sexta-feira, 18 de maio de 2012

Quem não tem rabo preso fala o que tem que falar

Definição:

Aliciar - v.t. Outrora, recrutar de surpresa e à força para o serviço militar.
Fam. Buscar adeptos para uma causa ou partido político.
Atrair, seduzir.
Convidar, convocar.

Sinônimos de aliciar

atrair  •  cativar  •  convencer  •  incutir  •  induzir  •  instigar  •  persuadir  •  seduzir.

Reportagem:

Assédio a atleta de rival rende punição anual ao Chelsea (03/09/2009).

Um dos clubes que mais investiram em contratações nas últimas temporadas do futebol mundial perderá esse "rótulo" por pelo menos um ano. Acusado de assediar o jogador francês Gael Kakuta, vinculado então ao Lens, o Chelsea foi punido pela Fifa com o impedimento de adquirir os direitos econômicos e federativos de quaisquer atletas profissionais nesse período.

Nesta quinta-feira, a entidade máxima do futebol confirmou a pena à agremiação inglesa comandada pelo russo Roman Abramovich - a diretoria dos Blues teria encorajado Kakuta a romper o contrato com a equipe da França.

Clique aqui para lera a integra da reportagem.

Do Blog:

O aliciamento de jogadores é um negocio sujo que cresceu, na medida em que algumas “normas” do futebol foram sendo eliminada pelas legislações que regulam o trabalho nos países. Fim do passe, livre transito de trabalhadores por áreas de livre comercio, e agora o caso Oscar que irá regulamentar no Brasil a validade de um contrato de trabalho. 

Em 2009, o Chelsea foi condenado por aliciamento de atleta, como a reportagem acima explica. São Paulo vence no Tribunal do Trabalho e não leva o jogador nem ressarcimento financeiro no caso Oscar. O Grêmio denunciando o CSKA de Moscou por aliciamento do lateral Mario Fernandez.

A verdade é que em todas as esferas do futebol há o aliciamento, desde o matutão até a Champions League. Enquanto o doping financeiro for a norma, o futebol será feito por espertalhões, que na origem do futebol  inibem a real formação de atletas.

E o pior, o pior mesmo, é que todos perdem, senão vejamos;

Clube descobridor perde por ver o investimento ser levado, sem que nenhum legislação o proteja financeiramente. Só restando duas saídas, investir mais dinheiro ou deixar de investir nas bases.

Clube aliciador acaba por inflacionar todo o mercado, já que para competir na formação, os valores sobem exponencialmente. Consequentemente todo o processo de contratações também no profissional fica inflacionado.

O atleta e a família perdem por que criasse uma responsabilidade financeira num momento em que o jogador tem que somente pensar na evolução física e técnica de seu futebol. Resultado, ex-jogadores em atividade aos 25 anos de idade.

Resultado...

Um futebol precoce, irresponsável e de péssima qualidade técnica/tática. Espelho dessa geração. 

Do Blog (2): O que aconteceu essa semana entre ABC e América é mais um típico caso de aliciamento de atletas. Cabe ao ABC estudar a viabilidade financeira de qualquer ação na justiça que possa tomar daqui para frente. O que se sabe é que o futebol de hoje é assim mesmo, o América aliciou um do ABC, ontem o ABC aliciou Alvinho do Potyguar de Currais Novos, amanhã pode ser o contrário. Não deveria ser uma situação normal, mas é assim que o futebol é.

Do Blog (3): Quem pensa que é esperto nessa situação certamente está dando uma de otário, por que geralmente o ultimo que ganha alguma coisa nessa situação é o Clube pretensamente favorecido pela situação. O atleta coitado, sua sangue para ganhar tão pouco quanto. Quem ganha mesmo é o empresario, esse não perde nunca. Quando não revela um Neymar ele dá um jeito de colocar em todos os clubes um novo nEYMAR, que de Neymar só tem o cabelo.   
Share:

1 comentários:

Adeilton disse...

ABC FC rumo a série A, vai meu ABC FC!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111