terça-feira, 19 de julho de 2016

Quem cai pelos lados?

Atacante Jones e o meia Erivelton
No ABC, teoricamente, Jones Carioca cai por um lado e Erivelton pelo outro. O primeiro é mais atacante e o outro mais meia, os dois caem pelos lados do campo, mas só um deles deveria.

Nessa Série C Jones já foi referência na área e jogador de lado de campo, Erivelton por sua vez só não foi zagueiro e goleiro. Mas em duas situações específicas Jones Carioca e Erivelton se destacaram no ano até o momento. 

No meu entender, Jones se destaca quando joga mais perto da área, não necessariamente como centroavante. Não é isso. Jones se destaca mesmo quando vai para o combate, quando vai dividir a bola com os defensores rivais, dividindo essa responsabilidade que cai sempre nas costas de Nando ou Mancha. Além disso, ele vem aproveitando bem as chances de marcar, seja de cabeça ou na entrada da área. Quando vai para o lado do campo Jones se atrapalha, com a bola principalmente, sendo pouco efetivo, restando a ele apenas ajudar a marcação como fez na derrota para o ASA no último domingo.

Com Erivelton é outra coisa. Ele tem característica ofensiva, mas se destaca mesmo quando chega ao ataque pelo lado direito do campo. As triangulações com o lateral Filipi Souza, vem apresentando excelentes resultados, sendo Erivelton o principal passador para gols do ABC. Quando Erivelton fica preso apenas na armação centralizada, a queda de rendimento é nítida, tanto por que ele é fraco defensivamente, quando é perde velocidade, sua principal virtude. Somando-se ao fato de Filipi Souza não fazer jogadas de linha de fundo, o Alvinegro perde opção ofensiva pela direita. 

Conclusão, deixa o Jones perto do Nando ou Mancha e o Erivelton caindo pelos lados do campo. O que não pode acontecer é desarmar o que está funcionando, o Geninho tem mais é que arranjar outras soluções dentro do elenco ABCdista. 
Share:

0 comentários: