sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Copa 2014 - meus pitacos sobre os grupos

Grupo A - a seleção da CBF mais uma vez pegou um grupo mangaba. A disputa pela 2a vaga será equilibrada por baixo, já que os 3 concorrentes são fracos e dificilmente teriam chances maiores se houvesse concorrentes mais fortes. Meus pitacos é que passam Brasil (1º) e Croácia (2º).
Brasil - a 1a fase será o sparring para aprimorar o time para o mata-mata.  Se ficar em 2o lugar já será uma enorme decepção, e se for eliminado, melhor nem cogitar o que se fazer. Sem medo de errar é um dos 3 maiores favoritos ao título, apesar de que poderá ter um caminho muito complicado para chegar ao hexa.
Croácia - tem uma ligeira vantagem sobre os demais. Credenciada por ter eliminado a tradicional Sérvia nas Eliminatórias. Creio que vive um melhor momento que os concorrentes.
México - se classificou nas coxas, através da repescagem. Não vive um bom momento futebolístico, apesar da base da equipe ser medalha de ouro nos jogos olímpicos de Londres. Precisou recorrer a veteranos como Sinha para vir ao Brasil. Se agarra muito a tradição recente de sempre passar da 1ª fase desde 1986.
Camarões - a impressão que tenho é que se trata de uma seleção que vive das glórias de 1990. A geração de Eto'o está envelhecida e não deve fazer muita coisa.

Grupo B - Espanha e Holanda não terão vida fácil, apesar do favoritismo. Chile e Austrália tiveram azar. Passam Holanda (1º) e Espanha (2º).
Espanha - a impressão que tenho é que a melhor fase dela já passou. Se o futebol deles for o mesmo apresentado na Copa das Confederações, não irão muito longe. E possivelmente enfrentará a forte e motivada seleção da CBF.
Holanda - na minha ótica é a seleção mais habilitada a liderar o grupo. Se tudo correr normalmente a laranja mecânica tem tudo para fazer bonito mais uma vez.
Chile - tem uma boa seleção, mas precisará se superar para conseguir ao menos a 2a vaga e contar com uma eventual má fase dos craques espanhois e neerlandeses.
Austrália - eles sabem jogar futebol, mas novamente caiu em um grupo forte. Será condenada a ser o fiel da balança.

Grupo C - teoricamente é um grupo fraco, onde qualquer um pode passar. Meus pitacos: Colômbia (1º) e Costa do Marfim (2º)
Colômbia - volta a Copa com uma geração renovada e credenciada por uma bela campanha nas Eliminatórias. Tem um leve favoritismo, mas não deve ir além das Oitavas-de-finais.
Grécia - uma seleção que os fãs do futebol certamente queriam ver pelas costas, pois tem um futebol horroroso de se ver. Torço para que volte pra casa o quanto antes.
Costa do Marfim - sempre cotada como o melhor africano, mas sempre decepcionou. Como pegou um grupo mais fraco que de outras vezes, tem chances de passar de fase. Vamos ver se o veterano Drogba fará a diferença desta vez.
Japão - o time da correria teve a sorte de pegar um grupo mais fraco e tem boas chances de passar de fase, mas fez uma campanha pífia na Copa das Confederações. É um dos que terá minha torcida.

Grupo D - o grupo mais forte. Costa Rica será o sparring para os 3 campeões. Meus pitacos: Itália (1º) e Uruguai (2º).
Uruguai - teve enormes dificuldades nas Eliminatórias e dos campeões do grupo é o mais enfraquecido. Mas terá minha torcida e a de muitos brasileiros espalhados por aí, pois é uma seleção bem carismática e mística, com um futebol de muita garra.
Costa Rica - classificou-se em 2º nas Eliminatórias da CONCACAF, aproveitando-se da péssima fase dos mexicanos. E só.
Inglaterra - cotadíssimo como nunca, amarela como sempre, eis o lema do English Team. Se envolveu em uma polêmica ao se declarar que não gostaria de jogar ao meio-dia em Manaus, o que, ironicamente, irá acontecer. Se esse detalhe influenciar dentro de campo, ficará pelo caminho já na 1ª fase.
Itália - outra seleção que chega renovada, comandada pelo Balotelli. Vem apresentando um bom futebol e nesse grupo da morte, é a mais cotada.

Grupo E - sem medo de errar, digo que é o grupo mais ridículo, o que nos leva a questionar o uso do ranking da FIFA como critério para definir os grupos. M**** por m****, aposto na França (1º) e, por falta de opção, no Equador (2º)
Suíça - mais uma seleção que ninguém, exceto os suíços, queria ver na Copa, pois desde que os ingleses inventaram o futebol, eles só jogam na retranca, um futebol mais feio que qualquer encaixe de marcação promovido por um certo comendador.
Equador - deu sorte em pegar um grupo fraco. Tem tudo para passar da 1ª fase, desde que consiga superar o chatíssimo ferrolho suíço.
França - em terra de cego, como os franceses têm um olho só é rei. Depende muito de Ribery está em boa fase para aspirar vôos maiores.
Honduras - piada essa seleção tá na sua segunda Copa seguida, né?

Grupo F - a Argentina deve ter vida ainda mais fácil que a do Brasil. Meus pitacos: Argentina (1º) e Nigéria (2º).
Argentina - creio que está em uma situação similar a da seleção da CBF. É outra grande favorita ao título. Espera contar com Messi no ápice de sua forma técnica e física, já que este encontra-se em recuperação e deve estar menos desgastado para a Copa.
Bósnia-Herzegovina - fez uma boa Eliminatória, mas terá um páreo duro contra a Nigéria.
Iran - é uma incógnita, não tem grandes aspirações, apesar de suas participações em Copas do Mundo serem dignas para as tradições da seleção.
Nigéria - tenta recuperar o status de principal seleção do continente. Pegou um grupo que lhe permite passar da 1ª fase.

Grupo G - outro grupo bem complicado. Mesmo assim, a Alemanha deve superar a tudo e todos com relativa facilidade, mas a 2ª vaga é uma incógnita. Meus pitacos são Alemanha (1º) e Portugal (2º).
Alemanha - ao lado de Brasil e Argentina, formam a trinca de favoritos máximos ao título. Dispensa apresentações por se tratar, na minha ótica, a seleção mais completa do planeta. É a seleção a ser batida e quer quebrar o jejum de 24 anos sem títulos mundial. Mesmo num grupo difícil, será uma zebra enorme ver os germânicos rodarem na 1ª fase, apesar de não ser algo de todo impossível.
Portugal - Mesmo tendo a 2ª seleção mais forte, terá um páreo duro contra Gana e EUA pela 2ª vaga. Cristiano Ronaldo e cia. precisarão jogar muita bola se quiser passar de fase.
Gana - a seleção mais forte da África terá um páreo complicado, mas tem futebol para bater Portugal.
Estados Unidos - a melhor seleção da CONCACAF teve o azar de cair em um grupo da morte. Mas estão cientes de que não querem ser o fiel da balança e venderão muito caro tal status.

Grupo H - outro grupo pouco atrativo, se falarmos em seleções de peso. Chutômetro geral nos meus pitacos: Bélgica (1º) e Coréia do Sul (2º).
Bélgica - volta a Copa depois de muito tempo fora e credenciada com uma excelente campanha nas Eliminatórias européias. Não conheço a seleção flamenga, mas acho que é bem respeitável.
Argélia - uma seleção tradicional em ser o fiel da balança nas Copas. Classificar para 2014 já é uma vitória.
Rússia - volta a Copa depois de 12 anos. É outra seleção que não tenho o mínimo conhecimento, uma incógnita total.
Coréia do Sul - é uma seleção emergente, que vem apresentando progressos desde 1994. Como caiu em um grupo relativamente fácil, tem credencial para brigar pela primazia do grupo.

Gustavo Lucena  

Acessem:

Share:

3 comentários:

Francisco araujo disse...

olha o Sr que não gosta de edson cham-se seu augusto tenho pena dele deveria ir torcer pelo time das pakitas
mais é verdade o Edson é um monstro em campo veste a camisa
mais não ninguem ver isso

bocora disse...

Ué, mas esse blogue vive pedindo a inclusão de atletas das bases na equipe principal do ABC e uma dessas equipes juniors ontem meteu um cinco muito no América do fim do mundo e zero comentário por parte dos donos do blogue. Parece que é tudo hipocrisia, ou então falam apenas para tumultuar a coisa. Babacas.

diegoivan1982 disse...

É mesmo muito fácil falar ou escrever. Já que você está tão por dentro e tem tempo para isso, por que não colabora com o Blog? Fica a dica.