sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ampliar ou cobrir? Eis a questão

Está caindo mais um tremendo pé d'água lá fora e Natal novamente está alagada.

Olhando o twitter, vejo o @jorgemartiniano, ABCdista dos mais assíduos nas redes sociais, trazer a baila uma importante tema que precisa ser enfrentado: a cobertura total do Frasqueirão.

A preocupação dele faz total sentido, pois se a chuva persistir até a hora do jogo, a tendência será mais uma vez um público muito aquém das expectativas.

Com o jogo passando para a TV, serão poucos os heróis dispostos a encarar uma possível chuva, salvo aqueles que possuírem cadeiras localizadas debaixo da única cobertura do estádio.

Eu indaguei-o se não seria melhor em primeiro lugar ampliar a capacidade dos módulos descobertos para aí sim cobrir o estádio.

Ele colocou um detalhe histórico: nos últimos tempos as médias de público do ABC FC no máximo alcançam a capacidade máxima do Frasqueirão, ou seja 18.000 pessoas. É claro que a Frasqueira tem um potencial bem maior, mas a atual realidade é essa, na maioria dos jogos o ABC tem levado em média 9.000 torcedores, não podemos nos iludir com isso.

Porém o Martiniano lembrou que será levantado o Arena das Dunas, cuja capacidade será de 40.000 pessoas.

O Arena das Dunas poderia ser utilizado apenas nos jogos em que o ABC certamente teria uma certeza de que sua torcida excederia a capacidade do Frasqueirão.

Porém a questão não é fácil de ser vencida, principalmente por contra da justificada resistência dos donos de cadeiras, camarotes e bares.

Mas também tem a questão do número crescente de associados. Hoje são 10.000. Se o ABC continuar tendo bons resultados em campo, o numerário tende a extrapolar a capacidade máxima do Frasqueirão.

Por isso, essa dúvida entre o que fazer primeiro, se ampliar a capacidade ou cobrir todo o Frasqueirão deve ser objeto de ampla maturação e reflexão, para não gerar discórdias nem arrependimentos.

Gustavo Lucena
Share:

3 comentários:

Diego Ivan disse...

Ok, mas discordo de dois detalhes.

Não se jogará no Arena das Dunas, principalmente por que no Frasqueirão o ABC ganha em todos os sentidos. No Arena o ABC ganharia, mas jogaria com a sorte de ter um bom publico.

Quantos mil torcedores o ABC precisaria colocar para pagar o aluguel e ainda por cima sair com o mesmo lucro do Frasqueirão?

Cobrir é tão caro quanto ampliar. Poderia se fazer um projeto de cobertura dos módulos já prevendo ampliação. Isso é factível.

Não vejo o Frasqueirão com mais de 30 mil lugares, esse numero é super positivo. Com 30 mil lugares, o ABC seria obrigado a investir em estacionamentos também, assim como o poder publico em acesso.

Esses são outros vieses a serem analisados.

Né fácil não

Abraço!!!

Alexandre Costa disse...

Estive conversando com o engenheiro responsável pelo Frasqueirão há um tempo atrás, e com o arquiteto Glay Karlis também.
A estrutura que segura as arquibancadas dos módulos 2, 3 e 4 estão preparadas para suportar não só a arquibancada existente mas também um futuro anel superior. O Frasqueirão foi projetado para isso. Provavelmente um anel de altura semelhante aos camarotes.
Portanto uma cobertura agora complicaria essa eventual expansão.
Talvez dê pra colocar agora e retirar depois quando forem subir o estádio.
Mas que montar tudo e desmontar é custoso, isso é.

Diego Ivan disse...

Alexandre, o que tem que se saber é se já tem o projeto fechado. Se já tem, uma cobertura poderia ser instalada previamente, mesmo que se faça a ampliação depois.

Abraço!!!