (sendo eleito pela imprensa como o melhor zagueiro da competição) foi relegado às vezes para atuar no time sub-20 para não perder o ritmo de jogo, enquanto que em seu lugar ele via jogadores que só atuavam com o nome e que tinham empresários fortes. Menos mal que, no final da Série B, após a saída dos trambolhos, firmou-se como titular absoluto e valorizou-se para 2009.

4-Audálio: Foi revelado como volante no Coruripe. Ao contrário de Adelmo, tinha como grande virtude sair para o ataque. Ferdinando Teixeira insistiu em mantê-lo na zaga, onde também deu conta do recado. Até hoje ninguém entendeu nem aceitou a súbita saída do atleta.

5-Éder Richardtz: Jogador que tinha sintonia com a Frasqueira na Série C, até hoje a não-renovação de seu contrato não foi explicada. Principalmente porque para seu lugar passaram figuras como Ronildo, Fábio Costa, Éder Moicano e mesmo o Rodriguinho, todos eles não fizeram um décimo do que o galego de SC fez pelo ABC em 2007. Queiram ou não, fez falta na Série B em alguns jogos complicados, onde se fazia necessária a presença de alguém para por fogo na partida. Na reta final, quando o ABC só contava com Fabiano Gadelha para a posição, sua ausência também foi sentida.

Fatos que envergonharam o ABC

1-Emilson Tavares: Esse sujeito adora aparecer. E quando aparece deixa o ABC e a Frasqueira vermelhos de vergonha. Quem inventou a pesquisa mentirosa para justificar o inflacionamento do preço dos ingressos? Foi o ET. Quem idealizou a prática da censura a imprensa? Foi o ET. Fora isso, vem usando o site oficial do clube para promover seu blog particular, e muitas vezes anunciava as contratações primeiro em seu blog para depois ser divulgado no site oficial. Em outros casos, o site anunciava as contratações, mas quando abria a notícia, mandava que o leitor acessasse seu blog. E o mais bizarro é que ele quer ser confudido com o ABC. Segundo a visão do mesmo, dizer que ele está errado (e está) é atacar o ABC. Na minha visão, a modernização e estruturação da Diretoria passa pela saída do mesmo do Mais Querido, pois ele é a cara de um ABC amador, bagunçado, varzeano e que só disputa no máximo o Matutão.

2-Preços abusivos dos ingressos na Série B: A majoração para R$ 20,00 foi feita na final do Estadual e teve o apoio de uma pesquisa mentirosa organizada por ET (sempre ele). Foi um verdadeiro tapa na cara da Frasqueira. Ridícula também foi a postura do Presidente Judas Tadeu, que endossou a mentira feito por seu capacho, ao ficar durante meses dizendo que o ingresso do ABC era o mais barato do Brasil, mesmo sabendo que o preço médio dos ingressos na Série B era de R$ 15,00 (Os times do NE chegavam a cobrar R$ 10,00). A resposta foi a ausência da Massa no Estádio, públicos ridículos para os padrões do ABC e principalmente as baixas arrecadações. A indústria da desculpa funcionou a todo vapor e a Diretoria arranjou como culpados a concorrência da TV que transmitia para Natal os jogos do Frasqueirão e a proibição da venda de cervejas. Tal desculpa foi por terra nos últimos jogos, quando na base da pressão baixaram os preços e o público voltou a comparecer em peso, mostrando quem era o culpado.

3-Festa de aniversário dos 93 anos do ABC FC, onde a Diretoria cobrou R$ 50,00 para quem quisesse participar da mesma: Eu soube que após a missa, houve até um expulsa-expulsa do pessoal que não tinha R$ 50,00 para se manter dentro do Frasqueirão. Medida ridícula e que virou uma página vermelha na história do clube. Foi o auge do apatheid entre a Frasqueira e um punhado de diretores e conselheiros mimados que pretensiosamente querem ser os donos do ABC FC.

4-Bajuladores e xeleléus travestidos de Conselheiros e Diretores: Alguns são conhecidos como superABCdistas, se acham os donos da verdade e acham que são mais ABCdistas que os demais só porque pagam uma anuidade de R$ 1.200,00 ou estampam suas marcas na camisa do clube ou simplesmente babam o ovo do Presidente. Honestamente, desse tipo de torcedor mesquinho o ABC não precisa. Até porque muitos deles não são torcedores do ABC FC, mas sim do Diretoria FC.

5-Declarações infelizes do Presidente: Judas Tadeu é um homem decente, um administrador correto com as coisas do ABC. O principal defeito de sua gestão é justamento o fato de que ele estar sendo mal assessorado por um ou outro dirigente. Porém esse ano ele foi pródigo em dar declarações infelizes e muitas delas pareceu sugestão dos puxa-sacos que cochicham em seus ouvidos. Uma delas foi aquela de sempre citar "os verdadeiros ABCdistas", como se apenas os caras nominados por ele fossem dignos de serem torcedores do Mais Querido. Ou seja, deu a entender a existência de uma panelinha dentro do ABC. Outra infelicidade foi ele ter levado a público o déficit de quase R$ 1 milhão que foi adquirido na Série B.

6-Censura e briga com a imprensa: Guerra tola e inútil que o ABC travou com a imprensa. Ao invés de responder com elegância ou desmentir de maneira oficial eventuais inverdades que foram publicadas, optaram pela agressão e pela censura. E ainda criaram um clima de terror ao dizer que "eles estão querendo tumultuar o ambiente do ABC". No entanto, o que ficou patente é que procurou-se varrer a sujeira do Mais Querido para debaixo do tapete e muita coisa não foi esclarecida.

7-Site oficial ultrapassado e abandonado: Desde o meio desse ano havia a promessa de reformulação do site do clube, inclusive tornando-o mais impessoal (leia-se tirar o blog do ET de lá). Pois 2009 está aí e o site continua abandonado e ultrapassado, sendo constantemente furado pela imprensa. Esse ano mesmo muitas contratações foram conhecidas primeiramente nos veículos de comunicação só para depois chegar ao site oficial, que era sempre o último a saber. Mas o próprio diretor responsável pelo site faz questão de esculhambá-lo...

Decepções

1-Rodriguinho: Tido como a principal promessa após a saída de Wallyson, começou 2008 muito bem e parecia confirmar a escrita. Porém ele mostrou fraqueza mental ao ir na onda de empresários, que sempre diziam que ele a qualquer momento sairia do ABC para ir para a Europa ou algum grande clube da Série A. E a imprensa dando corda. O jogador perdeu a concentração, só jogava no rebolado e com isso foi acertadamente sacado, tanto pelo Ferdinando, como pelo Arthur Neto - este último foi direto ao ponto e revelou que o mesmo não estava comprometido com o futebol profissional. Hoje nem o ABC o quer para 2009 e está disponível para empréstimo.

2-Warley: Veio com a fama de matador, porém saiu de Natal sem deixar saudades e com a fama de virador...de cachaça.

3-Luizinho Neto: Outra contratação bastante aplaudida pela Frasqueira, mas que não deu resultado.

4-Fábio Costa: Um dos destaques do Coruripe na Série C 2007, deu muita dor de cabeça ao ABC, tanto jogando pelo Hulk, como defendendo as cores do Mais Querido, onde não jogou nada, levou um chá de cadeira e saiu dizendo que ia se aposentar. Porém 1 semana depois estava atuando no Camp. Alagoano.

5-Neto Potiguar: Tinha boas referências do Bahia. Era o sonho de consumo da Diretoria após a saída de Wallyson. Tinha tudo para dar certo, pois o atleta é torcedor do ABC. No entanto, não rendeu o esperado e ele mesmo pediu para sair.

Oportunidades desperdiçadas

1-Fortalecimento e valorização da Campanha Sócio-Torcedor: Em 2008 não houve um incentivo a campanha, tendo como metas expandir o número de associados. Até mesmo as propagandas em out-doors cessaram. Do contrário. Inúmeros torcedores deixaram de ser sócio por conta da falta de motivação e vantagens em relação ao Sócio-comum. O Sócio-torcedor pagou R$ 40,00 mensais para assistir em média 2 jogos por semana no Frasqueirão. O torcedor comum pagava R$ 20,00 por jogo. Ou seja, não havia mais vantagem algum em ser sócio, principalmente no final da temporada, quando era mais econômico a pessoa não ser associado ao ABC. O Acesso a Série B e a conquista do 50o Estadual foram excelentes oportunidades para bombar a campanha, mas a Diretoria do ABC deixou passar batido.

2-Falta de marketing para valorizar o 50o título estadual e a presença do ABC na Série B: O marketing era pra ter entrado com tudo em 2008, afinal o ABC retornava na Série B e tinha um calendário fechado até novembro. Porém a inércia e o marasmo dominaram. A falta de criatividade venceu a esperança de uma relação mais ativa entre o torcedor e o clube. Até o 50o título estadual, uma marca histórica e inédita, foi um acontecimento altamente sem graça. Eu mesmo após aquele melancólico 2x2 contra o Potiguar-M fui para casa e nem comemorei.

3-Subir para a Série A: Apesar da presença do Corinthians, dava pra ter obtido o acesso a Série A. O time do ABC era do mesmo nível dos que terminaram na dianteira da tabela. O problema muitas vezes foram as más escalações e a demora para contratar peças que foram fundamentais na reta final da competição como Fabiano Gadelha e Alexandre Oliveira. Para 2009 as coisas serão mais complicadas, pois além do Vasco, Bahia (que deverá jogar no Pituaçú, que sempre estará lotado), Guarani e Juventude vêm forte e os times que ascenderam da Série C como Atlético-GO e Duque de Caxias têm muita grana. E os demais concorrentestêm o mesmo calibre estrutural do ABC, o que tornará a manutenção na B algo complicadíssimo.

4-Ganhar dinheiro na Copa do Brasil: A tabela do ABC não era um bicho de 7 cabeças. A sequencia era Madureira-Juventude-Corinthians-AL (que surpreendentemente eliminou o Atl-PR). Ou seja, dava para ir bem longe na competição e ganhar uma boa grana para reforçar bem já no início da Série B. Porém, o empate no Frasqueirão, graças aos erros de substituição puseram tudo a perder. E aquela loteria de penalties foi fatal.

Jogando dinheiro na privada

1-Vinícius: Foi a típica contratação mulher de malandro. Ele estava 6 meses parado, vinha de uma péssima passagem no Ceará e principalmente, nunca foi um bom jogador, só teve uma boa fase no Fortaleza em 2002, mais nada. Judas Tadeu pagou pra ver e quem teve raiva foi a Frasqueira, que via seu dinheiro sofrido sendo gasto com um bonde destes.

2-Marcelinho: Esse tem um empresário forte. Como é que um jogador tão limitado tecnicamente sobreviveu a uma temporada inteira no ABC? Era pra ter ido embora na mesma barca do Ronildo e do Fábio Costa. O mais grave é que por conta desta inútil presença, deixou de serem revelados bons valores das categorias de base como Danilo Lopes e Sorato.

3-Ronildo: Poderia ter sido uma contratação útil se viesse como lateral-esquerdo (nessa posição ele entendia do riscado nos tempos de Atl-MG e Botafogo). Porém como meia era uma negação. Foi um erro ter trazido-o desde o seu anúncio.

4-Eder Paulista: O Frasqueirão tá cheio de buracos, por causa das ciscadas deste atleta.

5-Valney: Pra que que o ABC trouxe esse jogador, sabendo que tinha em casa o Fabiano doido pra mostrar serviço? E ainda querem dizer que no ABC jogador de empresário não tem vez.

6-Glauco: Deve está até hoje procurando a cigana que lhe disse que sabia jogar futebol.

7-Marco Antônio: Acho que ainda não entrou em forma

Jogos e momentos para servirem de lição e nunca mais se repetirem

1-Falta de planejamento e organização durante a Série B: O ABC não levou tão a sério a Série B, pois houveram muitos erros de planejamento. O ABC chegou a ter 3 laterais-esquerdos de boa qualidade. Aí deixou Rogerinho ir embora, na confiança de que Alysson e Vainer dariam conta do recado. Ambos não vingaram. O mais bizarro de tudo isso é que chegou um momento em que o ABC só tinha Bosco de lateral de ofício e que o mesmo estava suspenso e não poderia jogar, pois simultaneamente foram dispensado os 2 laterais esquerdos mais o lateral reserva de Bosco (o Serginho). Isso mostra que o ABC está longe de ter uma mentalidade 100% profissional.

2-Não vencer o rival em 2008: Eles terminaram o ano em cima da carne seca, no que tange a rivalidade doméstica. O ABC deixou de vencer por causa da arrogância, principalmente de seus Diretores, que repetiram o mesmo discurso que eles usaram contra nós em 2007. No último jogo no Machadão os atletas do time rival entraram mordidos, principalmente por conta dos incidentes no Frasqueirão. O ABC precisa resgatar a velha e boa humildade, que assim nós voltaremos a vencer nos clássicos.

3-ABC 1 x 4 Fortaleza: Esse jogo serve de lição para o ABC deixar de ser ingênuo. Foi o jogo em que o time foi flagrantemente garfado em pleno Frasqueirão. O ABC deu bobeira em permitir que o jogo fosse apitado por um norte-rio-grandense que dava mostras de torcer pelo rival. E que além disso, está sendo processado por tentativa de suborno e manipulação de resultados. Numa Série B bastante disputada e onde os interesses de bastidores costumam fazer a diferença, é preciso ter uma dose de malandragem e jogo de cintura para lidar com essas situações.

4-ABC 1 x 1 Madureira

5-ABC 2 x 3 ASSU

Enfim, que esses fatos fiquem na memória para que os bons momentos possam se repetir e os erros possam ser corrigidos.

Feliz 2009 para nós da Frasqueira.

Gustavo Lucena

Photobucket

Share:

3 comentários:

Anônimo disse...

CONCORDO ABSOLUTAMENTE COM TUDO OU MELHOR QUASE TUDO...

DISCORDO DE DUAS COISAS:

1 - PAPEL INJUSTIÇADO - PRA MIM PAPEL É UM FRACO, LIMITADO E DEU O QUE TINHA QUE DAR. (JÁ ERA PRA TER PEDIDO PRA SAIR DEPOIS QUE PERDEU O PENALTI DA ELIMINAÇÃO DA COPA DO BRASIL).

2 - FÁBIO COSTA DECEPÇÃO - PELO AMOR DE DEUS QUEM DANADO É FÁBIO COSTA, ESSE CIDADÃO NUNCA FEZ NADA NO FUTEBOL E NESSA CAMPANHA O CORURU NEM NO OCTAGONAL CHEGOU. ENFIM, NÃO ACRESCENTOU NADA E JÁ ERA DE SE ESPERAR.


FORA ESSES DOIS PONTOS, TÁ TUDO P E R F E I T O INCLUSIVE DEVIA IR PARA O "SITE OFICIAL" OU O ABCNATAL.

Anônimo disse...

Outra coisa, deveria ser feita uma campanha da torcida pra essa dupla da Eureka assumir o MARKETING DO ABC. COM CERTEZA DARIA CERTO.

Saulo disse...

FELIZ ANO NOVO E MUITO SUCESSO NA SUA VIDA.

UM GRANDE ABRAÇO DO PAIXÃO BOTAFOGUENSE

SAULOBOTAFOGO.BLOGSPOT.COM