sábado, 25 de junho de 2011

#ABC 96 anos - meu testemunho se centra em 1 único ano: 2007

O site oficial do @abcfc tem mostrado ao longo da semana depoimentos de torcedores do Mais Querido. Muitos são bem emocionantes, demonstrando sentimentos sinceros e uma cumplicidade ímpar entre o ABC e a Frasqueira.

Gostaria de dar o meu testemunho sobre o momento que considero mais sublime na minha vida de torcedor do ABC.

Para mim, o ano de 2007 foi especial, representou o divisor de águas na vida do ABC.

Paralelamente a isso foi o primeiro ano em que comecei a ganhar dinheiro trabalhando, depois de 3 anos praticamente pagando para trabalhar e sofrendo bastante. Com isso, pude no 2º semestre me associar ao clube e graças a DEUS continuo sócio porque desde 2009 sou servidor público concursado. Não ganho muito, mas pelo menos sempre tenho R$ 30,00 mensais reservados para ajudar e participar da vida do Mais Querido.

Sem desmerecer os feitos da era Rubens Guilherme e dos brilhantes resultados obtidos de 2010 para cá, acho que 2007 foi especial por vários motivos:

1-O ABC começou o ano fora-de-série e com um time muito modesto, com reforços de baixo custo. Todo o investimento se direcionou na finalização do Frasqueirão.

2-Enquanto o ABC terminou 2006 humilhado e inativo, já que fora forçado a fechar as portas do futebol profissional ainda no 1º semestre daquele ano, o rival passava por momentos de pura vislumbração: o time deles fazia uma campanha auspiciosa na Série B que ao final resultou no acesso a Série A. Bravatearam até o tamanho da nossa torcida, quiseram se assenhorar do futebol do RN, mesmo estando a 3 anos sem ganhar nada.

3-Nós torcedores éramos humilhados e gozados quando saíamos nas ruas vestindo o manto do Mais Querido. Na internet, ABCdista que emitisse uma opinião era fruto de piadas.

4-Diante de tantas dificuldades, a diretoria da época apostava tudo na presença da Frasqueira no campo para fazer a diferença. E a Frasqueira fez a sua parte, pois a média de público do Mais Querido naquele Estadual foi de aproximadamente 7 mil torcedores por jogo. Impressionante, mas que mostrava o "estado de guerra" porque passava o Mais Querido, pois a cada jogo era importante para garantir o restante do ano. Vencer era questão de sobrevivência.

5-Com a bola rolando no início daquela temporada, o time do ABC era muito limitado. A meta do então presidente Judas Tadeu era modesta demais para as tradições do nosso clube, mas que condizia muito bem o momento de baixo astral: ficar pelo menos em 3º lugar, com o rival sendo campeão ou vice, e com isso garantir o calendário do 2º semestre, disputando a Série C.

6-E mesmo tal meta parecia ser um penoso trabalho de Hércules e o fundo do poço veio naquele fatídico 5x0 sofrido diante do ASSU em pleno Frasqueirão.

7-No entanto, os 5x0 foi o pontapé inicial para dar um basta aqueles anos de humilhações. E mudanças foram feitas para colocar o ABC nos trilhos da vitória e do sucesso.

8-A final do Estadual de 2007 foi o jogo que mais me emocionou por tudo que aconteceu naquele início de temporada. O rival era favorítissmo ao título, vinha fazendo uma campanha avassaladora, o time era bem qualificado financeiramente e tecnicamente. E a torcida deles continuavam a esbanjar arrogância.

9-A semana que antecedeu os 5x2 foi bastante intensa, pois a diretoria rival queria ganhar o título na marra e no tapetão, tentando forjar uma irregularidade do atacante Ivan após sentir que o time do Mais Querido estava com vontade de ser campeão.

10-Diante de tantos infortúnios, os 5x2 aplicados em 29/04/2007 foi um desabafo não só meu, mas de todos aqueles que fazem o ABC FC. No intervalo do jogo, quando o placar já apontava 4x1, comecei a chorar compulsivamente, era um momento de desabafo, depois de meses de gozação e sofrimento.

11-Na Série C o caminho continuou sendo tortuoso e cada passagem de fase rumo a Série B era feita de forma dramática e cinematográfica, com o ABC FC jogando dentro e fora de campo. O ABC estava em estado de guerra e cada jogo era uma batalha forte em busca do sucesso

12-Para mim, aquele 4º lugar obtido na Série C 2007 foi tão emocionante quanto o próprio título brasileiro. Aliás, acho até que os 2 feitos estão interligados entre si, pois a partir daquele 28/11/2007 o ABC deixou de ser um time paroquial, se tornando uma força regional e ganhando respeito no cenário nacional, graças a estrutura e credibilidade que possui, mas principalmente graças a uma torcida apaixonada que não abandonou o time mesmo nos momentos mais difíceis.

12-Em resumo, o ABC vitorioso e grandioso que hoje conhecemos começou no dia 29/04/2007 e se tornou forte o bastante para suplantar os obstáculos do retrocesso, como foi o caso do rebaixamento de 2009.

Gustavo Lucena
Share:

2 comentários:

calaça disse...

VC E UM VERDADERO TOCEDOR PARABENS JOGEI AI NOS ANOS 70 E ADORO O ABC FC.

Jacson Artson disse...

Boa tarde.
Eu diria que o ABC F.C. de hoje começou um pouco antes até, começou na construção do FRASQUEIRÃO, pois o mesmo potencializou a voz/força da frasqueira.

Att.