terça-feira, 5 de março de 2013

POT/M 1x0 ABC - Desdenhando o Gol. Vamos se organizar galera!

O ABC perdeu para o Potiguar de Mossoró por 1x0 com um gol no finalzinho do primeiro tempo. No geral, o time não fez uma boa partida, que foi marcada por erros. Dentre tantos, erros um acabou sendo fatal e custou a nós os 3 pontos, a chance de largar bem no estadual.

Relembrando: O gol do Potiguar saiu em um contra-ataque após 2 escanteios em que num deles o gol Alvinegro não saiu por muito pouco. No lance seguinte ao escanteio, o Potiguar saiu com a bola num contra-ataque fatal e marcou o seu gol da vitória.

Uma coisa que eu venho observando há muito tempo são os vários gols de cabeça que o ABC vem sofrendo desde o ano passado, muitos considerei ridículo pois é inadmissível que, por exemplo, um atacante consiga cabecear entre 2 zagueiros nossos.

No contra-ataque do gol, o Potiguar pegou a nossa defesa toda 'arreganhada', o time não conseguiu acompanhar a velocidade com que o Alvirubro vinha no ataque. Mas nesse gol que levamos, a coisa foi feia. Observem o momento do cruzamento:

Defesa do ABC no momento do cruzamento que originou o gol do Potiguar de Mossoró
  • 1) Jogador que deu a assistência: O nome dele é Vaninho, foi bem sucedido e cruzou na cabeça do seu companheiro. Bileu não conseguiu interceptar.
  • 2) Autor do Gol: Os 2 jogadores do Potiguar que esperavam o cruzamento estavam TOTALMENTE livres de qualquer ameaça da defesa do ABC, pegaram o gol aberto e não deixaram a chance passar.
  • 3) Jogadores do ABC batido no lance: O da esquerda é o lateral-esquerdo Thiaguinho, ele cumpriu o seu papel e tentou pegar o Vaninho, não foi bem-sucedido e o jogador passou livre pra fazer o cruzamento.
  • 4) Jogadores do ABC na Área. Nesse momento, 2 jogadores do Potiguar estariam marcados por Hamilton (esquerda) e Alexandre (direita).
4-2=2 jogadores do Potiguar livres. essa foi a situação que ficou a defesa do ABC na hora do gol, todos foram lentos pra voltar e tinha mais jogadores do potiguar na área do que do ABC. Um erro primário, pois dificilmente eles conseguiriam impedir esse gol com mais jogadores adversários na área, era só cruzar a bola pra alguém que estivesse desmarcado. Foi justamente o que aconteceu, a bola foi lançada para dois jogadores que estavam livres de marcação nas costas dos marcadores Alvinegros, mais precisamente nas de Alexandre, era só ele pra pegar 3 caras do Potiguar.

Mas a coisa que me chamou mais a atenção nessa imagem foi que os 2 zagueiros do ABC não estavam a área na hora do cruzamento, acabaram demorando para voltar. Na imagem ainda aparece o Vinícius (3: o da direita) e ainda tem o Gladstone que só chegou na área após o Gol. É muito importante sim que os zagueiros estejam no ataque em um escanteio, mas o que aconteceu foi irresponsabilidade, pois o 2 estavam lá e não conseguiu voltar para tentar impedir o gol. Pelo menos um era para estar mais recuado, não estavam e assistiram ao gol de camarote.

É bom que Givanildo tratar de dar um 'puxão de orelha' na defesa, pois é de extrema importância que ela seja rápida em se organizar após em contra-ataques. isso é de fundamental importância pois algumas equipes do interior podem querer se aproveitar dessas jogadas e de bolas na área para conseguir os seus gols.

Acessem:

Share:

3 comentários:

Diego Ivan disse...

E tinha alertado esse fato em minha resenha do jogo de maneira rasteira. Gostei do detalhamento do lance, e impressiona como a defesa estava completamente batida. Além disso, impressionou como os dois defensores dentro da área pouco podiam fazer, tamanha a desorganização. Vamos para a próxima, amanhã tem jogo.

Múrcio disse...

Numa jogada como aquela (contra ataque do adversário após bola parada nossa), não tinha como nenhum zagueiro estar na nossa área, pois estavam tentando fazer o gol. O que tínhamos que fazer era "matar a jogada" ainda lá no nosso ataque, como fazem todos os times em todas jogadas deste tipo. É inadmissível um adversário apenas atravessar o campo quase todo correndo com a bola no pé e ninguém pará-lo, pois desta forma vai encontrar a defesa daquele jeitinho que pegou: nossos jogadores mais baixos e alguns até sem caractrísticas defensivas, contra atacantes velozes.

Desse jeito é mais fácil que tomar doce de criança.

Breno Cardoso disse...

Rapaz, eu concordo com você quando você diz que os zagueiros estavam tentando fazer o gol. Só que o futebol não é um esporte feito somente pelo ataque, a defesa tem que estar também na estratégia do time.... Você falou sobre matar a jogada lá atráz, eu concordo em parte com isso, mas se toda as vezes em que nossos atletas matarem a jogada lá atraz nos contra-ataque adversários, poderemos ter uma chuva de cartões amarelos por jogo, concorda?